Temporizador do limpador de para-brisa

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Temporizador do limpador de para-brisa

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Esse interruptor é feito por uma chapinha nas costas da engrenagem e terminais elétricos fixados na tampa da carcaça, que faz contatos com a chapinha.
Essa chapinha é desenhada de forma que fecha ou abra contato com esses terminais ligando ou desligando o motor do limpador. Quando o motor do limpador para na posição de descanso, é onde os terminais não fecham contatos. Por isso ao dar apenas um toque ele sempre vai completar o ciclo.
Para iniciar o ciclo novamente, é preciso ter alimentação vinda da chave ou do relê temporizador.
Não sei se vocês se lembram, mas se remover o relê temporizador o motor não completa o ciclo e pára onde se desliga a chave/alavanca. O mesmo não acontece em veículos sem temporizador do limpador.

Então, o Monza, pelo menos, não tem interruptor separado no motor e para iniciar um novo ciclo a alimentação pode estar vindo da chave/alavanca, do relê temporizador ou esses terminais quebraram ou amassaram e estão fechando curto.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
mspagiari
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 729
Registrado em: 03 Abr 2015, 00:22
Cidade: Itanhaem
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Temporizador do limpador de para-brisa

Mensagem não lida por mspagiari »

Bom,vou tentar verificar coim base nas orientações dos colegas,mas onde fica este rele temporizador?

Lembro q o defeito é ocasional, ocorre desde q comprei o monza, chego a esquecer dele...

Mas vou tentar arrumar por conta e com ajuda de vcs, pq se levar no mexanico ele vai destruir tudo, vai fazer mais ou menos isto com o carro:

https://youtu.be/y7bQWWCDObk?t=7
monza club 1994 azul
ex-monza 1989 sle preto
Avatar do usuário
mspagiari
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 729
Registrado em: 03 Abr 2015, 00:22
Cidade: Itanhaem
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Temporizador do limpador de para-brisa

Mensagem não lida por mspagiari »

Bom, o defeito começou de novo (liga e não desliga limpador ) ,mas acontece apenas com o motor em funcionamento, com o motor desligado e somente com a chave no contato o limpador funciona normal...

Pior q se eu der farol alto na chave de seta pára o defeito !!!! ??????????? :shock:
monza club 1994 azul
ex-monza 1989 sle preto
Avatar do usuário
mspagiari
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 729
Registrado em: 03 Abr 2015, 00:22
Cidade: Itanhaem
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Temporizador do limpador de para-brisa

Mensagem não lida por mspagiari »

Dei uma olhada nas lampadas, fusiveis, td ok, mas se eu ligar o limpador com o carro desligado, funciona normal, se eu ligar o motor e ligar o limpador ele não pára de funcionar, mas se ligar o farol alto ele pára !!!! :oops:

Só pára o limpador se eu desligar o contato ou ligar o farol alto !!!


Porem o farol alto não funciona mais, só o lampejador.

Aproveitando o tópico, gostaria de saber o jeito mais facil de fazer a milha original acender independente do farol alto.
monza club 1994 azul
ex-monza 1989 sle preto
Avatar do usuário
mspagiari
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 729
Registrado em: 03 Abr 2015, 00:22
Cidade: Itanhaem
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Temporizador do limpador de para-brisa

Mensagem não lida por mspagiari »

A chave de seta iria interferir no limpador? pois ao dar farol alto o defeito pára, lembrando q com o motor desligado o limpador funciona ok, alguem pode dar uma dica? abs.
monza club 1994 azul
ex-monza 1989 sle preto
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Temporizador do limpador de para-brisa

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

A chave de seta e a do limpador não tem nenhuma ligação elétrica ou mecânica. Inclusive podem ser trocadas individualmente.
Quanto ao defeito, tem que avaliar... Vale lembrar que o Monza a partir de 94 tem um módulo com todos relês ou funções temporizadas, inclusive, esse módulo tem essas duas funções incorporadas.
Faz parte as funções:
- Seta e alerta
- Temporizador do limpador
- Desembaçador traseiro
- Luz do salão (somente 94 e 95, 96 a própria luminária faz essa função)
- Farol baixo ligado sem a chave e após um toque na alavanca de seta, lampejo.

Como seu é Monza Club não tenho certeza se tem esse módulo. Se tiver fica fixado na carroceria, acima da caixa de fusíveis. A avaliação consiste em verificar as tensões de entrada e saída. Infelizmente não tenho o esquema desse módulo, mas na sua caixa informa as ligações dos relês.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
mspagiari
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 729
Registrado em: 03 Abr 2015, 00:22
Cidade: Itanhaem
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Temporizador do limpador de para-brisa

Mensagem não lida por mspagiari »

Obrigado pela resposta Carlos, eu pesquisei na net e fiquei sabendo deste módulo,mas dei uma olhada na caixa de fusiveis, em cima, embaixo, ao redor e não achei ele. Ele fica bem escondido?

Como falei o defeito é estranho, seta e alerta funcionam normal, farol baixo tb, lampejador do alto tb, a luz de salão não tem temporizador,o desembaçador não funciona desde q comprei o carro.

O temporizador do limpador e as 2 velocidades funcionam normalmente com o motor do carro desligado, mas se ligar o motor ai acontece o pepino, o motor não pára, mas se lampejar farol alto pára !!!
monza club 1994 azul
ex-monza 1989 sle preto
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Temporizador do limpador de para-brisa

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

mspagiari, esse módulo fica acima da caixa de fusíveis, fixado na carroceria e o acesso é por trás da caixa de fusíveis. Há muitos fios nessa área e podem esconder o módulo.
Como disse, esse módulo engloba muitas funções e relês, mas dentro dele elas são separadas. Ou seja, pode apenas 1 função ter problema.
Os defeitos que vi nesse aparelho, todos teve causa por trilha da PCI interrompida. Refeito a trilha, voltou ao normal e, a maioria dos defeitos que vi, estava relacionado ao limpador de para brisas.

Como disse também, não lembro se o Club tem esse módulo, pois as séries especiais, com exceção do 500EF, todas tem base nos modelos básicos (SL ou GL). Tenho um amigo que tem um Club 94/94, não fiz manutenção nessa parte do carro dele, mas por ter ajuste de tempo no temporizador do limpador ( ajusta o tempo do temporizador entre 2 e 28 segundos) , como é o caso do meu GLS 96, entendo que também tem esse módulo.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder