ponteiro da temperatura

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: ponteiro da temperatura

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Piresclas escreveu: 07 Mai 2019, 09:51 Bom dia pessoal. No meu andando pela manhã o ponteiro fica na posição da foto. Coloquei VT nova.
Mas com o carro parado a ventoinha ta disparando normal, quando marca no meio e desarma a um quarto.
Acontece. Com vcs também acontece isso?
Qual a especificação de temperatura da VT que colocou?

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Lucas_G
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 142
Registrado em: 15 Set 2014, 20:03
Cidade: Arroio do Meio
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: ponteiro da temperatura

Mensagem não lida por Lucas_G »

O ponteiro da temperatura marca errado no meu. Conferi o sensor do painel no cabeçote, a ventoinha se arma com 4,1V e desarma com 4,7V, aproximadamente. Fica próximo dos valores desta postagem: viewtopic.php?p=389548#p389548 Creio que esteja funcionando bem.

No painel, a ventoinha arma com o ponteiro onde seria uns 5V na imagem, e desarma no começo da faixa branca. Ou seja, está marcando baixo.

Vi uma postagem que há uma regulagem deste ponteiro. Pode ser a regulagem, ou pode ser outro problema? Fim de semana que vem verificarei o aterramento do painel e aproveito e dou uma revisada no painel de instrumentos.
Carlos A. Freire escreveu: 07 Mai 2019, 10:32
Qual a especificação de temperatura da VT que colocou?

Abs,

Carlos Freire
A propósito, tempos atrás comprei uma VT MTE 230.92 sem disco (álcool), ainda está na caixa. Na hora nem me toquei, só olhei pela temperatura de 92ºC.

Após pesquisar aqui no fórum, vi algumas postagens suas que esta VT é a mesma tanto para álcool quanto para gasolina, no caso do motor 2.0 EFI. Mesma faixa de temperatura de operação para ambos modelos, 230.92 e 231.92.

Você está usando tal VT no momento, ou já usou? Não há nenhum sintoma de superaquecimento, mesmo que breve?

Mesmo que funcione corretamente, fico com a pulga atrás da orelha por não ter pego a peça certa.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: ponteiro da temperatura

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Meu Monza GLS 96 gasolina esta é sempre esteve com VT original GM fabricada pela Wahler 92/107°C.
Estou com o carro a 20 anos. A VT comigo, uso diário, dura em média 4 anos. Passado esse tempo, em rodovias no frio se percebe que o ponteiro baixa um pouco, indicando que não está fechado totalmente.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Lucas_G
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 142
Registrado em: 15 Set 2014, 20:03
Cidade: Arroio do Meio
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: ponteiro da temperatura

Mensagem não lida por Lucas_G »

Carlos A. Freire escreveu: 07 Jul 2019, 20:05 Meu Monza GLS 96 gasolina esta é sempre esteve com VT original GM fabricada pela Wahler 92/107°C.
Estou com o carro a 20 anos. A VT comigo, uso diário, dura em média 4 anos. Passado esse tempo, em rodovias no frio se percebe que o ponteiro baixa um pouco, indicando que não está fechado totalmente.
Então zero problemas com ela, muito bom. Ao ver a inscrição "álcool" na caixa da VT, já pensei que fiz cagada e teria que comprar outra.

A minha atual tem uns 3 anos, aparenta estar funcionando corretamente. Trocarei por precaução já que neste tempo usei água de torneira pura por algum tempo, devido aos constantes vazamentos, alguns já solucionados.

Obrigado novamente. :D
Responder