Monza EFI Não Injeta e Sem Centelha (Resolvido)
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Monza EFI Não Injeta e Sem Centelha (Resolvido)
Eae pessoal, após quebrar muito a cabeça, gostaria de pedir uma ajuda aos mestres do Monza. Meu carro simplesmente parou totalmente a uns dias atrás, e desde então venho tentando fazer ele funcionar sem sucesso. Ao dar a partida o carro não injetava e nem dava centelha na bobinha de ignição, comecei trocando a bomba de combustível e o filtro, e também o bico injetor, após realizar um teste no contato do modulo HEI, verifiquei que o bico injetou mas ainda não gerava centelha, então troquei a bobinha de ignição, e também o distribuidor completo com modulo HEI, agora ao realizar o teste no contato do novo modulo HEI, vejo que a bomba arma e o bico injeta normalmente, e a centelha chega até as vela, tudo normal, mas o problema acontece na hora da partida, viro a chave para acender o painel e a bomba arma normalmente e então tento ligar o carro, o motor de arranque faz o seu trabalho, mas o bico não injeta e nenhum sinal de centelha, tentei fazer um aterramento no distribuidor mesmo sendo novo, e sem sucesso, e então vi aqui no fórum, algo sobre a bobina impulsora que poderia vim invertida em caso dessas xingling importadas, conferi com a bobina antiga e realmente estava invertida, então troquei os fios, e mesmo assim, sem sinal de injeção e centelha na partida, somente no teste direto no conector do modulo HEI, realizei também um teste lampejante na central e não acusa nenhum problema, depois de tanto trabalho tentei recorrer a vários mecânicos, que negam mexer com esse tipo de coisa, e realmente não sei o que testar mais, alguém tem alguma ideia do que pode ser?
Editado pela última vez por vituuh em 28 Jun 2020, 13:44, em um total de 1 vez.
- Vitor Hugo
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Re: Monza EFI Não Injeta e Sem Centelha
Verificou se a UCE recebe sinal de rotação do motor? Esse é um defeito muito comum e tem vários tópicos com os procedimentos de como verificar.
Use a ferramenta de pesquisa desse fórum para encontrar essas informações.
Se a UCE não receber sinal de rotação do motor, a causa é da bobina impulsora ou do chicote, a UCE não libera alta tensão na saída da bobina de ignição, a válvula injetora não pulsa e, a bomba de combustível não funciona ao acionar o motor de arranque, porém, funciona por alguns segundos e para, ao ligar a ignição.
Abs,
Carlos Freire
Use a ferramenta de pesquisa desse fórum para encontrar essas informações.
Se a UCE não receber sinal de rotação do motor, a causa é da bobina impulsora ou do chicote, a UCE não libera alta tensão na saída da bobina de ignição, a válvula injetora não pulsa e, a bomba de combustível não funciona ao acionar o motor de arranque, porém, funciona por alguns segundos e para, ao ligar a ignição.
Abs,
Carlos Freire
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Re: Monza EFI Não Injeta e Sem Centelha
vituuh
Sair trocando peças é a melhor maneira de se gastar dinheiro à toa e muitas vezes não resolve o problema.
Como bem disse o Carlos Freire, o mordomo no caso é a falta de informação de rotação do motor enviada para a UCE (módulo de controle da injeção eletrônica).
O componente que manda essa informação é bobina de pulsos, comumente chamada de bobina impulsora, com ajuda do módulo HEI.
Se você girar a chave de ignição do Monza e Kadett EFI (sem acionar o motor de arranque), a bomba de combustível será acionada por 2 segundos para pressurizar a linha de combustível até a válvula injetora. Não deverá ser injetado combustível, pois a UCE não liberou ainda a válvula. Também não estará liberada a centelha nas velas.
Ao ser acionado o motor de arranque, o distribuidor começa a girar e seus ímãs produzem uma pequena corrente na bobina de pulsos. Essa corrente é trabalhada pelo módulo HEI, que então manda uma informação para a UCE, confirmando que o motor está sendo girado e pode ser liberada a centelha, a bomba de combustível em funcionamento direto (sem os 2 segundos lá do início) e o pulsar da válvula injetora.
Se por algum problema a bobina de pulsos não gerar corrente alternada (bobina ou fios interrompidos ou mau contato no conector) ou gerar uma corrente invertida (embora a corrente gerada seja alternada, a sequência do positivo e do negativo nos pulsos deverá estar correta, senão o HEI interpreta que não há geração de corrente), o motor gira no arranque mas não pega nem que a vaca tussa.
