CABEÇOTE NO LIMITE

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
ojoaovs
Mensagens: 4
Registrado em: 30 Out 2023, 15:17
Cidade: Tupã
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

CABEÇOTE NO LIMITE

Mensagem não lida por ojoaovs »

Boa tarde Pessoal, tudo bem?
Recentemente criei um tópico referente a água que entrou no óleo do motor do meu Monza.
O carro foi para o mecânico, e ele mandou o cabeçote para a retifica, onde teve o retorno que não é possível fazer a plaina.
O torneiro disse que iria ver a possibilidade de fazer o enchimento do cabeçote, mas recomendou que eu procurasse um outro cabeçote.

O enchimento do cabeçote é viável? Fica bom?
Na compra de outro cabeçote, o que eu devo me atentar para comprar o certo?
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3531
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: CABEÇOTE NO LIMITE

Mensagem não lida por tyo »

ojoaovs escreveu: 16 Nov 2023, 17:28 Boa tarde Pessoal, tudo bem?
Recentemente criei um tópico referente a água que entrou no óleo do motor do meu Monza.
O carro foi para o mecânico, e ele mandou o cabeçote para a retifica, onde teve o retorno que não é possível fazer a plaina.
O torneiro disse que iria ver a possibilidade de fazer o enchimento do cabeçote, mas recomendou que eu procurasse um outro cabeçote.

O enchimento do cabeçote é viável? Fica bom?
Na compra de outro cabeçote, o que eu devo me atentar para comprar o certo?
No caso do Monza não vale a pena fazer o enchimento do cabeçote, porquê ainda acha fácil um bom. O cabeçote do Monza injetado vem com uma letra "E" estampada, basta se atentar a isso na hora da compra.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Avatar do usuário
Ramon Vargas
Mensagens: 4
Registrado em: 21 Nov 2023, 15:27
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Classic
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: CABEÇOTE NO LIMITE

Mensagem não lida por Ramon Vargas »

Olá, amigo. Boa tarde. Como vai?

Primeiramente, para poder responder a sua dúvida, é preciso sabermos dois pontos:

1- Quanto pode gastar no serviço?

2- O serviço é um paliativo ou definitivo (pretende ficar com o carro?)

Precisamos avaliar isso para poder responder sua pergunta

O Monza é um carro que se encontra peças ainda com relativa facilidade e a um baixo custo. Passei por situação parecida à sua em Dezembro do ano passado, com a queima da junta do meu Monza. Não houve superaquecimento (a junta antiga era de má qualidade), mas por garantia do serviço, solicitei a verificação de empeno e plaina. Sendo assim, foi dado um passe no cabeçote. Porém, já fui avisado pela retífica de que essa seria "a última", pois o cabeçote já havia sido plainado no passado (donos anteriores do carro). Tendo isso em mente, já de prontidão, perguntei o orçamento do serviço de solda (enchimento) e plaina na medida STD (Standart), e a retífica me cobrou 2.500 reais de mão de obra já fazendo o cabeçote completo (preenchimento, plaina, troca de sedes, retentores e guias de válvulas). Com isso, o cabeçote ficaria 0km de novo e ainda com a garantia de 1 ano.

Porém, aqui onde moro (RJ) encontramos cabeçotes "meia vida" por 600,00 reais em média. Porém, logicamente, usados

Se puder gastar numa retífica completa de cabeçote, vá em frente. Um cabeçote, se bem feito e mantido, dura a vida toda do motor. Porém, se for um serviço paliativo, procure um meia vida, plaine, monte e seja feliz :wink:
SE 2.0 1990 - Vermelho Rodes - A era dos carburados :cachaca:
ojoaovs
Mensagens: 4
Registrado em: 30 Out 2023, 15:17
Cidade: Tupã
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: CABEÇOTE NO LIMITE

Mensagem não lida por ojoaovs »

Olá Ramon e Tyo, obrigado pelas Dicas!!
O enchimento e plaina do meu cabeçote ficava em R$800,00 (Não foi caro).
Mas dei bobeira, perguntei para o mecânico se era melhor um enchido ou original, e ele falou que original era melhor.
Então comprei um de um Astra 2.0 R$950,00.
Ele já está no mecânico.
Foi constatado também um desgaste do comando de válvulas, que deve ter trocado no ano que vem.
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3531
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: CABEÇOTE NO LIMITE

Mensagem não lida por tyo »

ojoaovs escreveu: 27 Nov 2023, 09:43 Olá Ramon e Tyo, obrigado pelas Dicas!!
O enchimento e plaina do meu cabeçote ficava em R$800,00 (Não foi caro).
Mas dei bobeira, perguntei para o mecânico se era melhor um enchido ou original, e ele falou que original era melhor.
Então comprei um de um Astra 2.0 R$950,00.
Ele já está no mecânico.
Foi constatado também um desgaste do comando de válvulas, que deve ter trocado no ano que vem.
O original é melhor do que enchido sim, sem dúvidas vale muito mais a pena 950 num original do que 800 num enchido.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
ojoaovs
Mensagens: 4
Registrado em: 30 Out 2023, 15:17
Cidade: Tupã
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: CABEÇOTE NO LIMITE

Mensagem não lida por ojoaovs »

Obrigado Tyo.
O carro ficará pronto logo.
O Mecânico disso que em 1 ano vou precisar trocar os comando de válvulas, ele está um pouco gasto.
RossHorton
Mensagens: 2
Registrado em: 04 Jan 2024, 11:15
Cidade: Rio
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Hi-Tech
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: CABEÇOTE NO LIMITE

Mensagem não lida por RossHorton »

Tive o mesmo problema e o resolvi retificando o cabeçote.

Boa sorte!
JayWood
Mensagens: 3
Registrado em: 16 Jan 2024, 16:08
Cidade: 231
Estado: Paraíba-PB
Modelo: Monza Sedan
Motor: Outro
Ano: 1993
Combustível:: GNV
Injeção: MPFi

Re: CABEÇOTE NO LIMITE

Mensagem não lida por JayWood »

O enchimento do cabeçote pode ser uma solução temporária, mas não é a mais confiável a longo prazo. Na compra de outro cabeçote, atente-se à compatibilidade com seu Monza SL/E 1.8 1990, à condição do cabeçote (prefira peças novas ou recondicionadas), à garantia e à reputação do fornecedor.
Responder