Óleo 10W30
-
- Membro GL (Nível 2)
- Mensagens: 74
- Registrado em: 18 Jul 2019, 22:44
- Cidade: RIO DE JANEIRO
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza Classic SE
- Motor: 2.0
- Ano: 1992
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Óleo 10W30
No manual e no porta-luvas, têm o óleo indicado para o motor do Monza. Vai desde 10W30 a 20W50. Alguém se ousou a usar o 10W30 ou pelo menos o 15W40? Meu está usando 25W50, porquê meu pai insistiu muito em colocar esse óleo e, como todos sabem, óleo muito viscoso não é bom para o motor, pois necessita de mais força para rodar a bomba e todos os metais do carro. Abçs.
Igor Azevedo,
Monza Classic SE 92, Azul da meia noite
Monza Classic SE 92, Azul da meia noite
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 4216
- Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
- Cidade: Rio de Janeiro
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Óleo 10W30
IgorNo manual e no porta-luvas, têm o óleo indicado para o motor do Monza. Vai desde 10W30 a 20W50.
No manual do proprietário do Monza 92 não consta esse óleo 10W30 citado por você.
Também não consta o 25W50 que seu pai usa no motor. Nos manuais de Monzas mais antigos, antes de 1992, constava o 10W30. Não sei o motivo de ter sido abolido nos Monzas mais novos, mas pode ser que não tenha sido aprovado no uso: Eu usava até pouco tempo o Shell Helix HX5 15W50, mas essa especificação não existe mais, então passei para o 15W40. Ambos constam no manual do Monza como aplicáveis.
Esse primeiro número (15, 20), indica a viscosidade do óleo no momento da partida. Um óleo menos viscoso, como o 15, facilita a partida do motor, já que segura menos as partes móveis, e ainda penetra mais rapidamente nos tuchos hidráulicos, evitando aquela batida de válvulas característica de tuchos descarregados.
Além disso, o Shell HX5 contém mais detergente que os demais óleos (segundo o fabricante), o que mantém os canais de óleo mais limpos e produz menos borra.
Só se justifica usar um óleo 25W em motores já muito desgastados, onde as folgas já não são as ideais.
O ideal é escolher o óleo entre os indicados no manual, considerando-se o clima do lugar onde o carro vai rodar.
Abs
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