TROCA DA CORREIA DENTADA

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
Avatar do usuário
LeoStrop
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 113
Registrado em: 02 Jul 2018, 18:32
Cidade: Paraty
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 1.8
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: TROCA DA CORREIA DENTADA

Mensagem não lida por LeoStrop »

Pedi que verificassem o sincronismo do meu Kadett GL 94 por estar apresentado alguns problemas como mencionei em outra parte do fórum. E realmente está avançado, ou pelo menos foi isso que disse o mecânico.

Comprei as correias e o tensor e estou pensando em trocar por conta própria mas gostaria de tirar umas dúvidas, caso alguém possa ajudar.

Meu carro não tem ar nem direção e utiliza o modelo de tensor VKM 60007 da SKF. Para trocar apenas a correia dentada e o tensor, supondo que a correia atual não está frouxa, é necessário retirar ou girar a bomba d'água?

Para tirar a bomba d'água, é necessário retirar a capa de proteção traseira? E para tirar essa capa traseira, é necessário retirar as polias do comando e vira? Tenho medo desse processo pois não sei bem a melhor maneira de travar o motor para retirar as polias.

Sabendo que o meu motor está fora de sincronia, a melhor maneira de acertar seria girar o motor até alinhar a marcação da polia do comando, soltar a correia, e depois girar a polia do vira pra frente ou para trás dependendo se esta avançado ou atrasado?

Existe esse manual da SKF que pode ajudar nesse e outros processos, com imagens: http://www.skf.com/binary/82-166225/Man ... 166225.pdf

Obrigado Waldir pelo tutorial!
Avatar do usuário
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3066
Registrado em: 09 Ago 2011, 22:29
Cidade: goiania
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: TROCA DA CORREIA DENTADA

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

(Meu carro não tem ar nem direção e utiliza o modelo de tensor VKM 60007 da SKF. Para trocar apenas a correia dentada e o tensor, supondo que a correia atual não está frouxa, é necessário retirar ou girar a bomba d'água? )
se o furo que serve de referencia estiver alinhado,nao precisa mexer na bomba dagua.
se for preciso mexer nela,pode soltar os parafusos atraves da tampa traseira e girar ela.
agora,se o anel de vedaçao estiver muito ressecado,ao girar vai ter vazamentos e ai sim tem que tirar a tampa e as polias para fazer a troca dele.
faça a troca e veja se esta correto e somente depois vai ter uma referencia do proximo passo a tomar.
Avatar do usuário
LeoStrop
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 113
Registrado em: 02 Jul 2018, 18:32
Cidade: Paraty
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 1.8
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: TROCA DA CORREIA DENTADA

Mensagem não lida por LeoStrop »

Entendi, obrigado!

Então é melhor eu comprar a bomba também, pois se tiver que girar eu troco pra não ter risco de vazar depois. Ví que a AcDelco é bem mais cara que as outras, será que vale realmente o preço acima das SKF/Nakata/Delphi?
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4218
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: TROCA DA CORREIA DENTADA

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Leo

Se a correia velha estiver com a tensão correta, que se verifica observando o alinhamento dos furos que tem no tensor, não é necessário mexer na bomba dágua.
Em correias já rodadas, o alinhamento deve ser de meio furo. Correia nova, furo inteiro. É fácil observar isso visualmente.
Existe um macete, que eu descobri recentemente, que não é citado em nenhum tutorial que eu li ate hoje. Nem nesse aqui.
É o seguinte:
Para sacar a correia antiga e principalmente para instalar a nova, posicione a correia nova e, com uma chave de fenda grande, pressione o tensor para baixo, tomando cuidado para a chave não escapar e machucar a correia nova.
Fazendo essa pressão, a correia nova encaixa com facilidade na polia do comando de válvulas, que é onde você vai encaixar ela por último.
Sequencia de encaixe:
Polia do vira
Tensor
Polia do comando (com a chave de fenda pressionando o tensor para baixo, até o batente dele), mantendo a correia esticada na parte da frente do motor, para que, apos soltar o tensor, o motor não saia do sincronismo.
Se depois de soltar o tensor, os furos não estiverem alinhados, aí sim é preciso mexer na bomba dágua.
Mas se estiver um tiquinho desalinhado, tente deixar assim.

No meu Monza 94 é necessário remover as polias para depois remover a capa traseira para mexer na bomba d'água. Nos monzas 96 não é necessário retirar a polia dentada do virabrequim, pois a capa não vai até lá embaixo. No Kadet não sei.
Para remover a danada, é necessário remover a polia dentada do virabrequim. Aí é que a coisa engrossa, pois é necessário travar o motor para isso.
Pode-se travar usando uma chave de fenda na cremalheira, pelo outro lado. É necessário remover uma tampa para isso.
O Carlos Freire falou num macete para remover a porca girando o motor com o arranque, com o cabo da bobina desligado e uma chave de boca travando a porca, com a ponta apoiada no chão. É uma operação que oferece algum risco, pois se estiver muito apertada o carro pode subir na chave e se movimentar...acho.
Sobre bomba d'água, a Nakata é de boa qualidade. Ela tem o impelidor de metal, coisa que outras marcas não têm.
Note que existem vários modelos de bomba dágua, só para Monza são 3, diferentes entre si.

Abs
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Editado pela última vez por Luiz Carlos (Rio) em 17 Jul 2018, 20:52, em um total de 1 vez.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
LeoStrop
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 113
Registrado em: 02 Jul 2018, 18:32
Cidade: Paraty
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 1.8
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: TROCA DA CORREIA DENTADA

Mensagem não lida por LeoStrop »

Perfeito, Luiz Carlos!

Vou tentar o precedimento quando chegarem as peças e torcer para que os furos se alinhem ou fiquem perto, caso contrário corro atras de alguma ajuda pra trocar logo a bomba d'água.

Posto os resultados depois.

Obrigado!
Avatar do usuário
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3066
Registrado em: 09 Ago 2011, 22:29
Cidade: goiania
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: TROCA DA CORREIA DENTADA

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

(Para sacar a correia antiga e principalmente para instalar a nova, posicione a correia nova e, com uma chave de fenda grande, pressione o tensor para baixo, tomando cuidado para a chave não escapar e machucar a correia nova.
Fazendo essa pressão, a correia nova encaixa com facilidade na polia do comando de válvulas, que é onde você vai encaixar ela por último.
Sequencia de encaixe)
faço assim e sempre deu certo.
aprendi sozinho mesmo e nunca me lembrei de compartilhar.
valeu amigo.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4218
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: TROCA DA CORREIA DENTADA

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

jesuino

Eu tenho Monza desde 1998, 20 anos portanto.
Já substituí correia dentada mais de uma vez, e até pouco tempo atrás, quando a correia começou a fazer um ruído anormal, eu sempre colocava o pino no tensor antes de instalar a correia. E mesmo assim ela entrava apertada demais, com risco de estragar a mesma.
Até que parei um pouco para pensar... Se com tudo instalado, correia tensionada no padrão, os furos devem ficar alinhados, colocando um pino no furo não vai aliviar suficientemente a correia na hora da instalação. Ela vai entrar tensionada...
Aí vi que, pressionando com uma chave de fenda grande, no ponto certo, o tensor afrouxava um pouco mais, pois forçando com a chave ele desce até o batente dele.
Não tive tempo de divulgar a dica, mesmo porque ainda não terminei o serviço. Só agora, vendo a dúvida do Leo, me liguei.
Estou há meses fazendo um tratamento de uma doença grave e o Monza ficou parado esse tempo todo.
Acho que é uma dica preciosa e que facilita muito o trabalho de troca de correia.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
LeoStrop
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 113
Registrado em: 02 Jul 2018, 18:32
Cidade: Paraty
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 1.8
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: TROCA DA CORREIA DENTADA

Mensagem não lida por LeoStrop »

Pessoal, obrigado pelas dicas!

Hoje troquei as correias e o tensor, mas para minha enorme frustração, quando alinhei as polias estava tudo certo, motor no ponto. Ainda bem que eu não levei no "mecânico" que disse que o carro estava fora do ponto, pq ele ainda ia me tirar mais dinheiro pra nada.

E pra piorar, agora esta fazendo um barulho de correia encostando em algum lugar. Mas é estranho, pois eu tirei e montei duas vezes, e nos primeiros 5 minutos não faz barulho algum, zero, mas depois parece que a correia se desalinha sozinha e o barulho começa. Eu funcionei o carro sem a capa e vi que realmente quando a correia passa pela bomba d'água, parece que ela vai pra dentro e depois pra fora da posição central que deveria ficar e é isso que causa o barulho, mas o motivo dela ficar certa e depois sair do lugar ideal sozinha, eu não sei.

Enfim, a questão da correia eu arrumo depois, sem estresse, uma hora vai ficar alinhada. Mas o problema de falta de rendimento continua, e a minha atenção agora ta voltada completamente pra falta de combustível.

Então vou continuar postando no outro tópico que criei para não poluir este com assuntos sem ligação ao título. Quem tiver alguma dica, é só dar um pulo aqui: http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=23&t=36884

@Luiz Carlos: Melhoras!

Abs
Responder