Iluminação do Painel

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
brunopnp
Mensagens: 5
Registrado em: 09 Set 2008, 11:00
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Iluminação do Painel

Mensagem não lida por brunopnp »

Galera quero mudar a iluminação do meu painel central ( não é do de instrumentos), sei q tenho q comprar os leds com capacitores de 12v, alguem aqui ja fez????? é complicado??? da para usar o mesmo soquete da lampada????
no aguardo
Cinegrafista
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 192
Registrado em: 15 Abr 2008, 17:25
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Iluminação do Painel

Mensagem não lida por Cinegrafista »

Aqui tem tudo que vc precisa, também usei este tópico do Amigo José Leal como exemplo e mudei a iluminação sem problemas, ta bem explicadinho. :smt023

viewtopic.php?f=6&t=2816&p=35634&hilit= ... ral#p35634
MONZÃO SL/E 91, 1.8 , Alcool( O Monzão e o dono), Carburado
Vidros, Retrovisores e Portamalas Elétricos, Alarme e Trava.

Imagem
Fotos
viewtopic.php?f=33&t=5538
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Iluminação do Painel

Mensagem não lida por waldir »

Bruno,

Verifique nos tutoriais tem mais duas opções além desta do José Leal que ficou muito boa pelo visto. Cuide para que haja uma boa isolação das soldagens. Cubra com espagueti termo-retrátil ou com cola quente. Para a luz difusa lixe o Led. Luz direta pode ficar irritante; vai de gosto.

Trocando a iluminação do painel por LED's

http://www.vectraclube.com.br/arqs/TROC ... PARTE1.PDF

http://www.vectraclube.com.br/arqs/TROC ... PARTE2.PDF




Como identificar um resistor correto para os LEDs 15.000 Mcd branco para substituição das lâmpadas pinguinho de 1,2 W.
Já vi em alguns fóruns, a indicação de 470, 680, 750 e 1K ohms.

Mas, há uma formula para isso, a saber: R=VF (-) VL ( / ) I
Resistor = Voltagem da Fonte (menos) Voltagem do Led (dividido) I que é a corrente-amperes do Led

Se o VF for 12 volts
Led 15000 Mcd consome 3,4 volts
Corrente do Led é de 20 miliamperes

temos:
VF 12 (-) VL 3,4 = 8,6 volts que é a voltagem que o resistor tem que ‘matar’ para não queimar o LED que trabalha com 3,4v

Então 8,6 (dividido) por I 0,020 amperes = 430 ohms, o valor do resistor.
Como 430 ohms não é disponível no mercado usa-se o valor imediatamente superior que é o de 470 ohms (cores amarelo, roxo, marrom). Peça resistor de 1 Watt embora pequeno à 1ª vista é o suficiente para dissipar a voltagem em excesso e não aquecer.

Ocorre que o alternador entrega uma voltagem entre 13,8 a 14,2 volts e é com esta variação e não 12V fixos que vai influenciar no Led após a resistência do componente em questão:

VF 14 (-) VL 3,4 = 10,6 (para matar) / (dividido) por I 0,020 = 530 ohms e o mercado oferece 560 ohms (cores verde, azul, marrom). Peça resistor de 1Watt

Os dois resistores de 470 ou 560 ohms são aplicáveis e os Leds brilham intensamente; só que com 470 ohms o Led vai receber a mais 1,4 volts que fatalmente reduzirá a vida útil; e o resistor de 560 ohms vai entregar na mínima (13,8 V) 2,6V ao Led e na máxima (14,2V) 3,0 V


(a perna maior do Led é a positiva onde deverá ser soldado o resistor de 560 ohms)
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
ederson

Re: Iluminação do Painel

Mensagem não lida por ederson »

BOm dia Pessoal

Sou Novo na area, e realizei um sonho de criança, comprei meu monzão.... sóque está um pouco baleado e preciso de algumas dicas para restaurar ele , ele é um 87/88 Azul Metalico SL/E 2.0 , um veneno só.... só que as portas o vidro e a caixa de fusíveis está meio condenados, e não consigo encontrar um manual destes carraas para que procuara peças no mercado.... alguem pode me ajudar??????/

Ederson

[email protected]
viniciusvfb
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 189
Registrado em: 07 Set 2008, 00:51
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Iluminação do Painel

Mensagem não lida por viniciusvfb »

Pessoal
tem como mudar sim, meu Monza ta com o painel todo personalizado. Na parte central do painel está com leds azuis. Comprei em loja de acessórios mesmo, o nome é lampadas de leds neon azuis, mas tem brancas, vermelhas. Tem de vários modelos, mas na hora é so perguntar ao vendedor as que encaixam no soquete origial do Monza. No meu carro eu mudei até a cor do computador de bordo, tb está acendendo azul.
Vou postar aqui depois o nome e a marca da lampada e uma foto para vcs verem como ficou.
Espero ter ajudado.
Abraço a todos.
Vinícius Bezerra - RJ
Ex Monza 92 SL/E 2.0 EFI Completo / Painel de leds / Rebaixado / Aro 17 / DVD / Somzeira / Xenon
Atual Astra Hatch Gls 99 com todos os acessórios que estavam no Monzão e já com Painel de led tb!
Fotos: viewtopic.php?f=33&t=18967
Responder