VENTOINHA LOUCA!

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
BEBOTODAS
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 15
Registrado em: 26 Jun 2017, 09:07
Cidade: sao paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina

Re: VENTOINHA LOUCA!

Mensagem não lida por BEBOTODAS »

Outra coisa que achei estranho, é que o pessoal diz que se tiver A/C a ventoinha fica ligada direto no primeiro estágio. No meu carro ela fica parada independente se eu estiver ou não usando o ar.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: VENTOINHA LOUCA!

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

BEBOTODAS escreveu: 09 Jan 2018, 18:44 Outra coisa que achei estranhou, é que o pessoal diz que se tiver A/C a ventoinha fica ligada direto no primeiro estágio. No meu carro ela fica parada independente se eu estiver ou não usando o ar
Condição errada para um Monza.
Ligou o A/C a ventoinha deve ficar sempre ligada. Ao ligar o A/C, de início funciona a primeira é velocidade e depois de um certo tempo vai para a segunda. Mas de forma alguma a ventoinha deve ficar parada com A/C acionado, mesmo se o motor estiver frio.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
BEBOTODAS
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 15
Registrado em: 26 Jun 2017, 09:07
Cidade: sao paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina

Re: VENTOINHA LOUCA!

Mensagem não lida por BEBOTODAS »

Já fiz de tudo e o problema ainda persiste.
A ventoinha do radiador continua ligando e desligando toda hr.

Ainda não mexi nos relés.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: VENTOINHA LOUCA!

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

BEBOTODAS escreveu: 15 Jan 2018, 16:22 Já fiz de tudo e o problema ainda persiste.
A ventoinha do radiador continua ligando e desligando toda hr.

Ainda não mexi nos relés.
Retirou o conjunto das alavancas e a chave de acionamento do A/C?
Desmontou e verificou seu correto funcionamento?

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: VENTOINHA LOUCA!

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

de forma alguma a ventoinha deve ficar parada com A/C acionado, mesmo se o motor estiver frio.
Carlos Freire

Como eu já comentei aqui, eu tive um Monza GLS 2.0 94/95, que adquiri quase novo, em 1998, com 28 mil Km reais rodados (reais, confirmados pelo libreto de inspeções), no qual o eletroventilador do radiador não ligava ao se ligar o ar condicionado.
Ligava-se o ar condicionado e nada de ventoinha. Ao atingir o meio da escala, a ventoinha entrava já na segunda velocidade. Também não entrava a ventoinha abaixo do meio da escala.
Se eu andasse com ar desligado, ao atingir o meio da escala de temperatura a ventoinha entrava na primeira velocidade. Nunca na segunda.
Rodei com esse carro no Rio de Janeiro, verão após verão, e nunca esquentou mais do que o normal.
Acho que ele saiu assim de fábrica. Se ele tinha um problema, teriam de ser dois problemas, um o não acionamento ao se ligar o ar, coisa que não depende de nenhum pressostato, e nunca entrar a segunda velocidade antes do meio da escala, problema que seria no pressostato de acionamento da alta velocidade do eletroventilador.
Já no Monza atual, um GLS 2.0 94/94, ao ligar o ar entra a primeira velocidade, e de vez em quando, principalmente se eu estiver com o carro parado ou em baixa velocidade, entra a segunda velocidade. Se eu rodar sem ar, ao atingir o meio da escala também entra a segunda velocidade, coisa que no outro Monza não acontecia.
Até hoje não sei se essa condição (do primeiro Monza) era normal. Como nunca tive problemas... :)

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: VENTOINHA LOUCA!

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Luiz Carlos, já comentamos muito sobre essas condições do Monza entre 94 e 96 em outros tópicos sobre condições de ligar a ventoinha com A/C desligado. Creio que já ficou praticamente esclarecido que 94 e parte de 95 é como o seu atual Monza e parte de 95 e o 96 é como o meu.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
BEBOTODAS
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 15
Registrado em: 26 Jun 2017, 09:07
Cidade: sao paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina

Re: VENTOINHA LOUCA!

Mensagem não lida por BEBOTODAS »

Fiz o processo de reiniciar o módulo pela bateria. Não sei se e coincidência, mas quando liguei td de novo dei a partida e a ventoinha não disparou, de cara fiquei aliviado, pois pensei q tinha matado a charada, mas logo depois de uns 10 ou 15 minutos quanto a ventoinha disparou para refrigerar o radiador o problema voltou de novo, já estou ficando louco...
BEBOTODAS
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 15
Registrado em: 26 Jun 2017, 09:07
Cidade: sao paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina

Re: VENTOINHA LOUCA!

Mensagem não lida por BEBOTODAS »

Já retirei o seletor do A/C e dei uma geral nele, como mostra no passo a passo aqui no fórum e o problema persiste...
Responder