Como testar o Sensor VSS(sensor de velocidade)

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
Philipi15
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 397
Registrado em: 02 Jun 2011, 17:26
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Como testar o Sensor VSS(sensor de velocidade)

Mensagem não lida por Philipi15 »

Kkk eu tmb achei q era isso vrsilva so q na real é azul (sinal) vermelho (negativo) e preto (positivo) eu vi pelo video fo rafaelo, aquele papel em cima da bateria explica isso, ai fiz o teste e deu de boa
Imagem
Vectra C o l l e c t i o n 2.0
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Como testar o Sensor VSS(sensor de velocidade)

Mensagem não lida por Rafaelo »

Carlos A. Freire escreveu:O cut-off corta a injeção de combustível e não apenas o ar admitido. Dash Point é que mantém o motor acelerado por mais algum tempo antes de entrar na marcha lenta. Os dois sistemas são para controle de emissão de poluentes.
completando oque o Carlos falou, a funçao cut-off desliga o injetor(es) em desaceleração, porem o ar continua sendo admitido normalmente pela valvula passando pela pequena fresta e pelo bypass do controlador de ar extra.

Over Run Fuel Cutoff abreviaram pra cutoff(cortar) essa é o nome da função completa.

o cutoff tem tambem o beneficio de aumentar o poder do freio motor. essa é a outra função.

mais esse "ar" de idle position(borboleta fechada) é pouco, por isso que entra a função do DashPot que é feita pelo motor de passo ou valvula pwm(nao é o caso do monza) dando mais ar para o motor na desaceleraçao. isso deixa a mistura super mega hiper pobre, e alem disso limpa todo o sistema do motor admissao/escape com esse "ar extra".

é uma rampa de desaceleraçao(RPM) suave, o motor faz tipo vrummmmmmmmmmm aos pouco vai caindo a rpm depois que largou o acelerador ate a rpm alvo lenta...

vale lembrar que sao duas funções totalmente diferente com o mesmo propósito(reduzir poluição-consumo-limpeza motor descarbonizaçao como queiram...) o dashpot so entra depois do cutoff :smt023 é um complemento melhor dizendo.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Como testar o Sensor VSS(sensor de velocidade)

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

o dashpot so entra depois do cutoff :smt023 é um complemento melhor dizendo.
Rafaelo, tem certeza disso?

O CutOff do Monza só entra se tiver em freio motor acima de 60km/h. Dá para sentir o Dashpot entrando em ação abaixo dessa velocidade. Na verdade até com veículo parado.

Esses dois sistemas também eram usados em veículos carburados, se não me engano os da FIAT foram os primeiros a usarem CutOff. Lembram dos carburadores eletrônicos da VW? No modelos carburados havia uma válvula para diminuir a velocidade de retorno da borboleta, para fazer o Dashpot.
Como o Monza a partir de 1992 toda linha passou a ter IE de fábrica, seus carburadores anteriores não tinham esses recursos.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Como testar o Sensor VSS(sensor de velocidade)

Mensagem não lida por vrsilva »

Realmente o EFI tem essa função (não sei do MPFI) Se pisarmos fundo no acelerador e soltar, ele volta com suavidade até a lenta, se não tiver estabilizando é porque tem algo errado ou no atuador de marcha lenta ou no sensor de posição da borboleta, ou então os dois... sem contar com entradas falsas de ar... em fim.... Mas o carro estando tudo certinho, funciona isso...

Carlos... uma dúvida e curiosidade também...

Você afirma que o Cutoff funciona no EFI somente acima de 60km/h, ok! Acredito em você, aliás quem sou eu...???

Porém acho curioso que, no computador de bordo assim que solto o acelerador ele marca valores bem altos de km/l, mesmo estando abaixo de 60km/h...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Como testar o Sensor VSS(sensor de velocidade)

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Vinicius, repare que quando solta o pé ele marca valores com numeração alta ou baixo consumo, ainda porque o bico está pulsando e passando combustível. Bem pouco pois não há carga, mas quando entra o CutOff, ele não marca nada no CB. Pelo que me lembro fica ---- Os Monza de amigos que tem CB é assim. Ainda pelo CB, acima de 60km/h ele leva alguns segundos para mostrar que o CutOff entrou, mas no scanner, já fiz vários testes no meu Monza e de amigos também, o CutOff é instantâneo. Acima desse velocidade em freio motor, soltou o pé o CutOff entra na hora. O scanner mostra isso.
Ainda com scanner, é possível verificar que ele (CutOff) não entra no Monza EFI. Temos alguns tópicos que já mencionaram isso.

Faça um teste com seu Monza, acima de 60km/h e solte o pé. Veja o que marca no CB.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Como testar o Sensor VSS(sensor de velocidade)

Mensagem não lida por Rafaelo »

Carlos A. Freire escreveu:Rafaelo, tem certeza disso?
Carlos, no monza EFI acredito que seja a mesma estratégia, pelo menos nos malha fechada(controle de rotação automática) como na multec700 deve ter o mesmo procedimento. provavelmente tu interpretou errado no meu resumo. bom vo explicar detalhadamente agora.


reparem que o tecnico diz sobre o motor de passo/valvula PWM: esta falando da malha fechada lenta so pra voces se orientarem :wink:

Sua função é de corrigir a marcha lenta, bem como executar a função Dashpot, que é o retardo da desaceleração. O efeito Dashpot permite a oxigenação dos traços de hidrocarbonetos oriundos da última injeção, propiciando assim a queima dos mesmos e diminuindo o índice de HC nas desacelerações.


a ultima injeção é o cutoff que ele se refere, na qual falei acima onde tu citou...