Eu sugiro que você reponha todas as peças que já trocou, com exceção da bomba, que dá um trabalho danado para substituir e deixar a nova lá não vai prejudicar a pesquisa de pane.
Feito isso, efetue um teste da bobina de pulsos como mostra a figura abaixo. Não se esqueça de ligar a chave de ignição antes do teste, senão nada vai funcionar: Se um dos 3 eventos foi detectado (o mais fácil é o choro da válvula injetora, o centelhamento só se nota desconectando o cabo de vela que liga a bobina de alta tensão ao distribuidor e colocando sua ponta próximo de uma parte metálica do motor, a bomba de combustível nem sempre dá para se ouvir lá da frente), a bobina de pulsos está com problema, e o módulo HEI está funcionando. Note que o módulo HEI tem várias funções. Esse teste com multímetro testa só uma função do HEI, a de trabalhar a corrente produzida pela bobina de pulsos e enviar à UCE. As outras funções, como o chaveamento da bobina de ignição ou a mudança de modo do avanço de centelha depois das 500 RPM, que o HEI também faz, não são checadas nesse primeiro teste.
Então, importante é saber que se não ocorrerem os 3 eventos, não quer dizer que a bobina de pulsos está ruim. Pode ser o HEI. Já se os eventos ocorrerem, está garantido que a bobina de pulsos está ruiim ou seus fios estão invertidos e a parte do HEI que detecta e modifica a corrente estão OK. O conector da bobina com o HEI não são checados no referido teste.
Depois de fazer o teste, volte aqui para a gente ver o passo seguinte.
Abs
Sair trocando peças é a melhor maneira de se gastar dinheiro à toa e muitas vezes não resolve o problema.
Como bem disse o Carlos Freire, o mordomo no caso é a falta de informação de rotação do motor enviada para a UCE (módulo de controle da injeção eletrônica).
O componente que manda essa informação é bobina de pulsos, comumente chamada de bobina impulsora, com ajuda do módulo HEI.
Se você girar a chave de ignição do Monza e Kadett EFI (sem acionar o motor de arranque), a bomba de combustível será acionada por 2 segundos para pressurizar a linha de combustível até a válvula injetora. Não deverá ser injetado combustível, pois a UCE não liberou ainda a válvula. Também não estará liberada a centelha nas velas.
Ao ser acionado o motor de arranque, o distribuidor começa a girar e seus ímãs produzem uma pequena corrente na bobina de pulsos. Essa corrente é trabalhada pelo módulo HEI, que então manda uma informação para a UCE, confirmando que o motor está sendo girado e pode ser liberada a centelha, a bomba de combustível em funcionamento direto (sem os 2 segundos lá do início) e o pulsar da válvula injetora.
Se por algum problema a bobina de pulsos não gerar corrente alternada (bobina ou fios interrompidos ou mau contato no conector) ou gerar uma corrente invertida (embora a corrente gerada seja alternada, a sequência do positivo e do negativo nos pulsos deverá estar correta, senão o HEI interpreta que não há geração de corrente), o motor gira no arranque mas não pega nem que a vaca tussa.
Eu sugiro que você reponha todas as peças que já trocou, com exceção da bomba, que dá um trabalho danado para substituir e deixar a nova lá não vai prejudicar a pesquisa de pane.
Feito isso, efetue um teste da bobina de pulsos como mostra a figura abaixo. Não se esqueça de ligar a chave de ignição antes do teste, senão nada vai funcionar: Se um dos 3 eventos foi detectado (o mais fácil é o choro da válvula injetora, o centelhamento só se nota desconectando o cabo de vela que liga a bobina de alta tensão ao distribuidor e colocando sua ponta próximo de uma parte metálica do motor, a bomba de combustível nem sempre dá para se ouvir lá da frente), a bobina de pulsos está com problema, e o módulo HEI está funcionando. Note que o módulo HEI tem várias funções. Esse teste com multímetro testa só uma função do HEI, a de trabalhar a corrente produzida pela bobina de pulsos e enviar à UCE. As outras funções, como o chaveamento da bobina de ignição ou a mudança de modo do avanço de centelha depois das 500 RPM, que o HEI também faz, não são checadas nesse primeiro teste.
Então, importante é saber que se não ocorrerem os 3 eventos, não quer dizer que a bobina de pulsos está ruim. Pode ser o HEI. Já se os eventos ocorrerem, está garantido que a bobina de pulsos está ruiim ou seus fios estão invertidos e a parte do HEI que detecta e modifica a corrente estão OK. O conector da bobina com o HEI não são checados no referido teste.
Depois de fazer o teste, volte aqui para a gente ver o passo seguinte.
Abs
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Editado pela última vez por Luiz Carlos (Rio) em 28 Jun 2020, 18:46, em um total de 2 vezes.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
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Re: Monza EFI Não Injeta e Sem Centelha
Como eu tinha mencionado anterior eu realizei esse teste no modulo HEI, e tudo ocorre corretamente, a bomba de combustível arma, o bico injeta, e a centelha está passando, indicando que a UCE está recebendo sinal e está fazendo seu trabalho. Acabei de testar novamente seguindo exatamente a forma explicada pelo Luiz Carlos, e tudo ocorre bem, então pensei que talvez fosse a bobina de pulsos mesmo sendo nova, então fiz alguns testes nela, e tudo está perfeito, testei a bobina com o Multímetro e acusa 720 ohms, e o conector por ser novo não apresenta nenhuma oxidação, e tem um encaixe bem firme, e no modulo HEI os dois pinos também estão novos, sem oxidação e bem firmes.
- Vitor Hugo
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Re: Monza EFI Não Injeta e Sem Centelha
vituuh
Recapitulando...
Seu teste com multímetro fez aparecerem os 3 eventos importantes (centelha, choro da válvula injetora e giro da bomba de combustível).
Isso significa que a bobina de pulsos não está fazendo seu trabalho como deveria.
Seu teste da bobina de pulsos mostra que ela está com a impedância dentro dos parãmetros. Você não citou se a polaridade dos fios de saída dela estão corretos.
Se o HEI e a bobina de pulsos estão OK e mesmo assim não há centelha, etc, cabe uma pergunta: O distribuidor está girando quando você dá partida?
Se não está girando, sua correia dentada deve estar partida.
Abs
Recapitulando...
Seu teste com multímetro fez aparecerem os 3 eventos importantes (centelha, choro da válvula injetora e giro da bomba de combustível).
Isso significa que a bobina de pulsos não está fazendo seu trabalho como deveria.
Seu teste da bobina de pulsos mostra que ela está com a impedância dentro dos parãmetros. Você não citou se a polaridade dos fios de saída dela estão corretos.
Se o HEI e a bobina de pulsos estão OK e mesmo assim não há centelha, etc, cabe uma pergunta: O distribuidor está girando quando você dá partida?
Se não está girando, sua correia dentada deve estar partida.
Abs
Luiz Carlos
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Re: Monza EFI Não Injeta e Sem Centelha
Pessoal muito obrigado pela ajuda, após ler sua resposta Luiz, fui fazer mais uns testes, então tentei dar partida no carro com o distribuidor aberto, e percebi que o rotor não estava girando, então abri a tampa de válvulas, e o eixo do comando de válvulas estava partido ao meio kkkkkkk, já retirei a gaiola e vou comprar um eixo novo, muito obrigado Luiz, vocês são os melhores.
- Vitor Hugo
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Re: Monza EFI Não Injeta e Sem Centelha (Resolvido)
Eixo de comando de válvulas partido eu nunca vi.
Espero que não tenha partido por outro problema, como emperramento de válvula, etc.
Seu Monza é a álcool. Existe risco de atropelar válvula quando quebra a correia dentada ou quando o comando de válvulas sai do sincronismo.
Vamos ver se você deu sorte. Tô aqui torcendo.
Abs
Espero que não tenha partido por outro problema, como emperramento de válvula, etc.
Seu Monza é a álcool. Existe risco de atropelar válvula quando quebra a correia dentada ou quando o comando de válvulas sai do sincronismo.
Vamos ver se você deu sorte. Tô aqui torcendo.
Abs
Luiz Carlos
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Re: Monza EFI Não Injeta e Sem Centelha
Isso é muto comum em motor GM, mas não adianta trocar só o comando, tem de trocar a gaiola também ela empena, senão vai ser um comando quebrando direto!vituuh escreveu: ↑28 Jun 2020, 13:43 Pessoal muito obrigado pela ajuda, após ler sua resposta Luiz, fui fazer mais uns testes, então tentei dar partida no carro com o distribuidor aberto, e percebi que o rotor não estava girando, então abri a tampa de válvulas, e o eixo do comando de válvulas estava partido ao meio kkkkkkk, já retirei a gaiola e vou comprar um eixo novo, muito obrigado Luiz, vocês são os melhores.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.