Scanner Diagnóstico Multec 700 - USB

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
sergioelf
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 624
Registrado em: 21 Jun 2009, 09:24
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Scanner Diagnóstico Multec 700 - USB

Mensagem não lida por sergioelf »

RappeR escreveu: 03 Dez 2019, 21:43
Luiz Carlos (Rio) escreveu: 03 Dez 2019, 19:42 Rapper

Eu uso o escaner caseiro com uma placa conversora USB/SERIAL parcial, quase igual à última da sua postagem. Essa de 112 reais. Na época era muito mais em conta, acho que uns 40. Mas existem outras placas menos completas (você só precisa de TX, RX e Ground), muito mais baratas. Começam com preços abaixo de 8 reais. O frete é que é mais caro que a placa.
A diferença da minha e essa terceira opção sua é que eu espeto ela diretamente no notebook.
O cabo de ligação entre a plaquinha e a tomada ALDL do carro eu fiz usando cabinhos de computador. Aqueles usados para conectar a placa mãe com os leds do gabinete. Ainda está no estágio gambiarra. Um dia será um cabo decente, blindado, etc. :lol: Se eu não vender o Monza até lá.
São 3 fios saindo do conector TTL da placa e chegam 2 fios na tomada ALDL. O TX e o RX se unem num só. O outro é o Ground. Como vc escreveu.
Conversor usb serial1.jpg
Conversor usb serial 2.jpg

Estou pesquisando na net outro tipo de conversor. Bem mais barato e bunitinho (mais ou menos 33 reais, já com o frete) Se der certo falo com você.
conversor embutido.jpg
conversor embutido 2.jpg

Abs
Luiz, muito obrigado pela ajuda. Eu preciso urgente montar um USB, aprender mexer nesse scaner e fazer uns testes no carro, que está precisando. Sim as ligações​ dos pinos eu imaginei fazer com aqueles cabos que faz a ligação dos leds na P.M. também rsrs...
Interessante essa opção que está buscando, se der certo não esquece de me falar sim, enquanto isso vou ver se compro dessa opção mesmo para ir montando.

Então, quanto a placa a mais barata que achei foi essa:

https://www.curtocircuito.com.br/conver ... -ftdi.html
Essa da certo então? Compro ela mesmo, ou sugere uma opção custo beneficio melhor?

Não encontro mais essa igual a sua com entrada USB direta, olhei no site da Zucchi (fabricante da sua placa) está um absurdo o preço.

Obrigado

Comprei exatamente esse modelo só que em outro site: https://www.microwat.com.br/742

Está funcionando perfeitamente no EfiLive e no Elanscan, pode comprar tranquilo.

Abs
sergioelf
Ex-Monza SL/E 85/85 1.8 - Álcool - Prata
Monza Classic SE 92/92 EFI 2.0 - Gasolina - Vermelho Ciprius
Visitem meu tópico de restauração
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=10171
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3531
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Scanner Diagnóstico Multec 700 - USB

Mensagem não lida por tyo »

Esse scanner só roda em 32 bits né? 64 não roda, mesmo usando o adaptador usb?
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4217
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Scanner Diagnóstico Multec 700 - USB

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Tyo

Você tem duas coisas para funcionar:

O programa (aplicativo) que vai rodar no notebook. Eu instalei o EFI Live V4 Pro no Windows 8.1 (64 bits) e no Windows 10 (64 bits) e o programa rodou. Quando um aplicativo não é compatível ele não roda, aparece msg de erro, o que não ocorreu.
Já no meu velho netbook com Windows XP (32 bits) usei muitas vezes o referido programa plugado no meu Monza EFI.

Os conversores USB/Serial existentes no mercado, que podem usar várias marcas e modelos de chips, geralmente exigem a instalação de drivers.
Os chips que eu andei pesquisando na net (encontrei 3 tipos) possuem drivers para todos os Windows, desde o Windows XP até o Windows 10, bem como Linux, etc.

Estou falando em teoria, pois um dia desses fui rodar o scanner no carro e não funcionou. Usei o mesmo netbook antigo que usava antes.
Instalei o aplicativo num netbook com Windows 10 64 bits mas ainda não usei, não sei se funciona.

Depois que visitei a página do EFI Live e vi lá uma advertência sobre cuidados ao usar o programa, entendi que pode haver perda de dados da UCE, e aí fiquei com medo. Meu Monza está funcionando perfeitamente e não há necessidade de arriscar nada só para ver como andam os parâmetros.
Isso porque eu não sou expert em informática (e nem em inglês, para entender o que quiseram dizer com perda de dados). :lol:
efi live cuidados.jpg
Tradução:
Alerta! É importante não conectar seu computador ao veículo antes de iniciar o EFILive V4. Sob certas circunstâncias, fazer isso pode causar que DTC (Diagnostic Trouble Codes - códigos de panes) sejam inseridas na sua ECM, indicando "...perda de dados seriais...".

Abs
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Renatosouza
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 181
Registrado em: 26 Abr 2010, 17:58
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Scanner Diagnóstico Multec 700 - USB

Mensagem não lida por Renatosouza »

Se alguém tiver interesse tenho a plaquinha da zucchi pra vender funcionando 100%. É só me chamar no privado.
Monza: Muitos querem, poucos podem!!!!
Monza SL 2.0 EFI 1992 Azul 4P 116CV Etanol.
Responder