COMO MEDIR A FUGA DE CORRENTE

Tem alguma dica sobre manutenção? Divulgue! Leia e mantenha seu Monza em dia!
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: COMO MEDIR A FUGA DE CORRENTE

Mensagem não lida por waldir »

danilo-sn escreveu:muito bom, mas nao tenho multimetro com alicate... abs.
Danilo,
pense bem antes de comprar um multímetro/amperímetro com alicate... é algo que vai ficar encostado.

A primeira parte da matéria ensina obter o mesmo resultado com um multímetro comum e baratinho, que se aplica em várias oportunidades no monza.

Abs
waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: COMO MEDIR A FUGA DE CORRENTE

Mensagem não lida por Rafaelo »

é... amperimetros por indução alicate nao medem baixa corrente como o teste pede. acho que o minimo desses alicates sao 100A

e detalhe a maioria de multimetro/amperimetro indução so mede corrente de tensao AC, nao serve pra DC. tem que ser multimetro de ate 10A de corrente DC que encontra em qualquer camelo
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Paulinha
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 430
Registrado em: 10 Fev 2011, 17:48
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: COMO MEDIR A FUGA DE CORRENTE

Mensagem não lida por Paulinha »

Ótimas dicas! Sabendo utilizar os equipamentos de forma correta se pode fazer muita coisa.
Sorte a todos! :wink:
Monzeiros, aprecie sem moderação, use com sabedoria!
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: COMO MEDIR A FUGA DE CORRENTE

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Multitestes tipo 'clamp' que medem amperagem DC são dificeis de achar e caríssimos.
Só compensa ter um desses se for uma loja de baterias ou oficina de elétrica.
Mas uma coisa é certa: é muito mais prático e seguro medir carga de alternador, etc, com um desses, ao invés de soltar cabos aqui e ali, arriscando a provocar um curto. :smt023
Existem aparelhos bem sensíveis, usados inclusive para teste de fontes de força, dessas que se usa muito em informática.

http://www.powerstream.com/DC-clamp.htm

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: COMO MEDIR A FUGA DE CORRENTE

Mensagem não lida por waldir »

Amigos,

Na minha verificação quinzenal, eu meço a voltagem da bateria; se o alternador está carregando e limitado ao máximo de 14,3V; se a bateria está segurando carga, isto é, 12,6V (100% carregada); faço o teste de condutividade do liquido de arrefecimento e verifico o nivel no reservatório de expansão; verifico o nível do óleo do carter; nível do fluido de freio; nível do reservatório de partida a frio; se não há vazamentos visíveis; se os conectores do distribuidor e velas estão firmes e encaixados etc

E nesta verificação foi percebido uma perda de carga da bateria de 50%, isto é de 12.6 para 12,35V

E o teste de fuga medindo com o amperímetro entre o polo negativo da bateria e o conector estava acusando uma diferença de 0,14A isto é 140 miliamperes/h o que é excessivo e o dobro do valor normal para minha bateria que é de 0,070A (bateria de 65A)

Para tentar achar o consumidor fui tirando fusível por fusível da linha J e olhando no digital do multímetro, até que ao tirar o K1 o multímetro acusou queda para 0,070A. Chequei o interruptor do porta malas e ele não estava desligando a lanterna interna. Sorte por um lado que eu havia trocado a lâmpada torpedo por vários leds e a fuga ficou baixa em 0,07miliamperes... e por outro lado foi KHDA minha que "colei' fio errado no interruptor.

A historia do evento foi só para exemplificar como pode ser procurada a seção onde está ocorrendo a fuga com esta ferramenta-multímetro e sistema de busca.

Imagem

Garrinhas com fio de 300mm cada + 1000mm do multímetro (1.300mm) é possível fazer o multímetro chegar no para brisas, dispensando o trabalho de leitura de uma segunda pessoa, ou seja, dá para fazer a busca sozinho.

A drenagem de 0,0751A (arredondada para 0,08 pelo multímetro) corresponde ao alarme Positron antigo de 19 anos e modulos, mais radio (relógio interno)

Imagem

Grau de dificuldade: cabeça fria e paciência e sorte, por que eu poderia ter começado a verificar os fusíveis da direita para a esquerda, isto é, do N para o J na cx de fusíveis.

