Visor Display Digital para Velocímetro Monza EFI

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Avatar do usuário
mspagiari
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 729
Registrado em: 03 Abr 2015, 00:22
Cidade: Itanhaem
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Visor Display Digital para Velocímetro Monza EFI

Mensagem não lida por mspagiari »

Tive 2 Monza e nunca quebrou o cabo do velocímetro.

O q ocorreu certa vez q parou de funcionar é q o cabo não estava bem encaixado no painel.

Algo estranho aí.
monza club 1994 azul
ex-monza 1989 sle preto
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Visor Display Digital para Velocímetro Monza EFI

Mensagem não lida por dutra s a »

Obrigado Thiago, rsrs!

É provável que o cabo que você comprou seja o cabo errado, pode ter sido por isso que quebra, pois mesmo o cabo certo ele tem pontos que ficam roçando no conduíte, e nisso, se desgasta ate uma possível quebra, embora na posição correta leva anos para quebrar.

Ao comprar o cabo você deve informar que seu carro possui computador de bordo ou sensor de velocidade, isso se o vendedor estiver mal informado, mesmo você falando do ano e modelo do seu carro.

O cabo para EFI é o menor, os cabos para os modelos sem CB e sem VSS são maiores, se eu tiver errado o mestre Freire corrige.

Aconselho fazer a troca e com o cabo certo, mesmo porquê, não deve levar tanto tempo, provavelmente você pode estar instalando na posição certa, mas com o cabo errado, e nisso, está forçando ele. Por isso estava esperando você passar mais dados do motivo, porque eu também fiz isso 1 vez, botei cabo maior e quebrou, rsrsr!

Lubrificar é para ajudar mais na durabilidade, ainda mais no ponto da curva próximo do sensor VSS, que pega muita caloria e, sobre o tamanho sendo para EFI com ou sem computador de bordo possuem o mesmo tamanho, o que difere é quando não possui CB e nem VSS como falei acima e, só não sei se os modelos que possuem apenas o velocímetro tem cabo especifico, pois o engate é mais no centro do painel, mas acredito que não.

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17756
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Visor Display Digital para Velocímetro Monza EFI

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

dutra s a escreveu: 13 Set 2020, 02:50
O cabo para EFI é o menor, os cabos para os modelos sem CB e sem VSS são maiores, se eu tiver errado o mestre Freire corrige.
Sim, o cabo para modelos com VSS (carburado com CB e EFI) tem o cabo com comprimento menor, descontando o tamanho do VSS. Mas isso não tem nada a ver com quebrar o cabo ou esse ter baixa durabilidade.
Meu ex Monza SL/E 91 estava com um cabo gigante, que passeava lá perto da bateria e nunca quebrou. Até pensei em colocar um cabo daquele no meu GLS 96, para facilitar a manutenção no painel, o que evitaria soltar o cabo no câmbio para movimentar o painel. Só não sei qual a aplicação real daquele cabo, para poder comprar.

Ainda acredito que o cabo está quebrando por fazer curva muito acentuada ao chegar no painel. Além disso, recomendo o uso do cabo da Fania.

Vejam abaixo por onde deve sair o cabo, para painel com conta giros:
Cabo Velocímetro A.jpeg
Cabo Velocímetro B.jpeg
Todos Monza com painel com conta giros que fiz manutenção com quebra de cabo com frequência, ou mesmo ponteiro oscilando, o cabo estava saindo a direita do conector branco da imagem. Quando se coloca o painel na posição esse cabo vai fazer uma curva grande e isso provoca a quebra em pouco tempo de uso.

Quanto a dúvida do painel sem conta giros, o cabo é o mesmo, mas deve sair mais centralizado para chegar no painel.

