Motor parece trabalhar mais quente que o normal

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
sampsil
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Re: Motor parece trabalhar mais quente que o normal

Mensagem não lida por sampsil »

Agora esta assim : Na rodovia as vezes a temperatura vai caindo até a segunda marca, outras vezes não fica querendo passar do meio, passa um pouquinho e volta para o meio.
Na cidade fica no meio e passando um milimetro direto.
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luiz sle
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Re: Motor parece trabalhar mais quente que o normal

Mensagem não lida por luiz sle »

O meu ativa no meio e cai até um quarto, agora que troquei o radiex num passa de 1/4 na estrada a não ser que esteja muito infernal o calor ai sobe um poquinho mais de 1/4. Vi ali em cima que alguns monzas continuam com a ventoinha ligada após desligar o carro, isso é normal ? Pois o meu só funciona com contato virado ou ligado.
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
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José Leal
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Re: Motor parece trabalhar mais quente que o normal

Mensagem não lida por José Leal »

Amigos, no Vectra é o seguinte:

Com o AC desligado, na cidade, a temperatura sobe um pouco acima do meio (~92°C), daí as ventoinhas disparam na baixa, baixando a temperatura para ~88°C. Se tudo estiver de acordo, em nenhuma hipótese a velocidade alta das ventoinhas é solicitada.

Com o AC ligado, as ventoinhas ficam na baixa e a temperatura fica por volta de 80°C (1/4 da escala). Se passou disso, as ventoinhas disparam na velocidade alta, baixando a temperatura.

Provavelmente esse deve ser o mesmo esquema no Monza. Pena que no meu Monza, o sistema não estava funcionando corretamente.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
morpheu_sa
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Re: Motor parece trabalhar mais quente que o normal

Mensagem não lida por morpheu_sa »

Bem vamos lá peço ajuda a todos amigos monzeiros vamos ao relato:
-meu Monza e 1989 caixote pelado sem nada não tem ar nem vidro nem trava nada básico porém e xodó da casa veio ate mim sem pintura todo cheio de podre reformei e ficou 70% bem vamos ao problema fiz o motor recente com tudo do bom e do melhor só peças originais porém ta me dando dor de cabeça a temperatura ela sobe chega no mais meio a ventoinha arma e a temperatura sobe mais um pouco :smt011 bem seria 3/4 de temperatura o ponteiro não desce nem sobe fica ali paradinho porem como escuto bem notei algo estranho a ventoinha não desarma e isso ta mandando minha bateria para o saco :smt010 ai comecei a peregrinação troquei válvula termoestatica comprei cebolão novo cebolão 92°/87° e válvula 92°/103° bem ambas originais e nada mandei desmontar o motor a junta do cabeçote inteira a bomba dágua inteira mandei varetar o radiador e estava limpinho ou seja to sem opção já não sei onde mecher! Socorrooooooo! :smt021 alguem por favor pode me ajudar preciso muito solucionar este grande mistério!
Editado pela última vez por morpheu_sa em 25 Fev 2015, 23:27, em um total de 1 vez.
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Carlos A. Freire
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Re: Motor parece trabalhar mais quente que o normal

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Esse assunto já foi muito discutido aqui no fórum. A avaliação começa por aferir a temperatura de trabalho do motor, com termômetro de mira laser, para saber se o motor está aquecendo além do normal ou é um erro do marcador.
Verifique os aterramentos e trilhas da PCI do painel abertas.

Com motor funcionando e alternador em ordem, não vai mandar a bateria "para o saco" como disse. O alternador está enviando tensão a todo sistema elétrico.

Se o problema for mesmo do motor super aquecendo, a causa pode estar na troca de calor ou mangueiras conectada em local errado. Então, verifique se não há obstruções interna e externa no radiador e se a ventoinha está na velocidade e sentido corretos.

Abs

Carlos Freire
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morpheu_sa
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Re: Motor parece trabalhar mais quente que o normal

Mensagem não lida por morpheu_sa »

Carlos obrigado a ajuda vocês monzeiros sempre atenciosos eu como sei que conhecimento e tudo vou compartilhar meu aprendizado o problema era simples era aquele sensor que fica em cima da válvula termostática me parece que este sensor abre o circuito do eletroventilador fazendo ele desligar enquanto a agua não atinge a temperatura ideal quando a temperatura atinge o ponto ele aciona o eletroventilador bem problema resolvido a preço do sensor 19 reais defeito cabeludo que uma coisa simples resolveu e olha que gastei mandei varetar meu radiador sem necessidade troquei válvula termostática troquei cebolão e o defeito era o sensor de temperatura que fica em cima da válvula termostática! :smt023 :smt020
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jesuino b ferreira
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Re: Motor parece trabalhar mais quente que o normal

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

Carlos obrigado a ajuda vocês monzeiros sempre atenciosos eu como sei que conhecimento e tudo vou compartilhar meu aprendizado o problema era simples era aquele sensor que fica em cima da válvula termostática me parece que este sensor abre o circuito do eletroventilador fazendo ele desligar enquanto a agua não atinge a temperatura ideal quando a temperatura atinge o ponto ele aciona o eletroventilador bem problema resolvido a preço do sensor 19 reais defeito cabeludo que uma coisa simples resolveu e olha que gastei mandei varetar meu radiador sem necessidade troquei válvula termostática troquei cebolão e o defeito era o sensor de temperatura que fica em cima da válvula termostática
sua soluçao ficou confusa e pode levar a interpretaçoes erradas para os amigos que consultarem o topico.
aquele sensor(originalmente falando)serve para injetar gasolina na partida a frio do carro.
pode ser,que seu sistema estava com ar e na troca do sensor este ar saiu do sistema.
ele serve para tirar o ar do sistema de arrefecimento tambem.

o sensor que liga o eletroventilado ainda continua sendo o cebolao.

fale mais sobre esta alteraçao e deixe postado aqui para ficar mais claro a mensagem
nao me leve a mal,mas se seu carro tem alguma modificaçao nao original,deve ser descrito para
nao prejudicar futuras consultas amigo :smt023

um abraço e tudo de bom.
morpheu_sa
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Re: Motor parece trabalhar mais quente que o normal

Mensagem não lida por morpheu_sa »

:smt017 Ou meu motor e diferente ou não sei bem vamos lá retirei por curiosidade o fio do sensor que fica sobre a válvula termostática e meu injetor de partida a frio continuou funcionando porem o eletro ventilador não armava coloquei ele no lugar e bingo começou armar e desarmar naturalmente outra quando comprei o sensor vem escrito sensor de temperatura Monza 1.8/2.0 bem olhando o carro de frente do lado direito do bloco tem um sensor acoplado no mesmo e serve para o painel sem ele o painel não marca temperatura e do resto já sabemos para o que serve. :smt023
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