Bomba d Água !

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Bomba d Água !

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Mesmo Trocando a Bomba d Água Ainda Esta Vazando , Por Que Será :?:
Daniel

Se o vazamento era pela bomba d'água, ela pode vazar em 3 lugares:

1- Pelo selo do rolamento. aí tem de substituir a bomba, ou o rolamento.
2- Pela guarnição (gaxeta) que envolve o anel de retenção da bomba. aí troca-se a gaxeta. Se o assento da gaxeta no bloco estiver corroído, tem-se que preencher os buracos com algum material apropriado antes de substituir a gaxeta.
3- Pelo gargalo de metal onde vai a mangueira de entrada de água da bomba. Aí deve-se substituir o gargalo.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
ricardoximenis
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 214
Registrado em: 01 Out 2014, 13:08
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Bomba d Água !

Mensagem não lida por ricardoximenis »

Blz amigos estou com um problema com a instalação de uma bomba d água marca Indisa, quando a instalei a polia dela fica rente a lata não permitindo que eu gire ela de forma a tensionar corretamente a correi dentada alguém já teve este problema e como resolveu ? Em resumo eu teria que puxar a polia dela mais pra fora para que a lata fique atrás mas a polia é de plastico o que poderia se quebrar
Atual: Monza Classic SE Automático 1990 - Gasolina - Manual e Nota fiscal de Compra - Lacrado
Ex Monza Classic SE Automático 1992 - Gasolina - Lacrado
Ex Monza Classic SE 1987 - Etanol
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Bomba d Água !

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Qual ferramenta está usando para movimentar a bomba d'água? Se a polia estiver fora da posição, vai comprometer a correia dentada.

Essa é a ferramenta indicada para movimentar a bomba d'água e tensionar a correia dentada:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... source=gps

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
ricardoximenis
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 214
Registrado em: 01 Out 2014, 13:08
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Bomba d Água !

Mensagem não lida por ricardoximenis »

O problema é que a polia esta pra traz teria que esta mais a frente pra não pegar na lata, tem como chegar a polia pra frente sem estragar a mesma ?
Atual: Monza Classic SE Automático 1990 - Gasolina - Manual e Nota fiscal de Compra - Lacrado
Ex Monza Classic SE Automático 1992 - Gasolina - Lacrado
Ex Monza Classic SE 1987 - Etanol
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Bomba d Água !

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

ricardoximenis escreveu: 05 Dez 2017, 22:00 O problema é que a polia esta pra traz teria que esta mais a frente pra não pegar na lata, tem como chegar a polia pra frente sem estragar a mesma ?
Tenha certeza de que a proteção de metal esteja montada corretamente e, se a bomba for nova, troque na garantia por outra peça. Não monte com a polia desalinhada.
Tenha certeza de que a bomba d'água aplicada tem aplicação ao seu Monza. Há vários modelos de bomba d'água para motores Chevrolet. Só o Monza tem 3 aplicações diferentes.

Esse tipo de peça eu procuro utilizar a de melhor qualidade. Temos relatos aqui no fórum e em outras comunidades, de que a bomba d'água Nakata é de boa qualidade e tem polia e impulsor de metal.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Bomba d Água !

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

estou com um problema com a instalação de uma bomba d água marca Indisa, quando a instalei a polia dela fica rente a lata não permitindo que eu gire ela de forma a tensionar corretamente a correi dentada
Ricardo

Como disse o Carlos Freire, existem inúmeros modelos de bomba d'água, os Monzas usam 3 tipos diferentes, de acordo com o ano de fabricação do carro (apesar do próprio ChepChev mostrar apenas dois tipos, um para Monzas de 1982 a 1995 e outro para Monzas de 1996).

E para complicar, o próprio catálogo de bombas Indisa 2018 tem erros. Conte os dentes da polia da bomba que você instalou. Devem ser 21 dentes. Se tiver 25 é para Monzas 1996. Se tiver 19 ou 23 é para outros modelos de carro.
Outra coisa: existem bombas que têm atrás da polia uma chapa. São aplicáveis em Monzas cuja chapa de proteção é diferente. Segundo o catálogo de peças ChepChev, Monzas 1987 e 1988 saíram com essa capa de proteção diferente. As bombas para esses carros tem uma chapa de proteção acoplada à própria polia dentada da bomba.
alguém já teve este problema e como resolveu ? Em resumo eu teria que puxar a polia dela mais pra fora para que a lata fique atrás mas a polia é de plastico o que poderia se quebrar
A bomba dágua que eu tenho instalada no meu Monza está lá desde 2007, ou seja, 10 anos, sem problemas. Não me lembro da polia dela ser de plástico. Se não me falha a memória, é de metal.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
ricardoximenis
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 214
Registrado em: 01 Out 2014, 13:08
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Bomba d Água !

Mensagem não lida por ricardoximenis »

Problema resolvido, a bomba d água marca Indisa tem a polia maior e mais pra dentro o que faz pegar na lata, troquei na garantia por uma da marca urba sendo a polia de metal e muito menor assim sendo não pega nem na capa plastica e nem na lata de proteção, as duas marcas indisa e urba codigo de referencia UB0149,
Obrigado pela ajuda amigo
Atual: Monza Classic SE Automático 1990 - Gasolina - Manual e Nota fiscal de Compra - Lacrado
Ex Monza Classic SE Automático 1992 - Gasolina - Lacrado
Ex Monza Classic SE 1987 - Etanol
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Bomba d Água !

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Se a polia tem tamanho diferente, certamente não tem aplicação para o seu Monza. Se a polia é maior ela tem mais dentes. As polias da bomba d'água, juntamente com as polias dentadas do virabrequim e do comando de válvulas são muito importantes estarem dentro da aplicação do motor, para manter o sincronismo do motor.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder