Motor aquecendo com ar ligado

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Mano Pereira
Mensagens: 1
Registrado em: 02 Jan 2012, 16:46
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Motor aquecendo com ar ligado

Mensagem não lida por Mano Pereira »

Caros amigos, tenho um Monza GLS 96 e toda vez que eu pego trânsito com o ar condicionado ligado o mesmo aquece, ou seja, a temperatura sobe, a luz espia acende, mas o motor não joga água para fora do reservatório. Outro detalhe, o reservatório de água está sempre no nível, não está tendo perda de água.
Já foram trocados, válvula termostática, sensor de temperatura, limpeza do radiador, bomba d'água, resistência da ventoinha e o relê do ar condicionado.
Será que alguém pode me esclarecer essa problema?
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Motor aquecendo com ar ligado

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

A causa pode ser muitas, mas todas envolve pouco fluxo de ar na troca de calor com radiador.

Principais causas:

- Obstrução interna e externa no radiador
- Obstrução externa no condensador
- Aplicação errada do radiador
- Aplicação errada ou defeito na ventoinha do radiador
- Aplicação errada na hélice da ventoinha
- Ventoinha só funciona em uma velocidade (resistência aberta, relê com defeito ou pressostato do A/C com defeito)
- Aterramento entre motor e carroceria deficiente
- Chicote com problemas.

Temos muitos tópicos sobre o assunto, com sintomas, causas e soluções. Use a ferramenta de busca deste fórum para encontrar essas informações, que lhe serão muito útil nessa manutenção.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
leoroy
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 77
Registrado em: 18 Mai 2011, 19:51
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Motor aquecendo com ar ligado

Mensagem não lida por leoroy »

Boa noite pessoas.
Sei que temos vários tópicos falando sobre esse assunto, mas ficar mais de 2 horas procurando em todos os tópicos, revirando tudo, relendo tudo é desgastante, e as vezes não conseguimos tirar nossas dúvidas, por isso acho que existe o fórum, para que seja discutido as dúvidas uns dos outros.

Eu estou com problema semelhante ao do mano Pereira.
Mas vamos as características do meu.

Meu carro não tem mais a válvula termostática, e foi adaptado um cebolão para que a ventoinha arme em 90ºC e desarme em 80ºC (se não me engano), essas modificações já comprei o carro assim. e recentemente coloquei uma ventoinha auxiliar para melhorar a refrigeração do motor.
Em uso, sem ar condicionado a temperatura fica sempre próxima a metade da escala (pouca coisa abaixo).
Quando aciono o ar condicionado ele trabalha na metade da escala, e se começar a parar o trânsito, a temperatura começa a subir, não deixo subir muito, imediatamente desligo o ar condicionado.
Como o calor no Rio está insuportável, não dá para ficar sem o ar condicionado, estou desesperado.
Já troquei a bomba d'água, pois suspeitava de ser algum problema na circulação da água, pois observo pela mangueira de retorno (aquela fininha que sai do radiador e entra no reservatório) que raramente circula agua ali, mesmo após a troca da bomba d'água, isso ocorre.
Fiz um teste (até mesmo para trocar a água do radiador). Peguei uma mangueira da água da rua, conectei nessa entrada do reservatório, deixei a mangueira fina caindo para o chão e abri a agua da rua, a água circulou por todo o motor do carro, e saia normalmente por esta mangueira de retorno (caindo no chão).

Queria a opinião de vocês, sei que a maioria vai falar para eu colocar a válvula termostática, mas no meu ponto de vista é completamente inútil, pois no Rio a temperatura sobe rapidamente, e como é uma pecinha meio complicada fica muito vulnerável de ocorrer um travamento dela fechada e o motor superaquecer, como já aconteceu em 2 carros do meu pai.

Grato pela colaboração.
Diego ortega
Mensagens: 3
Registrado em: 10 Jan 2024, 17:41
Cidade: Monte aprazivel
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Motor aquecendo com ar ligado

Mensagem não lida por Diego ortega »

O meu está com o mesmo problema. Vc conseguiu resolver?
RAMIREZ
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 72
Registrado em: 06 Dez 2009, 16:12
Cidade: Nova Iguaçu
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza SL
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Motor aquecendo com ar ligado

Mensagem não lida por RAMIREZ »

Leoroy, vou te falar sobre a válvula termostática que vc acredita ser "inútil". A VT serve para seu motor atingir rapidamente a temperatura de trabalho ideal, após isso ela libera o fluxo para o radiador, e nesse momento o prato que tem na parte oposta a liberação para o radiador isola o retorno direto à bomba d'água o que obriga toda o fluído a passar pelo radiador. Sem a VT não ocorreu esse isolamento pelo pratinho e a água ainda quente volta para a bomba d'água e circula novamente no motor fazendo-o aquecer. Coloque uma VT de qualidade e tenha certeza que se seu arrefecimento estiver ok seu problema vai acabar.
Responder