Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Fotos e Vídeos de Monza! Envie imagens do seu carro!
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Mensagem não lida por 500EF »

O engraçado é que eu já tinha manômetro de combustível mesmo quando ele ainda era original e ele nunca pressurizou a linha no pós-chave. Nem mesmo aquela "injetadinha" que os modernos fazem (alguns já fazem até ao abrir a porta do motorista)

Ele só aciona a bomba depois do arranque mesmo.

De qualquer forma, aqui as fotos do relé aberto... Um dia eu coloco na bancada e meço os pinos com osciloscópio para ver o comportamento de cada um...

Mas, já coloquei o novo lá e dei um trato nos contatos, inclusive nos do fusível de 30A da bomba. O carro voltou a pegar no estalo, sonda lambda com leitura dentro do esperado mesmo com pressão de turbo...

Só vou ter que ver depois porque o pressostato/solenóide da wastegate não estão funcionando... Na saída para teste, o carro deu uma lixada de terceira forte demais, como eu nunca tinha visto... Muito animal! Eu logo imaginei que isso não poderia ser apenas por ter melhorado a alimentação elétrica da bomba e aí, quando olhei para o manômetro do turbo, estava para lá dos 1,5 bar... Ainda bem que vi a tempo e tirei o pé antes que alguma coisa explodisse... (Pelo menos eu espero que sim... kkkkk)

Relé:
Imagem

Imagem

Sinal claro de aquecimento na região dos contatos... mas acho que dá para limpar e refazer as soldas, para deixar este relé como reserva, no porta-luvas.
Imagem
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Mensagem não lida por Rafaelo »

500EF escreveu: 16 Out 2017, 10:26 O engraçado é que eu já tinha manômetro de combustível mesmo quando ele ainda era original e ele nunca pressurizou a linha no pós-chave. Nem mesmo aquela "injetadinha" que os modernos fazem (alguns já fazem até ao abrir a porta do motorista)
o dispositivo é pra fazer isso, pressurizar antes da partida.

funciona assim. em ordem
1º ao ligar a igniçao é mandado um sinal positivo pro 555, dae ele atraca aquele NPN ali do lado(temporizado), depois o indutor passa por ele ligando a bomba de combustivel.
2º o tempo de esgota e a bomba desarma, devido a configuraçao dos componentes. so de ver ja identifiquei ali um polarizado de valor elevado pra fazer a contagem regressiva.
3º o sinal 50 quando tu dar arranque faz ativar direto a bomba sem temporização.
4º existem dois caminhos de funcionamento para esse rele.

olhei o diagrama dele e logo entendi a lógica elétrica dele.

tem que pressurizar, senao a partida se torna dificil em determinadas ocasiões, ate hoje nunca vi uma IE que nao pressuriza-se.


obs: aquele negocio que parece 'caramelo' é o fluxo de solda que nao foi limpo, muito comum em alta produçao acontecer isso. tambem tem o verniz dieletrico mergulha nessa placa deixando ele brilhoso e protegido contra corroçao. muito comum seu uso em esses dispositivos. se fosse aquecimento o envólucro de plastico estaria derretido e julgando a foto nao parece.

me parece normal teu rele, o problema deve ser mesmo la no teu terminal faston
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Mensagem não lida por 500EF »

Faz muito sentido tudo isso que você escreveu...

Além de fazer uma pré-pressurização na linha, não vejo outro motivo para a existência do CI temporizador 555.

Só acho estranho que o ponteiro do manômetro nem mexe só de virar a chave... Mesmo se virar e desvirar várias vezes...

Depois vou até refazer o teste com o relé novo... vai saber se o DNI velho que estava lá só estava funcionando no circuito pós-arranque também...
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Mensagem não lida por Rafaelo »

500EF escreveu: 16 Out 2017, 12:57 Faz muito sentido tudo isso que você escreveu...