Editando: Um detalhe que esqueci de mencionar: Mexer com os fusíveis de porta fechada é muito desconfortável. E ao abrir a porta ascende a luz do salão e a do capuz do motor e logicamente as lâmpadas alteram o consumo e consequentemente a amperagem. Há o recurso de apertar o interruptor, mas leva uns 3 ou quatro segundos para estabilizar e fazer a leitura no multímetro/amperímetro.
Optei por soltar o interruptor da porta para não acender as luzes e fazer a leitura direta e mais rápida.

A drenagem de 0,34A é relativo a 0,08A dos modulos + 0,26A do conjunto de lâmpadas/leds do salão e os leds do capuz do motor = 0,34A

Comparativamente: 1 lampada torpedo do salão + 1 lâmpada torpedo do capuz demandariam 0,56A x2 = 1,12 A (led = 0,26A)

Imagem

A drenagem de 0,58A é relativo aos 0,34A anterior + painel aceso (com leds) + faroletes com leds + lâmpadas da placa + lâmpadas leds do freio 4 conjuntos com 1/3 aceso(polo 1 do freio permanente)

Comparativamente: iluminação do painel 6 lâmpadas pinguinho de 1,2W = 0,08A x 6 = 0,48A
faroletes lâmpada pingão 5W x 2 = 0,80A +
2 lâmpadas = 0,80A de placa pingão
4 lampadas 5 w freio 1 polo permanente = 1,60A
Total lâmpadas incandescentes = 3,68A
Total lâmpadas leds = 0,24A


Com isso pode-se ter a ideia do gasto mínimo proporcionado pelos leds.

Imagem

Nessa brincadeira comparamos 4,80A consumidos com lâmpadas incandescentes contra 0,50A com os leds



Abs

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
rafamts
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1537
Registrado em: 04 Abr 2007, 17:41
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: COMO MEDIR A FUGA DE CORRENTE

Mensagem não lida por rafamts »

Pergunta boba: alternador carregando muito pode ocasionar fuga de centelha em cabos de vela e bobina? Meu monza sempre carregou 14,2v, mas agora começou a marcar 14,5v, 14,6v, fica oscilando muito! Estou desconfiando do bendito regulador que já tem mais de um ano (Gauss). Sem contar que o carro tá oscilando que é uma beleza!
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: COMO MEDIR A FUGA DE CORRENTE

Mensagem não lida por vrsilva »

rafamts escreveu:Pergunta boba: alternador carregando muito pode ocasionar fuga de centelha em cabos de vela e bobina? Meu monza sempre carregou 14,2v, mas agora começou a marcar 14,5v, 14,6v, fica oscilando muito! Estou desconfiando do bendito regulador que já tem mais de um ano (Gauss). Sem contar que o carro tá oscilando que é uma beleza!
Curiosidade também em saber...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: COMO MEDIR A FUGA DE CORRENTE

Mensagem não lida por waldir »

rafamts escreveu:Pergunta boba: alternador carregando muito pode ocasionar fuga de centelha em cabos de vela e bobina? Meu monza sempre carregou 14,2v, mas agora começou a marcar 14,5v, 14,6v, fica oscilando muito! Estou desconfiando do bendito regulador que já tem mais de um ano (Gauss). Sem contar que o carro tá oscilando que é uma beleza!
Rafael e Vinicius

A resposta é não. Lembrando que o secundário da bobina de ignição excitado pela bobina do primário qué é excitada pela bobina impulsora e modulada pelo módulo Hei vai gerar aproximadamente 28 a 35 KV embora com 8 a 15 KV faz bem o serviço com abertura de 0,8mm nas velas , o desgaste que eleva o gap para mais de 1,0 vai demandar 30 KV aprox gerando aquecimento na bobina de ignição como um todo e num dado momento 'torra'.

O vazamento se dá devido isolação insuficiente,isto é, isolação baixa, alta resistência das velas devido carbonização excessiva, encharcada de óleo, isolador da vela trincado, rotor do distribuidor (cachimbo) trincado, tampa do distribuidor com oxidação(zinabre) nos bornes de distribuição, grafite central gasto.

O regulador de tensão 'abrindo' vai danificando o Hei e outros componentes mais sensíveis. Vale trocar rapidinho que é mais barato (30 a 40 reais) sem juntar com Hei e outros.

Abs
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Responder