Abs,

Carlos Freire
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
thiagocps
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 70
Registrado em: 25 Out 2014, 23:40
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Visor Display Digital para Velocímetro Monza EFI

Mensagem não lida por thiagocps »

Carlos A. Freire escreveu: 13 Set 2020, 07:26
dutra s a escreveu: 13 Set 2020, 02:50
O cabo para EFI é o menor, os cabos para os modelos sem CB e sem VSS são maiores, se eu tiver errado o mestre Freire corrige.
Sim, o cabo para modelos com VSS (carburado com CB e EFI) tem o cabo com comprimento menor, descontando o tamanho do VSS. Mas isso não tem nada a ver com quebrar o cabo ou esse ter baixa durabilidade.
Meu ex Monza SL/E 91 estava com um cabo gigante, que passeava lá perto da bateria e nunca quebrou. Até pensei em colocar um cabo daquele no meu GLS 96, para facilitar a manutenção no painel, o que evitaria soltar o cabo no câmbio para movimentar o painel. Só não sei qual a aplicação real daquele cabo, para poder comprar.

Ainda acredito que o cabo está quebrando por fazer curva muito acentuada ao chegar no painel. Além disso, recomendo o uso do cabo da Fania.

Vejam abaixo por onde deve sair o cabo, para painel com conta giros:

Cabo Velocímetro A.jpeg

Cabo Velocímetro B.jpeg

Todos Monza com painel com conta giros que fiz manutenção com quebra de cabo com frequência, ou mesmo ponteiro oscilando, o cabo estava saindo a direita do conector branco da imagem. Quando se coloca o painel na posição esse cabo vai fazer uma curva grande e isso provoca a quebra em pouco tempo de uso.

Quanto a dúvida do painel sem conta giros, o cabo é o mesmo, mas deve sair mais centralizado para chegar no painel.

Abs,

Carlos Freire
Boa tarde Carlos.

Muito Obrigado pelas fotos! Nunca montei certo... sempre errei! Agora vejo que está totalmente errado como montei no painel, está ai o meu erro! Obrigado! Vou montar dessa forma!
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Visor Display Digital para Velocímetro Monza EFI

Mensagem não lida por dutra s a »

Quando eu comprei 1 vez o cabo sem saber de muita informação, me perguntaram se tinha CB e eu disse que não (faz anos), daí botei o cabo maior com a mesma saída para o painel, porém o caminho até a parede corta fogo tinha sido diferente em razão do tamanho dele e lá no sensor VSS, ficava uma baita curva acentuada.

Com meses de uso fora o trabalho para por em razão do tamanho, ele quebrou e todos os que quebrou comigo foi sempre na curva para o sensor, mesmo na posição certa.
Posso acreditar que não tenha nada a ver a quebra, mas não acredito totalmente, pois por ser maior e tentar igualar o mesmo caminho do cabo menor pode ter forçado algum ponto mesmo, porque quando passei a usar o cabo correto as quebras diminuiram mesmo na posição certa e só parou de vez quando passei a lubrificar, lembrando que não se pode comparar peça original que já veio no carro com paralelo mesmo de primeira linha.

Há quem diga que se o câmbio tiver muita oscilação e movimentação poder também ajudar a quebrar (só ouvi dizer), não estou afirmando e não sei se procede.

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17756
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Visor Display Digital para Velocímetro Monza EFI

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Dutra, vai por mim, não é esse tamanho pequeno a mais que estava quebrando. A pergunta do vendedor é que se colocar o cabo curto no que não tem VSS, pode não chegar ou ficar muito esticado.
Não há necessidade de lubrificar cabo novo. Eu nunca fiz isso e olha que troquei muitos cabos nessa vida e já apliquei o maior no VSS e não deu nenhuma diferença. A diferença além do tamanho é o encaixe longo para facilitar a montagem e desmontagem direto no câmbio.

Havia algo de errado com os cabos ou procedimentos.

Todos cabos que troquei em meus Monza, de amigos e da família apliquei sempre da marca Fania e não deram problemas. Outras marcas não posso opinar.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder