Spoiler com Fibra

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
Ronco_tuning

Re: Spoiler com Fibra

Mensagem não lida por Ronco_tuning »

Olá Clyton

Sua iniciativa foi pelo caminho correto. Quando pensamos em reforçar algo, logo pensamos em dar uma ´´camada de fibra´´.
Porem alguns detalhes deve ser considerados referênte a este material
Assim como qualquer coisa nesta vida , principalmente , materiais quimicos, devemos entender > PAra QUE foram feitos, qual aplicação CORRETA, e se atende a LONGO prazo a nossas necessidades.

Estou falando isso por que sou proprietário de uma empresa especializada na fabricação e elaboração de Body Kits (para choques ) Tuing para carros. ( aprox 7 anos na ativa) Temos formas e mais formas, de carros de varioas montadoras..e ate ja fizemos projetos exclusivos apra Ford no modelo esportivo da Eco sport. Nelas, saem os para choques itneiros ( Em PRFV = Plastico reforçado com fibra de vidro - Dai o nome popular: Fibra de vidro) tunados prontos para serem psotos no carro.

Notou? a fibra de vdiro, como é chamada..é um plástico! Termofixo. DA familia dos polimeros tambem. O seu para choque ou aba inferior é de palstico termoflexivel ( o proprio nome ja diz tudo: ao se expor a determinada temperatura, ele se torna flexivel, e não é isto que acontece quando jogamos um pedaço de plastico no fogo ou soprador termico?).

A Resina que vc comprou é uma Resina Polieter PA (pre acelerada), para voce entender, é como se fosse o pasltico liquido, que ao catalizado com MEKP (peroxio metil acetona ..peroxio organico, mt cuidado..iso queima e causa cançer!!). AS mantas de fio de fibra de fidro, sao reforços estruturais, pois a resina após CURADA ( nao secada..seca o que evapora, cura o que muda de estado liguido para sólido) sem reforço em fibra, simplismente quebraria.

Outro conceito errado é que a fibra ou resina é uma COLA. De fato ela tem este efeito, mas n é sua caracteristica principal nem deve ser usada para isso... pode ter certeza que com o tempo ela soltará, afinal , com você já sabe a resina e a fibra não foram criados para colar e sim para se MOLDAR em formas ou em outras peças de fibra uma vez ja moldadas (reparo).

Sugestão? seria bom vc tirar uma forma desta peça que sempre quebra e fazer uma itneira em fibra ja saindo pretinho fosco da forma...e você pode fazer bem resistente e tomar muita porrada. (nossos para choques aqui sao bem fortes). Se desejar..manda pra gente que fazemos... n se preocupe com $$. somos monzeiros!

Digo isso pois nosr primeiros dias ou semanas e até meses, fica legal..mas com o tempo e trepidação e na primeira pancada o TERMO FIXO, vai SOlTAR do TERMI FLEXIVEL.. isso é logico pois a fibra (plastivo termifixo) absorve pancada, porem nao se movimenta, ja o plastico (pasltico termo flexivel) ela nao absrove..e seu efeito ´´elastico´´ faz com que ela dissipe a pancada. ou seja, o fixo fica no lugar e o flexivel se move, e o que acontece? descola..solta..!

Sao 2 tipos de palsticos. Elementos DISSIMILARES..e sendo DISSIMILARES, NUNCA vao se unir quimicamente ( fibra com fibra, ferro com ferro, pasltico felxivel co mplastico felxivel etc etc).

Mas vai uma dica para quem quer fazer o mesmo, pois o custo realmente é menor porem se so prolonga a sesação de problema resolvido. Antes de LAMINAR (nome dado ao processo de aplicação na fibra)...pegue uma esmerilahdeira e passe por dentro..criando fissuras..arranhoes...deixando bem ASPERO..assim a resina adere melhor, do que em locais lisos sem porosidade (isso vale para massa plastica tb).

Outra dica..quanto MENOS resina, e mais manta ou rovin (outro tipod e fios de fibra)..(laminação seca) mais resistencia MECANICA ela terá. ESqueça a ideia de quem ESPESSURA esta diretamente ligado e resistência..no caso da fibra posso te assegurar que nao. Prova disso? colete a prova de bala..feito de Kvlar..tidpo de fibra de vidro. A combinação de materiais e técnicas de laminação que determinam as caracteristicas tecnicas doproduto final.

Outra dica: uso domestico e pequeno, a dosagem é: a cada 100g de rensina se usa 2% de catalisador (20 gotas) em tempos quente..e 3% em tempos friu. N adianta aumentar p/ curar mais rapdio ou diminuir apra ter mais tempod e trb...pois ou nunca ficará curado..(ficara emborrachado grudento) ou duro, porem trincado..perdendo asi msuas propriedades originais e fragil. (dai a improtancia de conhecer e respeitar seus critérios).

Se você quiser ou algum monzeiro, coloco meus serivos a disposição. São soluções definitivas..sua lataria fica podre, mas apeça continua lá...intacta. Afinal..PRFV (fira) Não é afetado pelo tempo.

Espero ter ajudado.

Abraço a todos! :smt023
jeffmonza
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 501
Registrado em: 20 Mar 2009, 02:08
Cidade: innumas
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Spoiler com Fibra

Mensagem não lida por jeffmonza »

o cara manda mermu ein...
parabéns pela explicação
tô sperando meu spoiler chegar...
comprei um na jocar, é desses paralelos mesmo..
vamo ver como eh né..
abraxx
Jefferson Carlos
Avatar do usuário
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Mensagens: 9166
Registrado em: 10 Dez 2009, 17:55
Cidade: Cajamar
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Spoiler com Fibra

Mensagem não lida por luiz sle »

nossa vlw em professor, mais acho que não vou passar resina no meu ñ. vou comprar um e reforçar com um metodo simples mesmo. :smt023
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Avatar do usuário
fabricio lima
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 62
Registrado em: 13 Jan 2012, 20:04
Cidade: FRANCA
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Spoiler com Fibra

Mensagem não lida por fabricio lima »

amigo vc diz aqui q pode fazer o spoiler do monza qual seu contato..
Responder