Pinças de Freio

Assuntos específicos relacionados à freios e suspensão.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Pinças de Freio

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

rafamts escreveu:Pessoal, não sei se é o tópico correto, mas vou perguntar. Estou dando uma geral na suspensão do carro e na hora de remontar tudo tive problema de emperramento no êmbolo da pinça de freio. Resolvi desmontar tudo. Vou trocar o kit. Estou em dúvida na remontagem do êmbolo ou melhor, na colocação da coifa de proteção. No manual de reparos do monza não fico bem claro como proceder. Alguma sugestão?
De que Monza estamos falando? Freio dianteiro o traseiro?

Faz alguns anos que troquei todos reparos das pinças de freio dianteiro do Monza GLS 94 de um amigo. Foi trocando inclusive o embolo.
Se não me falha a memória, é mais fácil colocar a coifa do embolo primeiro na pinça e depois, passar o embolo por ela até o local de encaixe.
Pelo pouco que lembro, tentei colocar da forma inversa e não conseguia encaixar a coifa na pinça. É uma manutenção que não fazemos todos os dias, fica difícil lembrar, rs! De qualquer maneira, de uma forma ou de outra não é complicado essa manutenção e, no momento se verifica a melhor maneira de executar o serviço.

Não esqueça de limpar e lubrificar os pinos deslizantes das pinças do freio dianteiro e do traseiro (se tiver).

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
rafamts
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1537
Registrado em: 04 Abr 2007, 17:41
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Pinças de Freio

Mensagem não lida por rafamts »

Carlos, monza 94 GL. Freio dianteiro. Vou fazer isso mesmo. Primeiro a coifa na pinça e depois passo o êmbolo por dentro da coifa. Meio medo é rasgar a coifa!!! No manual de reparos as informações estão confusas. Inclusive sugerindo prender a coifa com anel. Confuso, já que existe canaleta tanto no êmbolo quanto na pinça.

O problema de engripamento é só no lado do motorista. Devo trocar também o do lado do carona? Tenho que fazer a sangria em todo o sistema após essa manutenção nas pinças?
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Pinças de Freio

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Se a coifa for de boa qualidade ela não rasga.
Se uma pinça engripou, o problema deve ter sido com a falta de manutenção e não troca de fluído de freio nos prazos recomendados.
Recomendo que faça nas duas e, troque o fluído por um de boa qualidade. Depois faça a sangria em todas as rodas.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
rafamts
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1537
Registrado em: 04 Abr 2007, 17:41
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Pinças de Freio

Mensagem não lida por rafamts »

Ao remontar os êmbolos devo lubrificar seu alojamento na pinça com fluido de freio?
Avatar do usuário
rafamts
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1537
Registrado em: 04 Abr 2007, 17:41
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Pinças de Freio

Mensagem não lida por rafamts »

Remontei o êmbolo da pinça e seu retentor. Lubrifiquei tudo com fluido de freio. Aproveitei para trocar o fluido. Não havia ferrugem nos êmbolos. Para colocar a coifa do êmbolo fiz o seguinte: Vesti o êmbolo com a coifa começando pela sua parte alta, descendo bastante essa coifa para que a parte de baixo dela para poder encaixar na pinça. Depois de encaixada da pinça fui levantando a coifa aos poucos e baixando o êmbolo para dentro da pinça com auxílio de madeira e martelo. Depois só encaixar a parte da alta da coifa na canaleta do êmbolo.
guido_alves
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 65
Registrado em: 30 Jun 2011, 19:47
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Pinças de Freio

Mensagem não lida por guido_alves »

Rafaelo escreveu:isso, se for abaixo de 2002 certamente é freios de monza de outra fabricante.

pela pinça nao sei te informar, isso é uma coisa que tu tem que ver.
Entao Rafaelo eu fui verificar a motorizaçao do corsa SW ele é 1.0 16v do ano de 99 e o disco dele é igual do monza, mas com tu falou q essa pinça é superior ao do monza pela fabricante e tbm por ela ser maior e envolver mais o disco entao vou colocar-la no meu monza pra ver se tem diferença na frenagem qm sabe fica bem melhor q a di monza....
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Pinças de Freio

Mensagem não lida por Rafaelo »

sim, é os "freios do monza" mesmo so muda o fabricante, Ate é superior a todos usado no monza de fabrica.

isso, faça o teste e ve como fica. se ficar ruim retorne ao do monza, senao fique com ele e expalhe pro pessoal que freios Ate é melhor que a marca usada no monza.

so tem um detalhe: monzas ate 88 as ponteiras das linha de freio era uma coisa, e de 89 ate os dias de hoje(GM) é outro tipo. o formado da vedação mudou. se teu carro for esse tenha certeza que esta bem vedado. o pessoal nem sabe disso e acaba trocando as peças sem saber desse "problema"
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
guido_alves
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 65
Registrado em: 30 Jun 2011, 19:47
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Pinças de Freio

Mensagem não lida por guido_alves »

Blz pode deixar se for melhor q a do monza vou espalhar pro pessoal assim teremos mais uma opçao pra melhorar o freio de nossos monzas rsrs

E o q é ponteira da linha de freio e vedaçao?
Responder