GASOLINA COM ALCOOL?

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
RafaelRodrigues
Mensagens: 3
Registrado em: 21 Mai 2015, 09:10
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: GASOLINA COM ALCOOL?

Mensagem não lida por RafaelRodrigues »

Marcio Shernk escreveu:COLOCAR GASOLINA COM ALCOOL EM UM CARRO A ALCOOL CAUSA ALGUM DANO? EXEMPLO HOJE COLOQUEI 80 REAIS DE ALCOOL E 15 REAIS DE GASOLINA.
DIZEM QUE É BOM PARA ABATER A AGUA QUE VEM NO ALCOOL.
SERIA 44 LITROS DE ALCOOL + 5,2 DE GASOLINA
Marcio,

até onde sei a água é resultado da queima (quando o combustível é bom), então não tem como vc zerar definitivamente o que sai no seu escapamento.

O fato é: Se tiver água no álcool, a gasolina nunca vai tirar isso.
Quer entender melhor seu carro?

Acesse: http://www.entendaseucarro.com.br

Não seja mais enrolado pelos "Mecânicos" de plantão...
Julio Cesar Ledo
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2086
Registrado em: 06 Mar 2012, 21:21
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: GASOLINA COM ALCOOL?

Mensagem não lida por Julio Cesar Ledo »

Venha para o Sul do país com o seu carro Etanol e veja se o Monza pega sem o tanquinho, só no sonho !

Temperaturas no inverno de 6ºc ou menos de manhã cedo as 07:30 da manhã, pode ficar o dia todo girando chave no Monza que NÃO VAI PEGAR !

Partida a frio no Sul do país é item obrigatório para carro a Alcool, seja injetado ou carburado.

Abraço !
jorgeAP escreveu:Só para relatar minha experiência com carro a Etanol/Álcool, sempre tive carros com esse combustível, parece que me persegue, mas nesse atual MONZA a 17 anos, ele é carburado, NUNCA COLOQUEI GASOLINA NEM NO TANQUE NEM NO RESERVATÓRIO que se encontra RESSECADÍSSIMO pelo tempo, a bombinha ainda funciona, que é automática, mas a coitada não vê cheiro de gasolina a muito tempo. Sempre puxo um pouco o afogador antes de ligar de manhã, pega fácil, aí espero 2 minutos, entre sair da garagem de ré, que é inclinada, não necessita acelerar, fechar o portão, abaixo ele, sem chegar no limite, e vou embora devagar até a portaria do condomínio, que a velocidade é 25 km/h só, chegou na portaria tá pronto pro uso.
Tive um MONZA 88 SL/E também movido a cachaça, esse sim andava muito, mas gastei UMA NOTA com bateria, e reparo de BENDIX, E AUTOMÁTICO, em 2 anos que fiquei com ele, mas deixou saudade.
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: GASOLINA COM ALCOOL?

Mensagem não lida por Rafaelo »

Julio Cesar Ledo escreveu:Partida a frio no Sul do país é item obrigatório para carro a Alcool, seja injetado ou carburado.
o meu pega de primeira em menos de 4 seg a meros 8 graus, abaixo disso precisa de auxilio gasolina. mas ae é pq meu sistema é superior, codigo fonte da ECU que projetei é otimizado, e etc.

tenho ate dois videos mostrando como é frio aqui, e olha que ano passado o inverno foi quente, pq nem negativo deu.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4217
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: GASOLINA COM ALCOOL?

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Marcio

Um dos fatores mais importantes quando se projeta um motor é adequar a sua taxa de compressão ao tipo de combustível usado.

Os motores dos nossos Monzas à álcool tem uma taxa de compressão bem mais alta do que os à gasolina.
Quando se coloca gasolina ao álcool, não se está beneficiando nada, apenas prejudicando, baixando a octanagem do álcool.

Como disse o Waldir, se vc coloca 44 litros de álcool e 5.2 litros de gasolina (na verdade são só 3,77, pois 27,5% dessa quantidade é álcool anidro), vai influir muito pouco.
Só vai servir para vc gastar mais dinheiro, principalmente se estiver em local onde álcool é barato.

