Segue uma descrição do Flavio Xavier, autor desta matéria (1ª mensagem), só que menos técnica, isto é, sem os gráficos de ilustração
O modulo HEI (High Energy Ignition) é um amplificador de ignição ou nada mais do que um repetidor de sinal em 2 sentidos. Como diz o estripador, Vamos por partes:
Pinos P e N - Vão ligados ao
pinos A e B da bobina impulsora, o pino A é a meia senoide + e o N a meia senoide -, isto a gente considera como o sensor de rotação indutivo do sistema, ele vai fornecer a exata posição do motor, para controle de ignição.
Pinos + e C - São respectivamente 12,00 VDC e pulso negativo da bobina de ignição (linha 1)
Conector 4 pinos
Pino B (By pass) - Linha de controle do circuito de potência de ignição. Durante a partida, enquanto a rotação do motor estiver
abaixo de 450 RPM, o módulo HEI controla SOZINHO, independente da UCE, o avanço da ignição, com valor fixo em 10º ou o valor que estiver ajustado no distribuidor.
Quando a rotação passar acima de 450 RPM e durante o funcionamento do motor, a UCE envia um sinal de tensão de 4,00 a 5,00 VDC (sinal de referência) através do terminal
“B5” da UCE para o
terminal “B” do modulo HEI.
Este sinal desabilita o circuito de controle do módulo HEI, e, a partir deste momento, a UCE assume o controle do avanço de ignição, através da saída EST (terminal D4 da UCE até terminal D do módulo HEI).
Pino G (Ground) - Linha de diagnóstico da capacidade de aterramento da mesa do modulo HEI (as costas do módulo HEI, onde a gente coloca a pasta de transferência de calor). A UCE mede a queda de tensão desta linha para determinar eficiência do aterramento para carga de bobina de ignição. Os 2 parafusos de fixação servem de aterramento do HEI também.
Pino R (RPM) - Linha de SAÍDA de rotação do motor para a UCE Delco (Rochester e depois Delphi). O módulo HEI envia para a UCE um pulso elétrico de 5,00 VDC (onda quadrada) com uma frequência proporcional a rotação. Para cada 300 RPM = 10 Hz. Então a 900 RPM = 30 Hz.
Pino E (Linha de controle de avanço de ignição, sinal EST ou Electronic Spark Timing) - Sinal que a UCE manda para o módulo HEI para LIGAR a base do transistor de potência para ignição. Na partida, SOMENTE quando a rotação ultrapassar 450 RPM e durante o funcionamento do motor, a UCE envia este sinal de tensão de 5,00 volts através do terminal “D4” para o terminal “E” do modulo HEI.
O maior problema deste sistema é o calor que o cabeçote passa para o distribuidor.
O driver já trabalha quente (algo como 90W, com pico de 180W) e o motor está quente, então não consegue trocar calor com a superfície, e mais o calor do motor, então sobrecarrega o driver, SE O TROÇO NÃO FOR BOM (DELCO/Delphi, BOSCH E OUTROS), esquece, é perda de tempo, botar MARCAS PARALELAS, é retrabalho, ou melhor, cobrar a primeira vez para instalar a peça, e trabalhar de graça na segunda vez para tirar a peça com falha e ter que dar garantia da peça. Quem perdeu foi você e não o cliente, então trabalha uma vez só e com garantia de qualidade, põe a original e não te incomoda.
Quando é que o problema é seu e não do cliente???????
Somente quando ele passar os documentos do carro para o seu nome, se não o problema é dele, vc está dando a solução, botar a peça correta................... Flavio Xavier
Na integra em:
http://arquivo.oficinabrasil.com.br/for ... POST=11027
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11.01.14
waldir