...pois de 93 diante não conta mais com o pré tensionador, que você consegue deixar frouxo na forma de ajuste, de forma que o cinto não fique puxando e incomodando
Os carros modernos agora vêm com pré tensionadores, que na verdade, fazem um trabalho diferente ao dos Monzas mais antigos. No Monza serviam para aumentar o conforto, e no caso dos carros modernos serve para 'arrochar' o sujeito antes que o cinto trave pelo sistema normal.
Como o nome está dizendo, eles dão uma pré tensão ao cinto, na hora em que acontece uma colisão, de forma a não deixar o corpo do ocupante avançar como nos cintos atuais ou os de inércia (com o tal pêndulo).
Eles possuem um dispositivo explosivo que, antes do cinto travar, dá uma puxada no mesmo, colando o ocupante ao banco.
Por falar em pêndulo, eu fui tripulante de um avião em que os cintos e suspensórios dos tripulantes (piloto, copiloto, mecânico de voo e radiotelegrafista possuíam esse dispositivo de inércia (o pêndulo). Ele só travava se houvesse uma desaceleração do avião.
Muito tripulante novo sentava e tentava testar o cinto, dando aquela puxadinha para ver se travava. Como não travava, virava pra mim e dizia que o cinto estava defeituoso. E lá ia eu explicar que não era como em muitos outros aviões.
No caso do avião em questão, havia uma alavanca que travava manualmente o cinto. Era para ser acionada em caso de pouso forçado (antes do pouso, certamente), para garantir o travamento.
No caso do avião, ele não poderia usar cinto como nos Monzas mais novos, pois para alcançar alguns comandos era necessário esticar o corpo e o cinto prenderia. Mesmo não sendo, eu só prendia os suspensórios (que pegam nos ombros e puxam para baixo, não deixando o tripulante avançar o tronco), depois que estivesse tudo pronto para decolagem, com o avião alinhado na cabeceira da pista, para decolagem.
Abs