Boia de combustível

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3526
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: boia de combustivel

Mensagem não lida por tyo »

carlos lautert escreveu: 06 Jun 2020, 11:45 Pessoal aproveitando o tópico, alguém já tentou fazer um acesso a boia do tanque do Monza, tenho um SL/E 89 e é um inferno tirar o tanque para mexer na boia.
Então, eu também gostaria de saber, viu? Porquê não entendo o motivo dos engenheiros não terem feito um acesso.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Fábio Magnago
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 10
Registrado em: 26 Set 2019, 16:09
Cidade: Castelo
Estado: Espírito Santo-ES
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Boia de combustível

Mensagem não lida por Fábio Magnago »

Galera... Estou precisando de uma ajuda referente ao tanque... meu Monza é o Classic SE 92 4 portas... ele não está aceitando andar com tanque abaixo do meio... Já troquei a boia e o pescador e continua na msm, um mecânico me orientou a substituir o tanque. O meu medo é que ao adiquirir um novo tanque, que por sinal não é barato por ser o do Classic SE, ele continue com o msm problema. Alguém já substituiu por outro tipo de tanque e tanha dado certo?
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Boia de combustível

Mensagem não lida por dutra s a »

Fábio, normalmente os tanques dos tubarões EFI 92 > apresentam esse problema devido ao não enchimento do cash tank interno dele e, os motivos não são muitos:

Retorno interno desacoplado do cash tank, seja por pancadas ou vibrações, pré filtro do cash tank sujo, não deixando o combustível externo entrar no cash tank, quando esta um pouco abaixo de sua altura, normalmente 1/4: 14,25l.
Como esses tanques não possui acesso para esse cash tank, para manutenções, muitos tentam fazer retrolavagem para tentar soltar a sujeira do pre filtro do cash, mas ainda assim se o retorno do cash tank estiver desacoplado, o combustivel que volta não entra totalmente dentro do cash tank e se espalha para fora dele, e nisso, a solução é trocar o tanque.
Também existem carros que nunca deram esse problema e não são poucos.

Aqui no fórum tem tudo a respeito com imagens, vídeos e soluções, assim como na internet, tudo a respeito do tanque de combustível do Monza. Dá uma procurada nesse direcionamento que irá entender o porquê.

Obs: Atualmente o meu esta dessa forma e, estou me programando e estudando o novo tanque para ele, mesmo sendo paralelo, onde pelo menos até agora não soube de ninguém que reclamou durante seu uso.

https://www.youtube.com/watch?v=TGNxiPtdeiI

https://www.youtube.com/watch?v=UYbTvzPHv7k

https://www.youtube.com/watch?v=klhvSeCrDWY

http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 1&start=16

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Fábio Magnago
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 10
Registrado em: 26 Set 2019, 16:09
Cidade: Castelo
Estado: Espírito Santo-ES
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Boia de combustível

Mensagem não lida por Fábio Magnago »

Dutra agradeço pelo esclarecimento... Estou arrumando esse carro que era do meu pai. Ele sempre dizia que esse carro era beberão e não aceitava meio tanque. Agora sei o porquê.. 🤝🤜🤛
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Boia de combustível

Mensagem não lida por dutra s a »

Fábio, o Monza pegou essa fama justamente por esse problema, mas te afirmo que com meio tanque não é para falhar de jeito nenhum, se falhar pode ser por outra razão, não por conta do cash tank, pois meio tanque passa e muito da altura do cash tank e, portanto, ele é enchido por cima.

Segundo as medições que fiz e sintomas que apareceram, a altura do cash tank corresponde a 1/4 ou pouco mais e em litros fica por volta de 14,25L a 15,50l, pois quando o meu esta exatamente em 1/4, a bomba já não está puxando direito, ou seja, é provável que 1/4 fique bem abaixo da altura do cash tank e 1/4 pelas contas, 57L ( segundo manual) 1/4 = 14,25 L. O que eu não sei exatamente é o quanto é a reserva que corresponde ao mostrador no painel, mas falam que é 7L e isso vou saber quando trocar meu tanque. porque dai vou matar essa dúvida.

Sobre a questão de beberrão é algo muito relativo, motorista, qualidade de combustível, ajuste e manutenção em dia ou não do carro e por ai vai. Conheço pessoas com Monza EFI gasolina que só anda com ar condicionado, tanto na cidade como na estrada, e nisso da até raiva quando se lembra a média de consumo que é exageradamente econômico, estando sempre com o ajuste de fábrica e manutenção em dia, rsrsr!

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Responder