fonte: http://arquivo.oficinabrasil.com.br/noticias/?COD=3787

--------------------------

uma das funçoes do dashpot em conjunto com (cutoff)...
1°entra cutoff(desliga injetor) -> mistura fica pobre -> porem ainda resta combustivel no sistema... ->
2°entra o dashpot pra injetar mais ar, empobrece o resto da mistura, e queima a sobra de combustível eliminando o HC. ->
3°motor continua em inercia... ->
4°motor volta a "ligar".


tenho dados tecnicos dos manuais de ECU de programação motores, onde se faz as programações de cada função. abaixo coloco os exemplo:
o propósito disso (dashpot) é queimar toda e qualquer vestígio de combustivel no sistema com ja sabemos, por isso se aumenta a quantidade de ar depois que se cortou o fornecimento de combustivel como falei acima. claro, nao só nesse momento.

no modo freio motor(cutoff on) nao se 'escuta' o dashpot, pq o próprio motor esta engrenado e a rpm parece uma rampa naturalmente... dae fica impossível de escutar o dashpot operando, mais tenha certeza que ele esta la fazendo seu papel depois do cutoff ativado.

querem fazer um teste? coloca um scanner e andem com o carro ate ativar o cutoff, e voces vao ver que a IAC muda de posição, abre(mais ar) na aceleraçao e aos pouco vai se fechando(menos ar) depois que largou o pe...como uma rampa de descida suaaaaave. nome tecnico dessa rampa é Taper.

Carlos A. Freire escreveu:O CutOff do Monza só entra se tiver em freio motor acima de 60km/h. Dá para sentir o Dashpot entrando em ação abaixo dessa velocidade. Na verdade até com veículo parado.
sim, cada motor tem um eng de programaçao diferente, mais nesse sentido quase todas sao iquais, como base genérica nesse tipo de sistema ECU closedloop vale isso que expliquei. o dashpot é um complemento do cutoff tambem, como tambem ele não só atua com cutoff ativo. com ele(cutoff) desativado também atua o dashpot.


semana passada testei a valvula PWM(controlador closedloop da lenta, "iqual" ao teu EFI IAC em funçao) pra coletada de dados originais pra inserir no meu motor novo N20XF, direto a ECU(programavel) na sessao lenta,dashpot,fase aquecimento,fase arranque,etc... no omega 3.0 toda acelerada rapida e fechada da borboleta se ve a valvula PWM se fechar os pouco, fazendo a rampa de descida. ou seja é o dashpot operando... mesmo com o motor sem carga. a mesma coisa que aconteceu pra ti Carlos com o carro parado, acontece aqui e em outros carros. talvez nao fui muito claro e resumi rsrsrssrs


Carlos A. Freire escreveu:Esses dois sistemas também eram usados em veículos carburados, se não me engano os da FIAT foram os primeiros a usarem CutOff. Lembram dos carburadores eletrônicos da VW? No modelos carburados havia uma válvula para diminuir a velocidade de retorno da borboleta, para fazer o Dashpot.
Como o Monza a partir de 1992 toda linha passou a ter IE de fábrica, seus carburadores anteriores não tinham esses recursos.
sim, fazia a mesma coisa, porem mecanicamente. o exemplo que falei do omega 3.0 é um motor opel C30NE de 1985 - 100% digital e todo de malhada fechada(mistura-rotaçao) ja faz isso. a tua multec 700 é um sistema de 1980 e ja tinha tb heheheh. alias toda ECU de malha fechada(closedloop) de rotação tem esses 2 recursos(over run cutoff e dashpot).

pra mim sao 2 recursos de extrema importância em um motor de operação original(urbano). o meu motor N20XF ja estão programados na ECU com essas 2 funções originais coletada(dados) do omega 3.0 e outros dados de literaturas tecnicas do fabricante da ECU em questão. isso melhora muito a sujeira e poluentes do motor, fora economia.


a literatura que falei:
over run cutoff : http://www.msextra.com/doc/ms2extra/MS2 ... n.htm#orun
reparem que ele diz, reduzir consumo e aumentar poder do freio motor. nada de muito novo do que ja sabiamos, mais vale como ilustração tecnica e reforçar a explicaçao.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Como testar o Sensor VSS(sensor de velocidade)

Mensagem não lida por Rafaelo »

um video pra ilustrar como funciona o dashpot.

ainda estou coletando dados aproveitei fiz um video pra mostrar o dashpot na pratica. as vezes a agente escreve um monte podendo mostrar em um video :D

como falei acima. toda ECU que trabalha em malha fechada na correçao do ar tem esse recurso(dashpot) ela funciona sempre depois que aqueceu o motor seja ativando ou nao o cutoff. é so voces prestarem atenção quando eu acelero e a abertura da valvula do ar extra abre junto e fecha os poucos(taper) depois que larguei o acelerador, isso é o dashpot operando.

taper = rampa. (descida) nesse caso.

a ECU de voces EFI tem o mesmo recurso. assim como a do omega 3.0 funciona da mesma forma. vale lembrar que ae o cutoff nao é solicitado :smt023

PROecu - Injeções eletronica para monzas.
mpgfa
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 325
Registrado em: 07 Mai 2008, 15:42
Cidade: rio de janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: GNV
Injeção: Carburador

Re: Como testar o Sensor VSS(sensor de velocidade)

Mensagem não lida por mpgfa »

Pessoal estou tendo problema com meu PD que está marcando a velocidade muito alta, instalei td certo sensor de 8 pulsos liguei o negativo na bateria e positivo no pos chave, a única coisa que não fiz foi colocar o cabo no sensor, isso influencia em algo, a ligação esta certá?
Monza 89 cambio mecanico

Obrigado
Responder