monza acelerado

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Rennan monza 500EF
Mensagens: 8
Registrado em: 28 Ago 2013, 09:53
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

monza acelerado

Mensagem não lida por Rennan monza 500EF »

Bom dia pessoal do forum.
Venho por meio desse topico pedir lhes uma ajuda.
E que o meu monza esta com um problema que ja esta tirando o meu sono.
Quando eu o ligo de manha ele fica acelerado(sei que isso e nomal em carros injetados) pois o meu fica acelerado constantemente e so volta ao normal se eu o deixar esquentar e o desligar e ligalo novamente obs:(ja troquei o sensor de temperatura aquele que vai no tubo de antimonio,sensor de posicionamento da borboleta e ate limpei o corpo (tbi) com car 80)
O que mas devo fazer?
obrigado desde ja possoal
Ha o meu monza e o 500ef
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: monza acelerado

Mensagem não lida por 500EF »

Opa... Mais um 500EF no fórum! Seja bem-vindo!

Depois faça um tópico com fotos do carro na seção correta.

Ele fica acelerado em que rotação?

Já verificou se não tem nenhuma entrada falsa de ar (várias mangueiras ligadas ao coletor e TBI, hidrovácuo, etc)?

Já regulou a lenta dele pelo parafuso que fica perto da borboleta?

Quantos l/h o seu computador de bordo marca com ele na lenta, depois de aquecido?
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rennan monza 500EF
Mensagens: 8
Registrado em: 28 Ago 2013, 09:53
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: monza acelerado

Mensagem não lida por Rennan monza 500EF »

Obrigado pela saudação Eduardo.
pode deixar que vou postar as fotos.
Quando eu o ligo de manhã ele chega a 1500 giros.
ha e achei uma mangueira do avanço desconectada e consegui regular a lenta por esse parafuso que vc falou.
Ele ta marcando 1,3 oscilando para 1,4 no computador de bordo mas as vezes e lenta fica oscilando um pouco.
o que devo fazer?
estou pensando em mandar o monzão para uma oficina especializado em injeção para acabar com essa dor de cabeça.
E as vezes ele vira pesado mas já marquei com meu mecânico para regularizar isso.
vlw
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: monza acelerado

Mensagem não lida por 500EF »

Girar pesado pode ser ponto errado, hein? Isso aí é fácil de medir com pistola de ponto e verificação das marcações das polias do motor e do comando.

Velas, rotor e tampa do distribuidor estão em dia? Filtro, pressão e vazão da bomba de gasolina também?

Agora, essa injeção precisa de pouco equipamento e muita paciência para encontrar os defeitos.

Com um simples mulltímetro você mede todos os sensores para ver se os valores encontrados estão de acordo com a tabela (se procurar manual de le-jetronic, acha fácil no google). Mas ela não tem como ser lida por scaner.

Então, se eu fosse você, depois de mandar conferir o ponto da correia dentada (marcações das polias) e o de ignição (pistola), eu arrumaria um multímetro (tem até uns amarelinhos que são baratinhos e resolvem) e mediria em casa mesmo. Se levar em "alficina ispicializada", é perigoso sair pior do que entrou. Começam a fuxicar aqui e ali para mascarar o defeito, ao invés de resolvê-lo.

Uma peça vital para o funcionamento deste motor é o sensor de vazão, que fica na caixa do filtro de ar. Ele tem uma palheta que se movimenta com a passagem de ar para o motor (seu pé direito) e uma trilha com resistência variável. Tem um cara aí do RJ que é famoso por dar manutenção neste sensor. Normalmente uma revisão dele custa coisa de 300 mangos.

Outro que é barato e costuma atrapalhar bem o funcionamento é o sensor de temperatura da água (plug azul que fica na válvula termostática, do lado esquerdo do motor, olhando pela frente do carro). Esse custa uns 15 a 20 reais e é bem fácil de trocar em casa mesmo. Se não me engano, precisa de uma chave 19.

Se depois de eliminar a hipótese de todos os sensores estarem ok ainda continuar com funcionamento estranho, aí tem que revisar o sensor de vazão de ar mesmo...
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rennan monza 500EF
Mensagens: 8
Registrado em: 28 Ago 2013, 09:53
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: monza acelerado

Mensagem não lida por Rennan monza 500EF »

Eduardo bom dia.
Já acertei o ponto fico joia,e todas as peças estão em dia.
E já substitui o sensor de temperatura desde o inicio achado ser a causa do problema e não mudou em nada.
Ha e sabe este cara que vc disse ser aqui do RJ que é famoso por fazer a manutenção deste sensor por um acaso vc teria o endereço dele ou telefone para que eu possa entrar em contato com ele?
Vou compra o multímetro e revisar os valores dos sensores.
Você teria os valores dos sensores ai disponível com você?
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: monza acelerado

Mensagem não lida por 500EF »

Manual Le-Jetronic (o 500EF não tem o módulo EZK): http://www.4shared.com/zip/6j19cHgg/Man ... furl=d1url

Contato para manutenção no sensor de vazão de ar: http://transporte-veiculo.mercadolivre. ... utenco-_JM
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rennan monza 500EF
Mensagens: 8
Registrado em: 28 Ago 2013, 09:53
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: monza acelerado

Mensagem não lida por Rennan monza 500EF »

Eduardo muito obrigado pela informação já liguei para o rapaz da loja e ele me disse que vai me passar o endereço da loja e eu mesmo vou levar a peça para ser restaurada.
Ele me garantiu que me entrega e peça um 2 dias no máximo como se fosse zero bala com garantia de 6 meses.
Ha e depois posto informações de como ficou o monzão com a peça nova.
Pow não consegui baixar o manual Le-Jetronic.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: monza acelerado

Mensagem não lida por 500EF »

Rennan monza 500EF escreveu:Eduardo muito obrigado pela informação já liguei para o rapaz da loja e ele me disse que vai me passar o endereço da loja e eu mesmo vou levar a peça para ser restaurada.
Ele me garantiu que me entrega e peça um 2 dias no máximo como se fosse zero bala com garantia de 6 meses.
Ha e depois posto informações de como ficou o monzão com a peça nova.
Já revisei o do meu carro com ele. ;)
Pow não consegui baixar o manual Le-Jetronic.
Qual a mensagem de erro? Eu baixei aqui novamente só para testar e deu tudo certo.

Mas acho que você precisa fazer um cadastro (coisa simples, tipo email e senha) no 4shared para ter acesso aos downloads gratuitos.

E vale a pena. Este manual aí é bem ilustrado.
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Responder