Além de fazer uma pré-pressurização na linha, não vejo outro motivo para a existência do CI temporizador 555.
pois é, eu tb. esse rele alimenta uma parte da ECU tambem, mas temporizar isso? não tem muita logica.

olhei o diagrama eletrico do monza oficial, e lembrei que tem o sinal de rotaçao do motor (1) acho que vai no pino L.

obs: Caso ele nao pré-pressurize como tu comentou, entao ele temporiza por pulso de rotaçao.
exemplo:

* motor recebeu pulso, atraca o rele constantemente em quanto tiver pulso de rotação.
SENAO
* se falhar o pulso por tanto tempo, ele pressuriza por uns ex 2 seg e logo para... sei lá tb. mas acho que seja a primeira hipótese.

mas oque da pra saber que a bomba é temporizada sim.

o Ci 555 é da classe Flip-Flop, é destinado a esse tipo de aplicaçao mais complexas.


teste os pinos 50 e L eles vao ser a chave da tua respostas. sinceramente acredito que seja isso, pq nao acredito que um grupo de Eng projetaria um injeção eletronica sem pressurizar a linha antes. entao estamos falando e fazendo como os carburador? rsrsrs nao faz sentido.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Mensagem não lida por 500EF »

Uma hora vou fazer isso mesmo... fiquei curioso com este 555 lá...

Eu acho que está mais para o que você imaginou ali em cima, dele temporizar depois de ter recebido o primeiro sinal de rotação do distribuidor.

Porque tem outro detalhe que lembrei agora. Minha bomba é externa, barulhenta (daquelas retrabalhadas para 'trocentos bar'). E se ligasse só de virar a chave (sem arranque), eu ouviria até com os vidros fechados...

Mas vou testar e medir de qualquer forma, para tirar a dúvida... Nem que tenha que ligar uma lâmpada 12v nos pinos da bomba e ficar olhando ela enquanto viro a chave... :)
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

*
motor recebeu pulso, atraca o rele constantemente em quanto tiver pulso de rotação.
SENAO
* se falhar o pulso por tanto tempo, ele pressuriza por uns ex 2 seg e logo para... sei lá tb. mas acho que seja a primeira hipótese.
Eu acredito que seja mais essa opção, pois que me lembro o Monza MPFI e o Kadett GSI não funciona a bomba enquanto não da partida. Diferente do Monza e Kadett EFI que pressuriza ao ligar a chave e depois desliga, voltando a ligar depois que dá a partida.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Mensagem não lida por Rafaelo »

Carlos A. Freire escreveu: 16 Out 2017, 16:40 *
motor recebeu pulso, atraca o rele constantemente em quanto tiver pulso de rotação.
SENAO
* se falhar o pulso por tanto tempo, ele pressuriza por uns ex 2 seg e logo para... sei lá tb. mas acho que seja a primeira hipótese.
Eu acredito que seja mais essa opção, pois que me lembro o Monza MPFI e o Kadett GSI não funciona a bomba enquanto não da partida. Diferente do Monza e Kadett EFI que pressuriza ao ligar a chave e depois desliga, voltando a ligar depois que dá a partida.

Abs,

Carlos Freire
pode ser...

mas tb nao pressurizar a pre partida seria um erro e tanto de engenharia. pq ele pulsaria jatos de ar! e bolhas, especialmente em dias frios prejudicando a partida. em todas ECU que conheço todas elas pre pressuriza, ta certo que sao digitais, mas mesmo essa analogica da pra fazer, na verdade todo esse dispositivo do rele temporizado indica isso. mas senao tem ao meu ver alguem nao estudou o suficiente na faculdade :D

----------------

a marca de injeção que tenho, quando projetei ja deixei isso como basico do basico, 2 seg de pressurizaçao. alem disso ele tem a função Primer Pulse, que remove todo o ar da linha antes da partida. resultado disso é partidas de < 2.5 seg a 13ºC com E100 e sem uma gota de gasolina. > 15º leva 1.2 seg

os cara poderiam ter se esforçado um pouco mais nessa!
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Quando tiver um Monza MPFI ou Kadett GSI próximo, vou verificar. Provavelmente acontecerá no próximo Encontro do Monza Clube, no dia 29/10/2017.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder