Aumentar pressão de óleo no motor.

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3533
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Aumentar pressão de óleo no motor.

Mensagem não lida por tyo »

Eu acho que o militec não diminui a viscosidade não já que ele nem fica no óleo por muito tempo. quanto a polia eu fiz como o Luiz falou e da certo sim mas o ideal é comprar uma polia nova.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
jorgeAP
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1060
Registrado em: 30 Jun 2013, 04:56
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Aumentar pressão de óleo no motor.

Mensagem não lida por jorgeAP »

Grato aí tyo, só mais uma dúvida, no caso de comprar uma polia nova sem a marcação como faço marcação.
Coloco a polia da Correia dentada na marca coencidente na parte de baixo girando o eixo conferindo a polia do comando. Daí monto a polia de acessórios e faço a marcação dela referenciando na seta referência da capa? É isso?
Monza 91 automático (o melhor)
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4222
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Aumentar pressão de óleo no motor.

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Jorge

Acredito que a polia já venha com as marcações. O que pode variar é que em alguns Monzas existem mais marcações e em outros menos marcações, mas não é necessário fazer novas marcas.

Se não vier com marcações, é só alinhar a marca da polia do eixo de comando de válvulas, instalar a polia de acessórios e fazer a marcação do ponto morto alto ou superior (PMA ou PMS). Só a marca de PMS já é suficiente para se checar o ponto inicial de ignição usando uma pistola estroboscópica que tenha avanço incorporado. Se a pistola for daquelas mais simples, sem avanço, são necessárias pelo menos a marca de PMS e uma de graus. Se o Monza for à gasolina, uma marca de 10 graus. Se for à etanol, acho que são 7 graus....não me lembro.
Fazer essa marcação de graus é mais complicado...

Uma outra maneira, que não exige remoção da capa da correia dentada nem nada, é, com uma chave de fenda, verificar onde é o PMA do cilindro nº 1.
Para saber se o PMA é o do tempo de compressão (importante esse detalhe) é só verificar para onde está apontando o dedo do rotor do distribuidor.
Ele deve estar apontando para o cabo de velas do cilindro 1.

Abs
Editado pela última vez por Luiz Carlos (Rio) em 12 Jul 2018, 23:25, em um total de 1 vez.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17771
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Aumentar pressão de óleo no motor.

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Veja dos tipos de marcações da polia de acessórios do Monza de 91 em diante:
O Monza Club 94 2.0 álcool de um amigo onde existem várias marcações (1ª foto)
Meu Monza GLS 96 gasolina, que contém apenas uma marcação e é de 10ºAPMS (2ª foto)
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
jorgeAP
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1060
Registrado em: 30 Jun 2013, 04:56
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Aumentar pressão de óleo no motor.

Mensagem não lida por jorgeAP »

Obrigado Carlos, a minha tem esse monte de marcações. Confirmando, coloco a marcação da polia da Correia dentada girando o eixo até ficar alinhado a marcação na referência de baixo, confirmo a polia do comando de válvulas em cima, monto a polia de acessórios nova e março o posicionamento alinhado com a referência da capa. Nessas posições vai tá em PMS?
Monza 91 automático (o melhor)
jorgeAP
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1060
Registrado em: 30 Jun 2013, 04:56
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Aumentar pressão de óleo no motor.

Mensagem não lida por jorgeAP »

Depois é passar a pistola eletroscópio com o avanço em 7 graus. Tô certo?
Monza 91 automático (o melhor)
jorgeAP
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1060
Registrado em: 30 Jun 2013, 04:56
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Aumentar pressão de óleo no motor.

Mensagem não lida por jorgeAP »

Com relação a pressão do óleo com militec, estou monitorando, mas pode ser preocupação pelo resultado. Vou aguardar uns km rodados
Monza 91 automático (o melhor)
Responder