Arrefecimento

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Igor Azevedo
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 74
Registrado em: 18 Jul 2019, 22:44
Cidade: RIO DE JANEIRO
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Arrefecimento

Mensagem não lida por Igor Azevedo »

Galera, qual aditivo devo usar no Monza junto com uma água desmineralizada? 1992, 2.0.
Igor Azevedo,
Monza Classic SE 92, Azul da meia noite
Avatar do usuário
Robson B
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 72
Registrado em: 28 Jun 2016, 20:08
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Arrefecimento

Mensagem não lida por Robson B »

Eu particularmente, recomendo o Paraflu. Já são anos de uso, não só no Monza, mas em outros carros que tive, e os que tem aqui na família. E posso afirmar que, se tem um aditivo de arrefecimento, que realmente "cumpre" a função de proteger, e manter em ordem o sistema, é esse!
Att.
®Robson B. :arrow:
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4212
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Arrefecimento

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

qual aditivo devo usar no Monza junto com uma água desmineralizada? 1992, 2.0.
Igor

Essa pergunta pode ter várias respostas.
Alguns dirão que é o Paraflu verde, outros dirão que é o vermelho, outros citarão outras marcas, e você vai ter que decidir por você.
Mesmo porque as respostas nunca serão baseadas em testes, e sim em impressões pessoais de usuários, tipo "uso há tantos anos e funciona".
Sobre a água desmineralizada citada por você, tenho Monza desde 1998 e sempre usei água da torneira, como manda o manual. Sempre funcionou tudo a contento e o sistema está limpo até hoje:
Screenshot_45.jpg
Claro que se na sua cidade a água da torneira não é confiável, você pode usar a destilada ou desmineralizada.

Abs
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
rafamts
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1537
Registrado em: 04 Abr 2007, 17:41
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Arrefecimento

Mensagem não lida por rafamts »

Eu tenho usado o Paraflu vermelho. Não sei se é falsa impressão minha, mas me pareceu mais forte que o Paraflu verde, ou seja, se o sistema não estiver em dia, pode provocar alguns vazamentos.
Igor Azevedo
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 74
Registrado em: 18 Jul 2019, 22:44
Cidade: RIO DE JANEIRO
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Arrefecimento

Mensagem não lida por Igor Azevedo »

Luiz Carlos (Rio) escreveu: 18 Jun 2021, 12:12
qual aditivo devo usar no Monza junto com uma água desmineralizada? 1992, 2.0.
Igor

Essa pergunta pode ter várias respostas.
Alguns dirão que é o Paraflu verde, outros dirão que é o vermelho, outros citarão outras marcas, e você vai ter que decidir por você.
Mesmo porque as respostas nunca serão baseadas em testes, e sim em impressões pessoais de usuários, tipo "uso há tantos anos e funciona".
Sobre a água desmineralizada citada por você, tenho Monza desde 1998 e sempre usei água da torneira, como manda o manual. Sempre funcionou tudo a contento e o sistema está limpo até hoje:
Screenshot_45.jpg

Claro que se na sua cidade a água da torneira não é confiável, você pode usar a destilada ou desmineralizada.

Abs
Água da bica e não oxidou? Parabéns ao senhor, primeira pessoa que me diz isso, kkkk. Alguns dizem que água de fonte é boa também por não conter cloro. Eu tenho água deionizada, comprei 2 galão de 5l. Mas irei colocar um Paraflu ou até mesmo Magnet Marelli também muito com com uma desmineralizada, pq acho que meu radiador está indo para o saco... Alguma aleta deve ter furado, recentemente fui fazendo elétrica dele, quando eu estava fazendo a buzina percebi que tem uma parte mais escura no radiador, parecendo com um vazamento, passa a mão e está seco, mas acredito que esteja marcado por causa do aditivo. Meu carro já vazou pela mangueira da termostática e ficou o aditivo no chão, demorou algumas semanas para a marca do rosa sair, mesmo seco.
Igor Azevedo,
Monza Classic SE 92, Azul da meia noite
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4212
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Arrefecimento

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Igor

Sempre usei água da bica (torneira) nos meus carros, sem problemas. Aliás, é o que manda o manual do proprietário.
E a mistura água+aditivo permanece verdinha mesmo após passados alguns anos. Não troco todo ano o aditivo. Nisso eu não sigo o manual. :lol: Sou preguiçoso.

Você falou em aleta furada. As aletas não contém líquido. Podem furar que não ocorre vazamento. Já os caninhos por onde o fluido caminha aí sim, se furarem ou a solda estourar, vão vazar.

Tenho outros dois carros: um Fiat Uno Way, que usa o aditivo vermelho (esse eu mando sempre trocar em oficina, não sei que água colocam) e um Fiat Mille EX. Nesse último uso o mesmo aditivo (Paraflu verde - que agora tem outro nome que não me lembro no momento) e a mesma água. Mas com poucos dias aquele verdinho dá lugar a uma cor escura. Tem a ver com o motor. Já fiz limpeza das galerias do motor, mas continua escurecendo a mistura. O mesmo ocorre com o óleo do motor. Pouco depois de trocar ele já fica escuro. No Monza o óleo continua na cor original mesmo depois de um ano da troca. São mistérios da mecânica automotiva. :D

Nota: sobre o cloro na água da torneira, ele não permanece por muito tempo na água. No motor então ele evapora rapidinho. Some logo. :)

Abs
Editado pela última vez por Luiz Carlos (Rio) em 30 Set 2021, 09:40, em um total de 3 vezes.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3526
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Arrefecimento

Mensagem não lida por tyo »

Igor Azevedo escreveu: 30 Set 2021, 08:06
Luiz Carlos (Rio) escreveu: 18 Jun 2021, 12:12
qual aditivo devo usar no Monza junto com uma água desmineralizada? 1992, 2.0.
Igor

Essa pergunta pode ter várias respostas.
Alguns dirão que é o Paraflu verde, outros dirão que é o vermelho, outros citarão outras marcas, e você vai ter que decidir por você.
Mesmo porque as respostas nunca serão baseadas em testes, e sim em impressões pessoais de usuários, tipo "uso há tantos anos e funciona".
Sobre a água desmineralizada citada por você, tenho Monza desde 1998 e sempre usei água da torneira, como manda o manual. Sempre funcionou tudo a contento e o sistema está limpo até hoje:
Screenshot_45.jpg

Claro que se na sua cidade a água da torneira não é confiável, você pode usar a destilada ou desmineralizada.

Abs
Água da bica e não oxidou? Parabéns ao senhor, primeira pessoa que me diz isso, kkkk. Alguns dizem que água de fonte é boa também por não conter cloro. Eu tenho água deionizada, comprei 2 galão de 5l. Mas irei colocar um Paraflu ou até mesmo Magnet Marelli também muito com com uma desmineralizada, pq acho que meu radiador está indo para o saco... Alguma aleta deve ter furado, recentemente fui fazendo elétrica dele, quando eu estava fazendo a buzina percebi que tem uma parte mais escura no radiador, parecendo com um vazamento, passa a mão e está seco, mas acredito que esteja marcado por causa do aditivo. Meu carro já vazou pela mangueira da termostática e ficou o aditivo no chão, demorou algumas semanas para a marca do rosa sair, mesmo seco.
Então vai ter mais uma pessoa a dizer isso, kkk! Eu faço como o Luiz uso o aditivo com água da torneira e nunca tive problemas com isso, kk! No meu caso eu uso o Petronas Coolant e troco a cada 2 anos.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Avatar do usuário
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Mensagens: 9166
Registrado em: 10 Dez 2009, 17:55
Cidade: Cajamar
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Arrefecimento

Mensagem não lida por luiz sle »

Bom dia!

Utilizo Delphi RL10008, coloração rosa, orgânico e concentrado, ou seja, que necessita diluição, conforme manda o fabricante. Utilizo na diluição, 50% água desmineralizada, pois é barato e encontro com facilidade na minha região.

Conforme imagem, durabilidade de 5 anos ou 240.000 quilômetros.
Imagem

O ideal é testar o fluído com termodensímetro, para evitar trocas e gastos desnecessários:


Abraço.
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Responder