Restauração do SL/E 1990
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Restauração do SL/E 1990
Boa tarde meus caros Monzeiros, há algum tempo comprei um SL/E de uma senhora muito simpática, o carro estava parado na rua e começando a apodrecer por baixo, resolvi devolver a vida para esta bela máquina.
Após realizar a transferência, um belo dia, desencaixou a homocinética do câmbio e ao analisar constatamos que isso se devia ao fato da longarina estar podre, isso fez com que ela se movimentasse um pouco para a esquerda.
Planejava iniciar a restauração em janeiro, mas resolvi parar com os ajustes mecânicos e já começar isso agora, vou postar a forma como o carro se encontra e aos poucos vou atualizando as melhorias que serão executadas nele, logo menos vai estar como novo. Já estou com um Brosol 2E7 novo e uma bomba da Brosol novinha. Pedi para fazerem todas as mangueiras e troquei parte do sistema de arrefecimento, o carro possui o conjunto de rodas de liga leve originais e tem a interna bem completa. Agora só me falta um conjunto de pneus 185/70R13
Após realizar a transferência, um belo dia, desencaixou a homocinética do câmbio e ao analisar constatamos que isso se devia ao fato da longarina estar podre, isso fez com que ela se movimentasse um pouco para a esquerda.
Planejava iniciar a restauração em janeiro, mas resolvi parar com os ajustes mecânicos e já começar isso agora, vou postar a forma como o carro se encontra e aos poucos vou atualizando as melhorias que serão executadas nele, logo menos vai estar como novo. Já estou com um Brosol 2E7 novo e uma bomba da Brosol novinha. Pedi para fazerem todas as mangueiras e troquei parte do sistema de arrefecimento, o carro possui o conjunto de rodas de liga leve originais e tem a interna bem completa. Agora só me falta um conjunto de pneus 185/70R13
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Re: Restauração do SL/E 1990
Faltaram algumas imagens.
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Re: Restauração do SL/E 1990
Bastante trabalho... Evita soldar com maçarico, dê preferência para solda Tig ou Mig.
Classic se 2.0 prata automático; MPFI com injeção programável; etanol; freio a disco traseiro e rodas 16, painel digital.
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Re: Restauração do SL/E 1990
Vai ser uma bela de uma aventura, vou fazer com calma e optar pelo melhor, não sou do tipo que faz duas vezes o mesmo serviço. Vou ver direitinho com o funileiro qual tipo de solda ele pretende utilizar, o serviço dele é bom e trabalha com calma, confio que o resultado será do meu agrado.
- Ramon Vargas
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Re: Restauração do SL/E 1990
Boa tarde, Panzaghor. Tudo ótimo?
Eita. Bela empreitada essa, hein!?
Também possuo um Monza "Caixote". Vou acompanhar seu post, pois, além de ser meu modelo favorito, é sempre bom acompanhar os projetos dos colegas.
No que precisar de ajuda, só postar aí que se eu souber e puder ajudar, eu respondo.
Abraço!
Eita. Bela empreitada essa, hein!?
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SE 2.0 1990 - Vermelho Rodes - A era dos carburados
- tyo
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Re: Restauração do SL/E 1990
Rapaz a empreitada está grande, hein? Eu particularmente acho que não vale a pena salvar esse carro, a não ser que tenha um valor sentimental envolvido. De outra forma infelizmente esse Monza morreu, pois para ficar "bom" (100% nunca fica) vai gastar horrores e Monza ainda é um carro facil de achar.
Boa sorte ai amigo.
Boa sorte ai amigo.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
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Re: Restauração do SL/E 1990
Grande empreitada. Boa sorte.
Quanto à sugestão do processo de solda, o colega tem razão. O motivo é que o Monza já foi fabricado com chapas de aço com liga de Nióbio, que confere uma resistência mecânica extra e alguma melhoria quanto à oxidação. Por isso que os carros a partir dos anos 1980 apresentam chapas bem mais finas na lataria que torna o veículo mais leve.
Solda de acetileno produz excesso de calor em uma área extensa e isso destrói as melhores propriedades da liga aço-nióbio. MIG ou TIG são processos caros, mas muito aconselháveis para liga aço-nióbio, principalmente nos lugares com responsabilidade estrutura, como é seu caso. Em outros pontos da carroceria sem função estrutural solda comum e remendos de aço preto são aceitáveis.
Abraços.
Quanto à sugestão do processo de solda, o colega tem razão. O motivo é que o Monza já foi fabricado com chapas de aço com liga de Nióbio, que confere uma resistência mecânica extra e alguma melhoria quanto à oxidação. Por isso que os carros a partir dos anos 1980 apresentam chapas bem mais finas na lataria que torna o veículo mais leve.
Solda de acetileno produz excesso de calor em uma área extensa e isso destrói as melhores propriedades da liga aço-nióbio. MIG ou TIG são processos caros, mas muito aconselháveis para liga aço-nióbio, principalmente nos lugares com responsabilidade estrutura, como é seu caso. Em outros pontos da carroceria sem função estrutural solda comum e remendos de aço preto são aceitáveis.
Abraços.
Monza 2.0 SL/E álcool 4P 1993 Vermelho Maiorca, AC, DH, VE, TE, RE
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Re: Restauração do SL/E 1990
Estou ótimo graças a Deus, e você?Ramon Vargas escreveu: ↑22 Nov 2023, 13:27 Boa tarde, Panzaghor. Tudo ótimo?
Eita. Bela empreitada essa, hein!?
Também possuo um Monza "Caixote". Vou acompanhar seu post, pois, além de ser meu modelo favorito, é sempre bom acompanhar os projetos dos colegas.
No que precisar de ajuda, só postar aí que se eu souber e puder ajudar, eu respondo.
Abraço!
Vai ser uma bela de uma empreitada e eu vou aproveitar cada etapa dela, é muito fácil comprar pronto e as vezes montar demora, felizmente eu disponho de meios para agilizar o processo e logo menos ele já deve estar pronto, pode deixar que eu já tenho muitas duvidas e vou traze-las a tona quando forem pertinentes, muitas delas eu creio que serão sanadas pelo processo em si.
tyo escreveu: ↑22 Nov 2023, 19:48 Rapaz a empreitada está grande, hein? Eu particularmente acho que não vale a pena salvar esse carro, a não ser que tenha um valor sentimental envolvido. De outra forma infelizmente esse Monza morreu, pois para ficar "bom" (100% nunca fica) vai gastar horrores e Monza ainda é um carro facil de achar.
Boa sorte ai amigo.
Para mim é mais uma questão de impedir que algo útil seja sucateado á toa, vejo muito potencial nele e sei que vai gastar um pouco, mesmo assim gostaria de retorna-lo a seu devido esplendor. Existem sim muitos Monza no mercado, mas assim como qualquer outro bem, se forem sucateados em excesso logo menos somem. Para mim o Monza é tão bom quanto qualquer carro que o mercado tenha a oferecer atualmente e por isso o escolhi como primeiro carro. Tenho uma reunião marcada com um ótimo funileiro de clássicos amanhã, quando conveniente eu atualizo os senhores por aqui.
Vou aproveitar a reunião de amanhã para tratar deste assunto, vi alguns trabalhos do mesmo e ele demonstrou proficiência tanto em clássicos quanto em importados, pois havia um 240SX e um Comodoro em sua oficina quando visitei, diga-se de passagem o Comodoro chegou a um ponto de nem ter mais porta-malas de tanta oxidação, já estava em bom estado quando o vi, mas não reparei tanto quanto deveria na solda, se eu optar por enviar o carro mês que vem eu farei questão se visitá-lo semanalmente.Savio Almeida escreveu: ↑23 Nov 2023, 17:34 Grande empreitada. Boa sorte.
Quanto à sugestão do processo de solda, o colega tem razão. O motivo é que o Monza já foi fabricado com chapas de aço com liga de Nióbio, que confere uma resistência mecânica extra e alguma melhoria quanto à oxidação. Por isso que os carros a partir dos anos 1980 apresentam chapas bem mais finas na lataria que torna o veículo mais leve.
Solda de acetileno produz excesso de calor em uma área extensa e isso destrói as melhores propriedades da liga aço-nióbio. MIG ou TIG são processos caros, mas muito aconselháveis para liga aço-nióbio, principalmente nos lugares com responsabilidade estrutura, como é seu caso. Em outros pontos da carroceria sem função estrutural solda comum e remendos de aço preto são aceitáveis.
Abraços.
Um grande abraço para os senhores e um ótimo fim de semana. Depois de tanto sol é bom um pouco de frio para podermos repousar, e, no meu caso, brincar um pouco na garagem sem transpirar excessivamente.