Correia alternador barulho chato

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Correia alternador barulho chato

Mensagem não lida por dutra s a »

Seguinte...

Antes de viajar troquei as correias e tensores. A da direção hidráulica parecia que tinha um canário cantando e depois de bem quente parava. Nisso cassei e vi o que era.

Não que seja o seu caso, mas quem sabe... Sei que é de muitos aqui e na oficina, inclusive foi com esse defeito que achei o problema do pai do meu mecânico que tem um GL 95, pois estava com essa cantoria por anos e não achavam o problema e eu achei, rsrs! Então, com orgulho vou postar aqui, mas antes prestem atenção:

Já citei aqui notas sobre qualidades de peças e com correias não é diferente e o que cito eu provo. Não aconselho correias da Dayco e nem seus tensores, problemas sérios já apareceram na oficina por conta da Dayco. Mesmo que estejam saindo em carros 0km, não é o mesmo que comprar em loja. Correias é Gates ou Goodyear, tensores/rolamentos é SKF ou INA. A Contitech é boa porém com 28.000km os dentes estavam rachando, então... Nao sei o que posso opinar e só pra acrescentar, os rolamentos de batente superior da Axios não estão bons, vamos lá!

Pois bem, sobre o problema descoberto vou pedir para os amigos aqui (todos) divulgarem, o tensor SKF argentino possui um ressalto na pista de contato de correia, é uma deformação não muito aparente, só irá perceber passando o dedo bem levemente na pista de contato. Dessa forma, vai comer a correia, e assim, demarcando os pedaços da correia na pista de contato.
Como tudo ao estar funcionando irá fazer o barulho de rolamento seco ou um pássaro cantando, como sei ?

Fiz os testes com a correia que já estava usando e tensor (Gates e SKF), montando/desmontando e intercalando as peças novas (Gates e SKF-argent.) com antigas e cheguei neste resultado. Tanto que viajei e peguei barro, lama e etc... E a correia e o tensor antigos estão normais.

Então tem que olhar o tensor da correia de acessórios antes de por.

Fica ai o alerta.
Abs estamos ai.
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Avatar do usuário
Marcelino
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 48
Registrado em: 22 Jan 2012, 22:15
Cidade: Osasco Sp
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SL
Motor: 1.8
Ano: 1992
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Correia alternador barulho chato

Mensagem não lida por Marcelino »

Boa tarde pessoal...

Infelizmente ainda não consegui arrumar o barulho.
Esse sábado comprei uma correia nova da marca dayco e notei que ela é até mais grossa q a contitech.. Coloquei com o carro quente.. E a impressão que o barulho tinha sumido.
Mas só foi deixar o carro estacionado umas 4 horas q na hora q liguei continuou o mesmo barulho...
Cheguei a conclusão que deve ser o alternador mesmo quando tirei a correia antiga persebi q rodando o alternador na mão é como se tivesse areia nos rolamento... E acredito q os rolamentos dele não estão 100%

Então decidi trocar de alternador.. Nao vou fazer manutenção nesse por ser um Arno de 55a...

Gostaria de ajuda de vcs pois pesquisando aqui vi que pro monza tubarão existe uma grande variedade de alternado porém, o meu é sem ar condicionado e a direção hidráulica a bomba é na parte de baixo como no monza caixote.... Alguém pode me ajudar qual alternador bosch cabe no meu carro sem adaptar nada e que a polia seja simples?
Obrigado pessoal.
Ex monza 92 efi 4 portas etanol de 01/2012 à 10/2019 muitas Alegrias nesse tempo!!! Atual Corsa clássic 2008 flex.... Continuando na mesma família GM :)
Jesus no Controle!
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17764
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Correia alternador barulho chato

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Quando fizer o barulho, chiado, jogue água na correia. Se parar o problema é a correia, polia alinhamento... Se não parar o defeito é em outro lugar.
Infelizmente está aplicando correias que já indiquei que não utilizo, por conta de ocorrência de ruídos... Só procurar na internet que vai encontrar muitos casos com as duas marcas, embora seu defeito pode ser outro. Como não estamos com carro presente para avaliações, só podemos recomendar e dar dicas.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Marcelino
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 48
Registrado em: 22 Jan 2012, 22:15
Cidade: Osasco Sp
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SL
Motor: 1.8
Ano: 1992
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Correia alternador barulho chato

Mensagem não lida por Marcelino »

Obrigado Carlos pelas dicas...

Vou fazer esse teste da água... E aproveitar para verificar esse alinhamento... Olhando parece que esta reto...
Mas tudo é possível, vou desmontar o suporte do alternador e procurar por algum empenamento ou folga sei lá, obrigado :)
Ex monza 92 efi 4 portas etanol de 01/2012 à 10/2019 muitas Alegrias nesse tempo!!! Atual Corsa clássic 2008 flex.... Continuando na mesma família GM :)
Jesus no Controle!
Avatar do usuário
Marcelino
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 48
Registrado em: 22 Jan 2012, 22:15
Cidade: Osasco Sp
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SL
Motor: 1.8
Ano: 1992
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Correia alternador barulho chato

Mensagem não lida por Marcelino »

Boa noite pessoal,

Finalmente descobri o problema desse barulho,
Depois de desmontar todos os suportes alternador, bomba hidráulica e etc... Descobri q o problema vem da polia do virabrequim....

Tava já frustrado de não descobrir ai fui pesquisar no YouTube e vi um vídeo de um astra com o mesmo problema, eles passaram uma tinta na polia do centro dela ate a parte de cima.... Ai liga o carro acelera e etc... Depois desliga e confere a marca, se desalinhar o problema é na polia...
Ai fui fazer no meu e desalinhou kkkk
A polia é do tipo Dumper , é uma polia q tem uma borracha entre o centro dela e a parte onde a correia pega para evitar vibração e etc nunca imaginei q essa polia é assim mas o importante que descobri o problema ....

Mas obrigado pelas dicas, vou trocar assim q possivel $$$$ kkk

Obrigado :)
Ex monza 92 efi 4 portas etanol de 01/2012 à 10/2019 muitas Alegrias nesse tempo!!! Atual Corsa clássic 2008 flex.... Continuando na mesma família GM :)
Jesus no Controle!
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4218
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Correia alternador barulho chato

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Marcelino

Tomara que seu problema de ruído tenha sido resolvido.

Aproveito para falar sobre correias e marcas.

Eu sempre gostei de correias poli-v (também chamadas de micro-v ou poly-v) da marca Goodyear modelo Gatorback.
Gatorback, em inglês, para quem não sabe, quer dizer costas de crocodilo.
São correias todas frisadas na superfície que mantém contato com as polias.
Segundo o fabricante, isso evita deslizamento e diminui ruídos.
goodyear gatorback.jpg
Nunca mais vi essas correias nas autopeças aqui do Rio de Janeiro
Hoje descobri que a Continental comprou essa tecnologia e existem à venda (ainda não procurei aqui) as correias Elite.
Na minha próxima troca vou ver se encontro uma das duas, a gatorback ou a elite.
correia poli v continental elite.jpg
correia poli v continental elite2.jpg
Nota: A correia aplicável ao Monza 90 a 96 com direção hidráulica, com ou sem ar condicionado, é a 5PK1250
Essa especificação é a mesma para Goodyear, Dayco e Continental/Contitech. A Gates usa a especificação K050492
Abs
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Responder