Em teoria, se formos adicionando gasolina ao álcool, vai chegar um momento onde o motor comecará a 'grilar' (bater pino).

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Julio Cesar Ledo
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2086
Registrado em: 06 Mar 2012, 21:21
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: GASOLINA COM ALCOOL?

Mensagem não lida por Julio Cesar Ledo »

Sim já li seus relatos achei legal mas seu carro não é original muito menos EFI ...

Abração !
Rafaelo escreveu:
Julio Cesar Ledo escreveu:Partida a frio no Sul do país é item obrigatório para carro a Alcool, seja injetado ou carburado.
o meu pega de primeira em menos de 4 seg a meros 8 graus, abaixo disso precisa de auxilio gasolina. mas ae é pq meu sistema é superior, codigo fonte da ECU que projetei é otimizado, e etc.

tenho ate dois videos mostrando como é frio aqui, e olha que ano passado o inverno foi quente, pq nem negativo deu.
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: GASOLINA COM ALCOOL?

Mensagem não lida por Rafaelo »

Julio Cesar Ledo escreveu:Sim já li seus relatos achei legal mas seu carro não é original muito menos EFI ...
sim, mas não estou comparando ate pq é covardia fazer isso num sistema simples de um injetor, malha aberta, sem sensor de temp do ar, etc.

o Ronaldo tem um efi alcool 2.0 e com apenas 16°c de motor. pode esquecer que nao pega so no alcool E100 sem injetar gasolina, ele ate fez um video me mostrando isso em pratica. EFI e um carburador é a mesma coisa na função da mistura AF, a mistura acontece dentro do coletor e isso precisa de vazao na admissao pra acontecer coisa que nao acontece no arranque. dae não tem oque fazer a não ser injetar gasolina... não tem como pulverizar o alcool dentro do cilindro dessa forma na fase arranque. só sistemas MPFI/SFI/DI

o meu monza como tem o ultimo "motor de monza" familia 2, 3°geração(N20XF) é uma versao muito bem aperfeiçoada(existem 4 micro-bicos injetores de gasolina no pe da valvula quando acionado o tanquinho), e como uso uma ECU de engenharia aberta(não pertence a nenhum carro e a nenhum motor) ou seja posso cadastrar um motor virgem do zero tendo uma gama de funções pra melhorar o funcionamento no frio. ae que vem a eficiência.

oque quero dizer que so porque o monza EFI/carburado nao pega a menos de 16° no alcool sem auxilio não quer dizer que é por culpa do frio e do alcool. e sim do motor e do sistema de alimentação do mesmo que não é apropriado.

eu aqui com 8°C de motor, pega relativamente facil na primeira tentativa, apenas no alcool E100 sem auxilio de tanquinho, esse ano vou filmar mais partidas. apesar que meu monza ja tem instalado o sistema original do monza alcool e ja esta cadastrado a < 8° aciona o tanquinho e ate agora nem usei direito, e a ECU é mapeada só pra isso. eu mesmo duvidava que a menos de 13° pegaria no E100 sem gasolina, no começo não pegava nem com essa tecnologia toda do meu monza, depois de muitas horas programando o codigo fonte da ECU, muito estudo, varias horas de ajuste de programaçao do motor consegui esse magnifico resultado. muito superior a qualquer carro de fabrica inclusive ja vi civic sem gasolina do tanquinho negar fogo a meros 15° uma vergonha isso. e tambem vi montana, corsa, etc ainda bem que nao compartilho esses carros de produçao em massa. senão seria mais um se ferrando por ae!

Agora quem tem EFI nesse fase de partida, o motor carburador e um EFI é a mesma coisa. senao pulverizar no pé da valvula esquece... o EFI e carburador não tem vacuo suficiente na partida pra emulsificar a AF no momento arranque, ja o MPFI que é meu caso os 4 injetores principais pulveriza ao mesmo tempo o alcool quando ligo a chave igniçao e a bomba pressuriza(uma valvula adm vai estar aberta nesse momento). e ainda é feito uma rajada de pulsos... quanto mais frio mais rajadas de pulsos é feito, isso é mapeado peça ECU que usa a temperatura do motor como base, e quando vai se dar o arranque o motor ja esta com a nuvem de combustivel dentro do cilindro pronto pra ser comprimida, e os cilindros que estiverem com a valvula de ADM fechada ao abrir ja vai estar com combustivel no pe da valvula. sem falar no avanço de igniçao que é baseado pela temperatura do motor, é mapeado tb, o meu motor esta programado pra a 0°C avançar 40° APMS + inicial, e a 100°C avança apenas 10° APMS + inicial, no momento do arranque, tambem é mapeado, isso ajuda e muito pegar facil. sao funções que eu projetei na ECU, e ainda tem mais umas 2 funções desenhadas especialmente feitas pra motor alcool e frio. só não entendo pq as montadoras não estudam o suficiente, se eu consegui pq nao fazem? por isso que não gosto de carro de produçao em massa(original) nunca é como o dono quer e muito menos funcional 100% especialmente os mais antigos.

em fim...

sao os beneficios de um MPFI digital que poucos dão bola. a maioria so pensa em potencia e esquece da engenharia mecânica que tem por tras de tudo isso.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
jorgeAP
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1059
Registrado em: 30 Jun 2013, 04:56
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: GASOLINA COM ALCOOL?

Mensagem não lida por jorgeAP »

Julio Cesar Ledo escreveu:Venha para o Sul do país com o seu carro Etanol e veja se o Monza pega sem o tanquinho, só no sonho !

Temperaturas no inverno de 6ºc ou menos de manhã cedo as 07:30 da manhã, pode ficar o dia todo girando chave no Monza que NÃO VAI PEGAR !

Partida a frio no Sul do país é item obrigatório para carro a Alcool, seja injetado ou carburado.

Abraço !
Sim Julio, concordo com você que em baixas temperaturas não deve pegar sem o tanquinho. Mas o muito frio que enfrento por aqui é 9° na zona da mata de Minas, onde nasci mas que também não vou por lá ha muito tempo no inferno, não tenho muito parentes por lá, saí de lá menino. Gosto de litoral um pouco mas quente, Um friozinho é bem vindo sim, mas para ir para sua região, por considerar longe e pouco econômico para viajar de carro, iria SIM de avião.
Monza 91 automático (o melhor)
Julio Cesar Ledo
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2086
Registrado em: 06 Mar 2012, 21:21
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: GASOLINA COM ALCOOL?

Mensagem não lida por Julio Cesar Ledo »

Sim concordo contigo Alccol carburado ou injeção mais 'arcaica' sofrem muito p pegar sem auxilio (Tanquinho). Ali pelos 20ºc mesmo já começam os problemas, difícil de pegar. Aqui em floripa hj de manhã deu 19ºc. E não estamos no inverno ainda....

Acho muito bacana o sistema que vc montou para o seu Monza, digno de entrar em série, tive carro Etanol a minha vida toda seja carburado e injetado, e sempre morei no Sul do país... Curitiba, Lages, Florianópolis, essa região é frio no inverno.

É impressionante o seu sistema pegar a 8ºc no Alcool sem auxilio, legal mesmo, mas o seu sistema é customizado e otimizado até a soca para usar Alccol, vc deve estar usando uns mapas agressivos para este combustível e isso não existe em carros de série, é uma realidade sua, não nossa.

Recebemos sucata tecnológica desde sempre e as montadoras jamais iriam investir num projeto exclusivo como o seu em carros de série e Álcool.

Fico feliz em saber que conhecimento e tecnologia para isso temos, mas triste em constatar que o pró alcool morreu a muito tempo e não existe vontade de investir pra valer das montadoras (via subsidio do governo) para aprimorar o uso do Etanol.

Parabéns pelo seu carro, é um belo exemplo para esta conversa, mas não se aplica na prática pois de 1 milhão de monzas fabricados, somente o seu conta com essa tecnologia toda embarcada.

Estou usando Etanol no gol desde novo, nunca coloquei gasolina, e com a injeção dele nativa (uma bobina por cilindro) já anda muito bem com Alcool no frio, mas nunca testei partida a frio sem o tanquinho p ver se ele pega abaixo dos 19ºc...

Abraço !
Rafaelo escreveu:
Julio Cesar Ledo escreveu:Sim já li seus relatos achei legal mas seu carro não é original muito menos EFI ...
sim, mas não estou comparando ate pq é covardia fazer isso num sistema simples de um injetor, malha aberta, sem sensor de temp do ar, etc.

o Ronaldo tem um efi alcool 2.0 e com apenas 16°c de motor. pode esquecer que nao pega so no alcool E100 sem injetar gasolina, ele ate fez um video me mostrando isso em pratica. EFI e um carburador é a mesma coisa na função da mistura AF, a mistura acontece dentro do coletor e isso precisa de vazao na admissao pra acontecer coisa que nao acontece no arranque. dae não tem oque fazer a não ser injetar gasolina... não tem como pulverizar o alcool dentro do cilindro dessa forma na fase arranque. só sistemas MPFI/SFI/DI

o meu monza como tem o ultimo "motor de monza" familia 2, 3°geração(N20XF) é uma versao muito bem aperfeiçoada(existem 4 micro-bicos injetores de gasolina no pe da valvula quando acionado o tanquinho), e como uso uma ECU de engenharia aberta(não pertence a nenhum carro e a nenhum motor) ou seja posso cadastrar um motor virgem do zero tendo uma gama de funções pra melhorar o funcionamento no frio. ae que vem a eficiência.

oque quero dizer que so porque o monza EFI/carburado nao pega a menos de 16° no alcool sem auxilio não quer dizer que é por culpa do frio e do alcool. e sim do motor e do sistema de alimentação do mesmo que não é apropriado.

eu aqui com 8°C de motor, pega relativamente facil na primeira tentativa, apenas no alcool E100 sem auxilio de tanquinho, esse ano vou filmar mais partidas. apesar que meu monza ja tem instalado o sistema original do monza alcool e ja esta cadastrado a < 8° aciona o tanquinho e ate agora nem usei direito, e a ECU é mapeada só pra isso. eu mesmo duvidava que a menos de 13° pegaria no E100 sem gasolina, no começo não pegava nem com essa tecnologia toda do meu monza, depois de muitas horas programando o codigo fonte da ECU, muito estudo, varias horas de ajuste de programaçao do motor consegui esse magnifico resultado. muito superior a qualquer carro de fabrica inclusive ja vi civic sem gasolina do tanquinho negar fogo a meros 15° uma vergonha isso. e tambem vi montana, corsa, etc ainda bem que nao compartilho esses carros de produçao em massa. senão seria mais um se ferrando por ae!

Agora quem tem EFI nesse fase de partida, o motor carburador e um EFI é a mesma coisa. senao pulverizar no pé da valvula esquece... o EFI e carburador não tem vacuo suficiente na partida pra emulsificar a AF no momento arranque, ja o MPFI que é meu caso os 4 injetores principais pulveriza ao mesmo tempo o alcool quando ligo a chave igniçao e a bomba pressuriza(uma valvula adm vai estar aberta nesse momento). e ainda é feito uma rajada de pulsos... quanto mais frio mais rajadas de pulsos é feito, isso é mapeado peça ECU que usa a temperatura do motor como base, e quando vai se dar o arranque o motor ja esta com a nuvem de combustivel dentro do cilindro pronto pra ser comprimida, e os cilindros que estiverem com a valvula de ADM fechada ao abrir ja vai estar com combustivel no pe da valvula. sem falar no avanço de igniçao que é baseado pela temperatura do motor, é mapeado tb, o meu motor esta programado pra a 0°C avançar 40° APMS + inicial, e a 100°C avança apenas 10° APMS + inicial, no momento do arranque, tambem é mapeado, isso ajuda e muito pegar facil. sao funções que eu projetei na ECU, e ainda tem mais umas 2 funções desenhadas especialmente feitas pra motor alcool e frio. só não entendo pq as montadoras não estudam o suficiente, se eu consegui pq nao fazem? por isso que não gosto de carro de produçao em massa(original) nunca é como o dono quer e muito menos funcional 100% especialmente os mais antigos.

em fim...

sao os beneficios de um MPFI digital que poucos dão bola. a maioria so pensa em potencia e esquece da engenharia mecânica que tem por tras de tudo isso.
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
Responder