Julio Cesar Ledo escreveu:Sim já li seus relatos achei legal mas seu carro não é original muito menos EFI ...
sim, mas não estou comparando ate pq é covardia fazer isso num sistema simples de um injetor, malha aberta, sem sensor de temp do ar, etc.
o Ronaldo tem um efi alcool 2.0 e com apenas 16°c de motor. pode esquecer que nao pega so no alcool E100 sem injetar gasolina, ele ate fez um video me mostrando isso em pratica. EFI e um carburador é a mesma coisa na função da mistura AF, a mistura acontece dentro do coletor e isso precisa de vazao na admissao pra acontecer coisa que nao acontece no arranque. dae não tem oque fazer a não ser injetar gasolina... não tem como pulverizar o alcool dentro do cilindro dessa forma na fase arranque. só sistemas MPFI/SFI/DI
o meu monza como tem o ultimo "motor de monza" familia 2, 3°geração(N20XF) é uma versao muito bem aperfeiçoada(existem 4 micro-bicos injetores de gasolina no pe da valvula quando acionado o tanquinho), e como uso uma ECU de engenharia aberta(não pertence a nenhum carro e a nenhum motor) ou seja posso cadastrar um motor virgem do zero tendo uma gama de funções pra melhorar o funcionamento no frio. ae que vem a eficiência.
oque quero dizer que so porque o monza EFI/carburado nao pega a menos de 16° no alcool sem auxilio não quer dizer que é por culpa do frio e do alcool. e sim do motor e do sistema de alimentação do mesmo que não é apropriado.
eu aqui com 8°C de motor, pega relativamente facil na primeira tentativa, apenas no alcool E100 sem auxilio de tanquinho, esse ano vou filmar mais partidas. apesar que meu monza ja tem instalado o sistema original do monza alcool e ja esta cadastrado a < 8° aciona o tanquinho e ate agora nem usei direito, e a ECU é mapeada só pra isso. eu mesmo duvidava que a menos de 13° pegaria no E100 sem gasolina, no começo não pegava nem com essa tecnologia toda do meu monza, depois de muitas horas programando o codigo fonte da ECU, muito estudo, varias horas de ajuste de programaçao do motor consegui esse magnifico resultado. muito superior a qualquer carro de fabrica inclusive ja vi civic sem gasolina do tanquinho negar fogo a meros 15° uma vergonha isso. e tambem vi montana, corsa, etc ainda bem que nao compartilho esses carros de produçao em massa. senão seria mais um se ferrando por ae!
Agora quem tem EFI nesse fase de partida, o motor carburador e um EFI é a mesma coisa. senao pulverizar no pé da valvula esquece... o EFI e carburador não tem vacuo suficiente na partida pra emulsificar a AF no momento arranque, ja o MPFI que é meu caso os 4 injetores principais pulveriza ao mesmo tempo o alcool quando ligo a chave igniçao e a bomba pressuriza(uma valvula adm vai estar aberta nesse momento). e ainda é feito uma rajada de pulsos... quanto mais frio mais rajadas de pulsos é feito, isso é mapeado peça ECU que usa a temperatura do motor como base, e quando vai se dar o arranque o motor ja esta com a nuvem de combustivel dentro do cilindro pronto pra ser comprimida, e os cilindros que estiverem com a valvula de ADM fechada ao abrir ja vai estar com combustivel no pe da valvula. sem falar no avanço de igniçao que é baseado pela temperatura do motor, é mapeado tb, o meu motor esta programado pra a 0°C avançar 40° APMS + inicial, e a 100°C avança apenas 10° APMS + inicial, no momento do arranque, tambem é mapeado, isso ajuda e muito pegar facil. sao funções que eu projetei na ECU, e ainda tem mais umas 2 funções desenhadas especialmente feitas pra motor alcool e frio. só não entendo pq as montadoras não estudam o suficiente, se eu consegui pq nao fazem? por isso que não gosto de carro de produçao em massa(original) nunca é como o dono quer e muito menos funcional 100% especialmente os mais antigos.
em fim...
sao os beneficios de um MPFI digital que poucos dão bola. a maioria so pensa em potencia e esquece da engenharia mecânica que tem por tras de tudo isso.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.