Monza falhando

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Poletako
Mensagens: 1
Registrado em: 30 Dez 2019, 00:27
Cidade: Alfredo Vasconcelos
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Monza falhando

Mensagem não lida por Poletako »

Opa sou novo aqui e gostaria de uma ajuda de vcs.
Eu estou com um problema q não estou conseguindo resolver, meu Monza fica ligado na lento por horas se deixar, mas quando vc vai sair nele ele morre e fica horrível para dar partida e quando anda fica falhando e morrendo eu já troquei tudo possível e até agora ele não ajeitou....O meu é um 93 a álcool monoponto
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4218
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza falhando

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Poletako

Bem vindo ao fórum.

Como você deve saber, seu Monza é equipado com injeção de combustível monoponto digital.
Uma vantagem dessa injeção digital é que muitas panes podem ser diagnosticadas mediante o uso de um escaner automotivo.
Levando seu carro a uma oficina que tenha escaner compatível com ODB1, o tipo de transmissão de dados usado no Monza, poderá ser fácil encontrar o defeito do carro. Estando o escaner conectado e a pane se apresentar, com certeza o escaner vai acusar o que está ruim.
Como um recurso doméstico, o Monza tem também o código lampejante, que é um código transmitido pelo sistema de injeção, através da piscagem da lâmpada de anomalia do painel.
Basta inserir um clipe para papel nos pontos A e B da tomada de diagnóstico, que fica do lado direito da cabine, logo à frente da porta dianteira direita, ligar a chave de ignição, e a luz de anomalia vai começar a piscar. Outros eventos vão acontecer, como o eletroventilador do radiador começar a funcionar, etc.
Existe uma lista para se decodificar o piscar da luz. Na internet se encontra fácil.
Adiantando alguma coisa, se o motor está funcionando bem na marcha lenta, e falha ao acelerar, o primeiro passo seria verificar o sensor de posição da borboleta. Ele é quem informa ao sistema de injeção que você está acelerando o motor, e manda combustível para que o motor responda ao seu comando.
Aqui no fórum temos muitos tópicos tratando de código lampejante, teste do sensor de posição da borboleta e de outros componentes.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
Robson B
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 72
Registrado em: 28 Jun 2016, 20:08
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza falhando

Mensagem não lida por Robson B »

Boa tarde Poletako...
Já mediu pressão, vazão e estanqueidade da bomba de combustível?
Ponto da Correia Dentada e do Distribuidor?
As conexões do Sensor MAP estão ok? (conectadas nos locais corretos, sem obstruções internas ou rachaduras)
Bobina impulsora foi testada?
Modulo HEI?
Sensor de Posição da Borboleta que fica no TBI está ok? Assim como os chicotes e conexões elétricas dos Sensores mencionados acima?
E o mais importante, que passa desapercebido, quando estamos tentando diagnosticar um problema no carro, e ficamos nervosos com a situação:
▶O carro teve alguma manutenção recente antes do problema começar? Ou do Antigo dono (se vc tiver comprado ele a pouco tempo)?
O melhor nessa situação seria procurar uma Oficina de sua confiança, pra ser feito um diagnóstico usando equipamentos com certo grau de precisão: Scanner e Osciloscópio no caso do sistema de injeção e ignição, e Manômetro e Vazômetro no caso de testes da Bomba de combustível!
Att.
®Robson B. :arrow:
Enéias
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 622
Registrado em: 04 Set 2010, 00:14
Cidade: Eldorado do Sul
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Monza falhando

Mensagem não lida por Enéias »

Tive que fazer uns ajuste de sincronismo de correia dentada/de comando em outro carro, que resolveram problemas como este. Poletako... assim como um cabo de vela trincado tb fazia o carro falhar...

Att.
MONZA CLUB 2.0 EFI 94 AZUL CEZANE PEROLIZADO

FOTOS MONZA CLUB
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=15011
TUTORIAL- Forro de portas Monza Tubarão
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=14&t=33616
Responder