Cabo de Vela - Posição

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Cabo de Vela - Posição

Mensagem não lida por waldir »

<<<Esse sintoma é de falta de aquecimento no coletor de admissão. O sintoma fica pior, com veículos movidos a álcool. Abs, Carlos Freire>>>

Carlos, aproveitando a sua resposta... qdo fiz o tutorial de limpeza do TBI eu tentei achar o tal aquecedor do coletor de admissão que consta no item 27 do cepchevi... mas não visualizei... ele fica bem embaixo do coletor? eu não entrei debaixo para tentar vê-lo... so tatei até onde pude curvar a mão e não percebi nenhum cabinho de ligação. Pelo catálogo eletronico de peças ele consta de 91 em diante.
É só curiosidade pq o meu não engasga.

Abraços
waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Cabo de Vela - Posição

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

waldir escreveu: Carlos, aproveitando a sua resposta... qdo fiz o tutorial de limpeza do TBI eu tentei achar o tal aquecedor do coletor de admissão que consta no item 27 do cepchevi... mas não visualizei... ele fica bem embaixo do coletor? eu não entrei debaixo para tentar vê-lo... so tatei até onde pude curvar a mão e não percebi nenhum cabinho de ligação. Pelo catálogo eletronico de peças ele consta de 91 em diante.
É só curiosidade pq o meu não engasga.
Todo Monza a partir do modelo 1987, movido a álcool, tem de fábrica a resitência de pré-aquecimento, localizada na parte de baixo do coletor de admissão, abaixo do TBI ou carburador, conforme o caso.
Verifique entrando de baixo do seu carro, se não sai desse ponto um fio.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Cabo de Vela - Posição

Mensagem não lida por waldir »

Carlos,
obrigado, vou verificar sim na primeira oportunidade que colocar o carro suspenso, e se a curiosidade apertar eu suspendo com o jacarezinho + 10cm, mais um calço/cavalete por segurança e me arrasto debaixo do carro e aaproveito para verificar conectores dos sensores, motor de partida, alternador, do ar cond. parado.
waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Cinegrafista
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 192
Registrado em: 15 Abr 2008, 17:25
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Cabo de Vela - Posição

Mensagem não lida por Cinegrafista »

blz, quase entendi (descupem a minha ignorância) li tudo que encontrei no forum sobre essa tal resistência de pre-aquecimento, mas não cheguei ao X da questão,
o meu Monzão é 91 a alcool original ,carburado, está com esse probleminha de falhar e quase apagar quando está frio, e demora um pouco a aquecer, fica falhando assim uns 2 km +ou- até a temperatura ideal, como o amigo Carlos me falou é falta de aquecimento no coletor, Então, a solução seria só trocar essa tal resistência de pré-aquecimento que poderia estar com defeito e ai volta ao normal???, é simples assim, só uma peça que tenha que substituir por outra????
Desculpem mais uma vez, é que não sabia que essa peça existia até ler aqui e em outros tópicos, então fiquei viajando no assunto :oops:
MONZÃO SL/E 91, 1.8 , Alcool( O Monzão e o dono), Carburado
Vidros, Retrovisores e Portamalas Elétricos, Alarme e Trava.

Imagem
Fotos
viewtopic.php?f=33&t=5538
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Cabo de Vela - Posição

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Cinegrafista escreveu:blz, quase entendi (descupem a minha ignorância) li tudo que encontrei no forum sobre essa tal resistência de pre-aquecimento, mas não cheguei ao X da questão,
o meu Monzão é 91 a alcool original ,carburado, está com esse probleminha de falhar e quase apagar quando está frio, e demora um pouco a aquecer, fica falhando assim uns 2 km +ou- até a temperatura ideal, como o amigo Carlos me falou é falta de aquecimento no coletor, Então, a solução seria só trocar essa tal resistência de pré-aquecimento que poderia estar com defeito e ai volta ao normal???, é simples assim, só uma peça que tenha que substituir por outra????
Desculpem mais uma vez, é que não sabia que essa peça existia até ler aqui e em outros tópicos, então fiquei viajando no assunto :oops:
Você deve verificar:

- Se o carburador está bem regulado
- Se a resitência de pré aquecimento do coletor está funcionando
- Se o sistema Thermac que fica no compartimento do filtro de ar está funcionando
- Se a passagem de água dentro do coletor de admissão não está obstruído ou se o coletor de admissão não está carbonizado
- Se o ponto da correia dentada (sincronismo) e ponto de avanço inicial estão corretos
- Se não há conexões e válvulas de vácuo (2º estágio, desafogador, avanço do distribuidor e AC) solta, furada ou conectada em local errado.

Com relação a pré resitência, ela tem um circuito elétrico com relé, responsável por seu funcionamento.

No seu caso, tudo que foi mencionado deve ser verificado, para avaliação do problema.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
weuller

Re: Cabo de Vela - Posição

Mensagem não lida por weuller »

Olá Carlos, nos monzas mais antigos 86/87 existe essa resistência de aquecimento?
Obrigado!
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Cabo de Vela - Posição

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

weuller escreveu:Olá Carlos, nos monzas mais antigos 86/87 existe essa resistência de aquecimento?
Obrigado!
Olá Weuller.

A partir do modelo 87, em todos os modelos movidos a álcool.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
weuller

Re: Cabo de Vela - Posição

Mensagem não lida por weuller »

Perdão pelo vacilo Carlos queria perguntar ano 85/86, mas o meu já ficou de fora mesmo! Uma pena, por isso que sofro mais com o veículo todo dia de manhã! Ele demora pra aquecer.
Obrigado!
Responder