Marcha lenta oscilando quando páro o carro

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
MatheusEvandro
Mensagens: 1
Registrado em: 13 Abr 2019, 15:41
Cidade: Jacareí
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Marcha lenta oscilando quando páro o carro

Mensagem não lida por MatheusEvandro »

Olá, venho deixar meu relato. Meu Monza GL 96 estava oscilando marcha lenta, mas apenas com o motor quente a nível de acionar a ventoinha, pelas informações fui direto no sensor de velocidade e ele estava meio quebrado mesmo, após a troca não teve melhora e sofri com o problema 1 ano e meio, então mandei a minha preguiça embora peguei o multímetro e fui tentar arrumar novamente. Verifiquei q havia um fio solto na parte do alternador, aí desconectei o cabo do sensor de velocidade e espetei uma ponta do multímetro no conector do aterramento fio marrom, e a outra ponta neste fio solto q estava próximo ao alternador, fiz o teste de continuidade e o multímetro apitou. O sensor de velocidade estava funcionando sem aterramento, fiz o aterramento e acabou o problema.


Agradeço, pois com as informações desde fórum arrumei o problema em casa, sem gastar nada, agradeço a todos.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Marcha lenta oscilando quando páro o carro

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Que bom que seu Monza ficou bom.

O mau funcionamento do sensor de velocidade (VSS) não costuma causar oscilações na marcha lenta em todas as situações. Normalmente causa problemas na lenta, podendo até cortar o motor, somente ao se reduzir a velocidade do carro com o acelerador no mínimo. Nesses casos de pane, sente-se também alteração no desempenho do freio motor, pois o VSS corta ou diminui o combustível quando o acelerador está no mínimo e a rotação do motor está acima de 1500, 1600 rotações. Se não houver o corte, o combustível continua liberado e o efeito freio motor é menor. Claro que para sentir isso é necessário dirigir com o VSS bom e com ele ruim, para poder comparar.

No seu perfil diz que seu Monza tem GNV. Até onde eu saiba, o motor, quando alimentado por GNV, não tem mais nenhuma relação com o VSS.
Esse problema de marcha lenta se apresentava quando você estava usando o GNV?

Abs
Editado pela última vez por Luiz Carlos (Rio) em 15 Jun 2020, 09:48, em um total de 1 vez.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Marcha lenta oscilando quando páro o carro

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Contribuindo com informações, no caso do Monza EFI, o corte de injeção de combustível (Cut Off) ocorre com o acelerador na posição de descanso e em velocidades de 60km/h em diante e em rotações acima da marcha lenta. Abaixo dessa velocidade o tempo de injeção fica bem abaixo da marcha lenta, mas não há o corte ou tempo de injeção 0.

Eu mesmo pude comprovar em testes no meu Monza GLS 96 gasolina e em outros Monza EFI que fiz avaliações com Scanner portátil, com veículo na rua. Em velocidades abaixo de 60km/h cheguei a deixar a rotação subir acima de 3.000rpm, algumas vezes bem próxima de 4.000rpm e não aconteceu o Cut Off.
Testes em meu Monza GLS 96 gasolina, Monza GLS 94 gasolina e outro álcool, Monza SL/E 92 gasolina e Monza Club 94 álcool.


Nos veículos mais novos com sistemas de injeção eletrônica moderna, o Cut Off ocorre em qualquer velocidade.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Marcha lenta oscilando quando páro o carro

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Bem lembrado, Carlos Freire!

Se a injeção EFI só precisassse de informação da posição da borboleta e da rotação do motor para aumentar o efeito de freio motor, cortando (ou diminuindo o combustível, como você afirmou), não haveria necessidade do VSS. :lol:

Esse dado de 60 Km/h para o cut off (corte total de combustível) eu desconhecia.

Então, descendo a serra das Araras a 40 Km/h (velocidade máxima permitida), o VSS apenas diminui a quantidade de combustível para menos do que a marcha lenta necessitaria...

Abs

Nota: editei minha msg para acrescentar "diminuição da quantidade de combustível", pois quem lesse o que eu escrevi acharia que o VSS só corta combustível e não diminui em baixa velocidade.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Marcha lenta oscilando quando páro o carro

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Na verdade o VSS informa a UCE se está em movimento, parado e qual velocidade está, para estratégia de funcionamento. Claro que essa estratégia também depende de informações dos demais sensores.
Nesses mesmos teste que fiz, pude observar que no teste de VSS, a velocidade indicada pelo scanner era a mesma do que apresentava no velocímetro do veículo.

Uma curiosidade, em velocidades que o Cut Off é acionado, não percebi nenhuma atitude diferente no veículo. O mesmo com veículos mais novos que o Cut Off é acionado a velocidades menores. Nunca percebi nada de diferente. Nem mesmo no caso do Monza, baixando gradativamente a velocidade de acima de 60km/h para abaixo dela.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
jshawk
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 605
Registrado em: 06 Abr 2011, 20:03
Cidade: Norte
Estado: Espírito Santo-ES
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Marcha lenta oscilando quando páro o carro

Mensagem não lida por jshawk »

Então, meu problema seria semelhante ao dos demais, sensor de velocidade?
Meu Monza está assim a anos já, tem dia que fica quase o dia todo normal, mas tem dia que está atacado, paro no sinal e fica nessa oscilação.

Monza 1995 - GLS / 2.0 EFI / 8V / Verde Durer
Vectra 1994 - GLS / 2.0 MPFI / 8V / Vermelho Schumann
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Marcha lenta oscilando quando páro o carro

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

jshawk

Pelo vídeo que você postou, não me parece ser pane de VSS.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Marcha lenta oscilando quando páro o carro

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

jshawk escreveu: 27 Jul 2020, 15:31 Então, meu problema seria semelhante ao dos demais, sensor de velocidade?
Meu Monza está assim a anos já, tem dia que fica quase o dia todo normal, mas tem dia que está atacado, paro no sinal e fica nessa oscilação.

Só vai saber do defeito depois que fizer os devidos testes no sistema de injeção eletrônica. Pode ser sujeira no atuador de marcha lenta, defeito em sensores, mangueiras em posições erradas, entrada falsa de ar... Tem que avaliar.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder