Boa tarde pessoal.
Aonde fica localizado o potenciômetro no monza 92? Ou ele não fica no mesmo lugar do 95 ou o meu está sem... :smt017
Obrigado.
Ajuste do potenciometro de CO2
- mello3
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Re: Ajuste do potenciometro de CO2
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- Carlos A. Freire
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Re: Ajuste do potenciometro de CO2
O potenciômetro de CO no Monza EFI em todos anos e modelos de fabricação, fica localizado no compartimento do motor, lado direito do carro, a frente da coluna do amortecedor. Se ainda tiver, fica coberto por uma tampa de cor amarela.
Abs,
Carlos Freire
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- mello3
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Re: Ajuste do potenciometro de CO2
Obrigado pela informação Carlos.Carlos A. Freire escreveu:O potenciômetro de CO no Monza EFI em todos anos e modelos de fabricação, fica localizado no compartimento do motor, lado direito do carro, a frente da coluna do amortecedor. Se ainda tiver, fica coberto por uma tampa de cor amarela.
Abs,
Carlos Freire
Ele estava atrás da mangueira de retorno do radiador, mas acho que o local correto é na frente do amortecedor e não da forma que está fixado.
A voltagem dele estava em 2,5v e baixei para 1,7v. Porém não vi nenhuma melhora no meu problema que acontece ao pisar bruscamente no acelerador, ele primeiro dá uma embaralhada antes de responder.
Notei que ao acelerar no escuro, vejo os cabos de vela acenderem em alguns pontos em específicos. Porém esses cabos troquei a menos de 1 mês, são NGK e nos cabos, trazem a inscrição "NGK SUPRESSIVOS" e na caixa, vem escrito "NGK RESISTIVOS".
Alguma ideia?
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Re: Ajuste do potenciometro de CO2
mello3 se os cabos por ser novos não vem ao caso de estar dando fuga, os cabos novos vem com defeito e muito mas vc deveria analisar a gape da velas(abertura do aletroldo) se elas estiverem muito abertas vão ocorrer fugas porque a corrente procura por lugar mais fácil de dar fugas que no caso seria os cabos :smt023
- mello3
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Re: Ajuste do potenciometro de CO2
As velas são novas também. Quanto a abertura, estão como vieram de fábrica pois aqui na minha cidade ninguém regula GAP.Giliarde escreveu:mello3 se os cabos por ser novos não vem ao caso de estar dando fuga, os cabos novos vem com defeito e muito mas vc deveria analisar a gape da velas(abertura do aletroldo) se elas estiverem muito abertas vão ocorrer fugas porque a corrente procura por lugar mais fácil de dar fugas que no caso seria os cabos :smt023
Veja bem... não é faísca que sai do cabo... Parece que ele acende tipo uma luz química.
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- Carlos A. Freire
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Re: Ajuste do potenciometro de CO2
Se procurar aqui no fórum, vai encontrar várias informações sobre o sintoma, procedimentos que precisam de equipamentos de diagnósticos.Alguma ideia?
O ajuste de CO não deve ser feito apenas colocando tensão, tem que colocar um analisador de gases ao escapamento e em conjunto com scanner, vai verificar como está a queima de combustível do motor, e com ajuste correto indicado no manual do proprietário.
Além de testes do sistema de IE e ignição, tem que verificar como estão os aterramentos (fazer testes medindo tensão e não apenas inspeção visual) e a tensão do alternador.
Quanto ao cabo, indica fuga de alta tensão, que se já não danificou cabo e ou velas, vai danificar com sintoma de arco voltaico. Para o sintoma ou tem excesso de tensão fornecida pelo alternador, gap das velas fora da especificações (não informou qual código da vela está usando e qual abertura de eletrôdos) ou algo conduzindo causando a fuga de alta tensão.
Enfim, fazendo uma boa revisão com equipamentos de diagnósticos e tendo conhecimentos nos equipamentos e no que estiver avaliando vai encontrar o problema com facilidade.
Só para constar, um amigo com Monza Club 94 álcool, ao fazer uma revisão, tipo trocando peças boas por peças novas para garantir a inspeção da Controlar - SP, trocou cabos e velas por novos, além de filtros e óleo de motor. Ele foi reprovado com 8% de CO emitido no escapamento. Ajudei a avaliar o problema e com uso de scanner e analisador de gases no escapamento, cheguei a conclusão de que os cabos de velas novos estavam com problemas. Os parâmetros doa IE estavam dentro das tolerâncias, mas fora do ideal em quase todos sensores. O tempo de injeção estava muito alto e o CO fechando todo ajuste chegava a 5% de emissão.
Voltei os cabos velhos que ainda estavam no porta malas, e tudo entrou no ideal, restando reajustar o CO pois havia alterado. O carro ficou com todos sensores no ideal, na função gráfico ficaram mo meio e o CO ajustado para 0,5% com tensão de 1,5v. Ao retornar para inspeção da Controlar-SP passou com tranquilidade.
Abs,
Carlos Freire
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