Sensor de Velocidade

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Sensor de Velocidade

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

O aterramento do VSS vai na carcaça do alternador. Verifique se esse aterramento não está solto ou ligado ao positivo. É comum cometerem esse erro após manutenção no alternador.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Enéias
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 622
Registrado em: 04 Set 2010, 00:14
Cidade: Eldorado do Sul
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Sensor de Velocidade

Mensagem não lida por Enéias »

Carlos A. Freire escreveu:O aterramento do VSS vai na carcaça do alternador. Verifique se esse aterramento não está solto ou ligado ao positivo. É comum cometerem esse erro após manutenção no alternador.

Abs,

Carlos Freire
Vish, o acesso ao alternador alí é bem complicado, pouco espaço. Tempos atras fiz o "big 3", que é o reforço no aterramento +/- e do motor, vou revisar quando conseguir.
Teria alguma foto ou a cor do fio que é o aterramento do VSS?

Abraço.
MONZA CLUB 2.0 EFI 94 AZUL CEZANE PEROLIZADO

FOTOS MONZA CLUB
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=15011
TUTORIAL- Forro de portas Monza Tubarão
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=14&t=33616
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Sensor de Velocidade

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Foto não, mas se não estiver enganado é um fio de cor marron. Seria simples se testasse o aterramento e a tensão de entrada do VSS. Logo de cara saberia qual defeito, se é que o defeito está ali.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Enéias
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 622
Registrado em: 04 Set 2010, 00:14
Cidade: Eldorado do Sul
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Sensor de Velocidade

Mensagem não lida por Enéias »

Carlos A. Freire escreveu:Foto não, mas se não estiver enganado é um fio de cor marron. Seria simples se testasse o aterramento e a tensão de entrada do VSS. Logo de cara saberia qual defeito, se é que o defeito está ali.

Abs,

Carlos Freire

Realmente Carlos, mas não consigo testar, logo chego neste naipe rsrsrs. Li em outro tópico que tem um fusivel da luz de marcha ascendente, vou revisar os fusíveis amanhã. Achei uma foto em outro tópico sobre o mesmo assunto, ou similar:
OctaviusAntonio escreveu:Bom dia Pessoal,

Pesquisei no Forum mas nao achei, referente a conexoes do Alternador do Monza, Tenho um Monza Classic SE Automático 2.0 EFI e verifiquei que na conexao como na foto abaixo (retirei de um topico de um colega nosso Monzeiro) pois meu celular foi para assistencia e nao consigo tirar uma foto.

No meu alternador tinha um conector sem o fio nesta conexao do alternador, eu nao sei o que estava ligado pode me ajudar...

E outra coisa meu Painel é digital e o RPM dele fica loooouco e de vez em nunca ele volta ao normal, e gostaria de saber onde fica a conexao do VSS do Monza Automatico pois quero saber tambem se o Terra está conectado no lugar certo...


Imagem


Obrigado.

De qualquer forma vou dar uma revisada no alternador e fusíveis amanhã.
MONZA CLUB 2.0 EFI 94 AZUL CEZANE PEROLIZADO

FOTOS MONZA CLUB
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=15011
TUTORIAL- Forro de portas Monza Tubarão
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=14&t=33616
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Sensor de Velocidade

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Essa foto é de um Monza caixote... Não tem o VSS.

O fio de aterramento do VSS vai na carcaça do alternador, em um dos prisioneiros.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Sensor de Velocidade

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Foto do chicote que contém o fio de aterramento do VSS. Notem que o terminal na ponta do fio tem o diâmetro dos parafusos de fixação do alternador no seu suporte.
É preciso ser muito distraído para ligar esse fio ao positivo do alternador, cujo parafuso é bem menor.
Mas como tudo é possível... :smt017

Na figura abaixo o fio marrom com o terminal com furo grande é o dito cujo.
Imagem

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Sensor de Velocidade

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Li em outro tópico que tem um fusivel da luz de marcha ascendente
Fusível da luz indicadora de marcha ascendente não consta do manual do meu Monza GLS 94.

Mas consta um fusível do VSS, o J2, de 10 A. O manual refere-se a sensor de distância, que é outro nome do VSS.
Ainda segundo o catálogo, o sensor de distância é aplicável a Monzas de 1989 (não diz qual opcional é exigido) pra frente.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Sensor de Velocidade

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

O sensor VSS também é utilizado para o Monza com CB e carburador. Como o CB passou a ser disponibilizado no Monza entre 89 e 93, vai constar no catálogo.

Aqui no fórum tem vários tópicos relatando que o reparador ligou o aterramento do VSS emugar errado, causando um mau funcionamento do sensor, marcha lenta instável e o não funcionamento da shift light.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder