Viagem dúvida no consumo

Espaço para assuntos diversos que não se encaixam nas outras categorias.
Avatar do usuário
Cris
Mensagens: 4
Registrado em: 30 Jan 2017, 20:44
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Outra

Viagem dúvida no consumo

Mensagem não lida por Cris »

Farei uma viagem ao nordeste mas tenho dúvidas a respeito do quanto precisarei (dinheiro para combustível) meu Monza é um SLE 2.0 Carburador a Álcool.

Origem: São paulo
Destino: Pernambuco
Acredito que da em torno de 2.500km.
Quanto faz por litro na estrada? Quanto de dinheiro precisarei? Valeu amigos agradeço desde já pela atenção!
Monza SLE 2.0 1988 Álcool
jorgeAP
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1058
Registrado em: 30 Jun 2013, 04:56
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Viagem dúvida no consumo

Mensagem não lida por jorgeAP »

Olá boa tarde! Pode ir comparando as experiências dos amigos daqui que cada caso deva ser diferente daí vc tira uma média.
Minha experiência com estrada e foram muitas são com um MONZA AUTOMÁTICO que na estrada rende bem, porém é um carro a ÁLCOOL, ele já fez em estrada até 10 km/l com álcool, lembro que sempre bem regulado e com o pé bem leve, 3 pessoas, e poucas bagagem,
Em si tratando de dinheiro e complicado tem-se de pensar que o combustível na estrada é MAIS CARO em algumas regiões do PAÍS e BEM mais caro, melhor pesquisar os preços, mas eu levaria pelo menos o valor de 2 tanques cheios em dinheiro vivo, a mais por precaução, um cartão de crédito e débito para imprevistos.
Monza 91 automático (o melhor)
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Viagem dúvida no consumo

Mensagem não lida por 500EF »

E principalmente para viagens mais longas assim, não deixe de dar uma olhada se não tem promoção de nenhuma companhia aérea...

Lembro de uma vez que eu tinha que ir à SP e já estava com tudo programado para ir de carro. Aí recebi um email da gol com passagem a R$ 50,00 o trecho.

Além de economizar uma boa grana, ganhei um dia, somando os tempos que perderia na ida e na volta.
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Avatar do usuário
Cris
Mensagens: 4
Registrado em: 30 Jan 2017, 20:44
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Outra

Re: Viagem dúvida no consumo

Mensagem não lida por Cris »

jorgeAP escreveu: 18 Jun 2017, 14:55 Olá boa tarde! Pode ir comparando as experiências dos amigos daqui que cada caso deva ser diferente daí vc tira uma média.
Minha experiência com estrada e foram muitas são com um MONZA AUTOMÁTICO que na estrada rende bem, porém é um carro a ÁLCOOL, ele já fez em estrada até 10 km/l com álcool, lembro que sempre bem regulado e com o pé bem leve, 3 pessoas, e poucas bagagem,
Em si tratando de dinheiro e complicado tem-se de pensar que o combustível na estrada é MAIS CARO em algumas regiões do PAÍS e BEM mais caro, melhor pesquisar os preços, mas eu levaria pelo menos o valor de 2 tanques cheios em dinheiro vivo, a mais por precaução, um cartão de crédito e débito para imprevistos.
Obrigado pela dica jorge!
Monza SLE 2.0 1988 Álcool
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Viagem dúvida no consumo

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Cris

Meu carro é à gasolina, por isso não respondi à sua pergunta até agora. Eu esperava que, dentre as centenas (ou mais) de usuários com Monzas à etanol, muitos lhe respondessem.
Como sua dúvida teve poucas respostas, me atrevo a tecer algumas considerações;
Meu Monza EFI faz um pouco menos de 12 Km por litro. Como é divulgado sempre que um carro á álcool consome 30% mais (tanto que só é aconselhável abastecer com álcool um carro flex se o preço do álcool estiver a menos de 70% do preço da gasolina), seu Monza deve fazer uns 8 a 9 Km por litro. Acho que você deveria fazer o seguinte:
- procurar se informar quantos Km você vai rodar, considerando a ida, a volta e os percursos que você pretende fazer enquanto estiver no Nordeste (um gps pode esclarecer isso de quilometragem para você),
- Procurar se informar, pela internet, dos preços do álcool nos lugares onde pretende abastecer. O álcool é um combustível que varia demais de um lugar para outro. Aqui no Rio de Janeiro, por exemplo, ele é caríssimo o ano todo, mesmo no período de safra da cana. :(
De posse desses dados, será possível um cálculo aproximado das despesas com combustível.
Não se esqueça de que também vai gastar com pedágios (quando viajo do Rio para Ribeirão Preto, um trecho de 730 km (só ida) gasto quase mais com pedágio do que com combustível. Existe também a possibilidade de algum problema mecãnico na estrada. Tudo isso deve ser levado em consideração.
Sobre a sugestão de viajar de avião, realmente às vezes é vantajoso. O ruim é que você vai ficar a pé no seu destino. Pode ter que gastar com taxi, Uber, ou outro meio de transporte. Por outro lado, se você estiver viajando com mais de 2 pessoas com você, aí avião fica impraticável de caro.

Desculpe se minha resposta desanimou você. Mas é que já viajei muito e também já tive problemas que, se eu não estivesse preparado financeiramente, teria sido muito ruim. Depender de mecânico em lugares fora da sede significa muitas vezes ser explorado. Eu já fui. :(

Abraços e boa sorte
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Responder