Modulo de Injeção

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Fastback
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 857
Registrado em: 12 Dez 2006, 16:20
Cidade: Cuiaba
Estado: Mato Grosso-MT
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: Outro
Ano: 1983
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Modulo de Injeção

Mensagem não lida por Fastback »

Pô, vocês estão dando um nó na minha cabeça, é informação demais do dia pra noite! :smt030
Mas, como diria Jack o Stripador, vamos por partes!

TheRipper, qual foi a modificação que você fez no teu carro? Carburador pra MS ou PHEFI para MS (Entendido como: Pre-Historic Eletronic Fuel "Injection")? Desde o início do projeto do nosso amigo Fernando, vulgo mattador, eu venho tentando acompanhar, até tentei trocar umas idéias com ele mas, o cara parece ser meio ocupado, assim como eu. Queria MUITO estudar esse sistema pois acho que o Monza tem muito potencial "esgoelado" por aquele brosol que não precisa regular regular na chave de fenda... ¬¬
Quanto ao ponto, quando foi feita a conversão, já meteram a mão no ponto... Jogaram aquele parafuso de regulagem bem no talo do começo do curso da carcaça do distribuidor. Como esses dias ele tava dando uma "travada" pra pegar, suspeitei que o ponto estava adiantado demais e puxei ele um pouquinho. Acho que não deu certo, agora, se piso perto dos 3000 rpm, o carro falha que só. :smt010 Acho que o jeito vai ser voltar ao que era, né?

Marcel, o coletor que o nosso amigo mattador usou é o do Astra, se não me engano. O que eu queria usar é o do Kadett GSi / Monza Classic. Se você observar no Cepchev, eles são compatíveis. Só não sei quanto a furação do cabeçote de um e de outro. ACREDITO que seja a mesma coisa. Acho que, para tirar a dúvida, só consultando se a junta do nosso com a do MPFI é intercambiável. Mesmo assim, será que algum tipo de flange não ajudaria? Tentei contato com o Fernando mas o cara meio que sumiu. Deve ter ficado tão feliz com a MS dele que se enfiou na estrada sem destino!

RicardoDS, da próxima vez que tu for ler pensamentos, avisa po! :mrgreen: :mrgreen: A intenção era inversa, primeiro Landau depois, talvez, Monza. Depois que vi o sisteminha do Fernando e tanta gente no fórum da MS já com a belezinha funcionando e elogiando a mesma pros quatro cantos do mundo tô cada vez mais inspirado. Até estou fazendo um curso de injeção pra cair na besteira de arrancar aqueles pedaços de dinossauros de cima dos motorzões!

500EF, vamos às respostas... Quanto a parte do bico suplementar e do bico maior, parti do principio que o alcool necessariamente precisa de mais partes de combustível por partes de ar, certo? Pois bem, isso somado a uma taxa "deficiente", exige MAIS combustível, certo? Sendo assim imaginei que um bico que alimenta o motor originalmente a alcool, com a taxa certinha e tudo mais talvez não fosse o suficiente para alimentar um motor que precisa de ainda mais partes de combustível que um original, dos quais ele foi projetado. Sacou?
Quanto ao pé atrás, depois dessa conversão, ouvi tanta história que dá medo até de sair com o carro. De que a mistura pode estar pobre demais e isso fura os pistões, de que os caras apenas fizeram a central ignorar os sinais do sensor de temperatura para manter o bico aberto por mais tempos injetando mais combustível, de que a bomba vai se deteriorar mais rápido e travar da noite pro dia, enfim enfim. Isso sem falar que, sinceramente, apesar de não pesar mais no bolso, o carro agora só serve pra andar tranquilo. Se for pra botar na estrada, esquece. Falta mais potência que em 1.0 carburado com ar e direção.
De início, o que eu poderia fazer para dar uma BOA melhorada nessa tralha toda? Um bico a alcool em conjunto com umas velas a alcool? E a bomba, posso fazer algo pra "segurá-la" por mais um tempo? O cara lá da oficina jogou uma conversa num amigo meu de que uma tampinha de óleo de máquina a cada tanque cheio ajudaria a bomba a não travar. Mas, como o problema da bomba é interno, geralmente gastando escovas e essas coisas, isso seria válido digamos, para "reduzir" o atrito do combustível na hora de ser puxado ou apenas deixaria o tanque melado?
Quanto a "ameaça" de dar uma travada no motor ao dar partida, é o ponto mesmo ou poderia ser outra coisa?

Quanto a sonda lambda, pode ter certeza que está na lista de compras... No clube do Corsa tem um esqueminha bem simples de como se fazer um hallmetter. Desde que vi pela primeira vez, fiquei doido pra fazer. Se eu conseguir uma sonda lambda lá no curso, mesmo que usada, farei questão de colocá-la no dia seguinte.
Falando em Sonda Lambda, também conhecido como Sensor de Oxigênio (viu só como esse curso é bão?! :mrgreen: ), TheRipper a MS se comunica com esse sensor sem muitos problemas e adaptações?
Cara... Se puder, me manda uma MP ou um email, quero MUITO saber mais da MS, como são as ligações, o que dá e não dá pra ser reaproveitado do Monza... Enfim! Eu fiz o curso mais pra mexer nele, ou no carro do meu velho, porque não consigo ter confiança nos mecânicos daqui. Porém, só a ... do programa pra se comunicar com a central (kaptor, SC7000, SC9000, entre outros) custam mais de 5 mil! Um programa desses pra uso "caseiro" é completamente inviável. Sendo assim, uma megasquirt, já com os programas frees de configuração e análise da mesma, além de ter o prazer do faça você mesmo, ainda teria a facilidade de controlá-la sem muitos problemas. :smt020

Bom, acho que esse livro por hoje já é o suficiente.
Valeu cambada! :smt023
Marcel Murai
MODERADOR
Mensagens: 2409
Registrado em: 01 Fev 2007, 20:44
Cidade: CERQUILHO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Modulo de Injeção

Mensagem não lida por Marcel Murai »

tcpthiago escreveu:É.. fazer 15 na gasolina na estrada é o de melhor....

Mas, e fazer 10 no alcool com ar ligado? E ainda mais quando é adaptado? Acho bom também...
Foi o que o meu Monza faz na estrada...e aqui na cidade, 10.
Ainda nem troquei bico... to só esperando ele estragar, aí tenho um bom motivo pra troca.
Consumo e rendimentos bona não basta apenas a originalidade, ou tentar mecher em ponto, mas sim, melhorar todo o sistema.
Estou sem pistões a alcool e nem bicos do alcool. Mas mechi em velas e cabos de velas, distribuidor (completo, o meu era original de fabrica e tava todo torrado), ponto (meu esta adiantado) limpeza e reparos no TBI e seus componentes... e todo cuidado com todo restante do veiculo.
Isso vale tanto prum Monza quanto pros tecnológicos carros novos.

Fiz isso no meu Monza e num arrependo, agora, fizemos numa Meriva 2002/2003 1.8, e só alegrias...
Hehe...eu pensava assim tmbm.......até dirigir um Monza original à alcool, aí mudei de opnião. :D
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
TheRipper
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 942
Registrado em: 27 Jan 2008, 00:00
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Modulo de Injeção

Mensagem não lida por TheRipper »

Marcel Murai escreveu:Pra transformar pra MPFI o coletor não encaixa no cabeçote do EFI. Vc viu oque o Fernando teve que fazer pra encaixar?
Outra coisa que descobri no CEPCHEV é que o Cabeçote do EFI 2.0 Alcool é a mesma da 2.0 Gasolina. Então, despreze o rebaixamento do cabeçote.
Fica restando a troca dos pistoes e um coletor com aquecimento e um bico a alcool já que agora vc comprou a central á alcool.
E tem mais o diferencial que é diferente do 2.0 Alcool do restante das versões.
Mas recomendo que vc aproveite o embalo pra quando for fazer o motor e já transformar em alcool.
Eu devia ter feito isso mas optei pela originalidade. :smt021 :smt011

Realmente até eu queria uma injeção MPFI. Se no Vectra A ele faz 15,0 na estrada...imagine no monza que é mais leve. :mrgreen:
Até onde sei, o cabeçote do EFI é igual ao do MPFI. O do carburado que é diferente, que era o caso do Fernando. No diferencial não precisa mexer.

Ah, o Vectra deve fazer 15km/l andando a 70km/h... no máximo 80. E o Monza faria menos de qualquer jeito, pois na estrada, o que importa é aerodinâmica (que é melhor no Vectra), não peso :wink:
Marcel Murai
MODERADOR
Mensagens: 2409
Registrado em: 01 Fev 2007, 20:44
Cidade: CERQUILHO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Modulo de Injeção

Mensagem não lida por Marcel Murai »

TheRipper escreveu:
Marcel Murai escreveu:Pra transformar pra MPFI o coletor não encaixa no cabeçote do EFI. Vc viu oque o Fernando teve que fazer pra encaixar?
Outra coisa que descobri no CEPCHEV é que o Cabeçote do EFI 2.0 Alcool é a mesma da 2.0 Gasolina. Então, despreze o rebaixamento do cabeçote.
Fica restando a troca dos pistoes e um coletor com aquecimento e um bico a alcool já que agora vc comprou a central á alcool.
E tem mais o diferencial que é diferente do 2.0 Alcool do restante das versões.
Mas recomendo que vc aproveite o embalo pra quando for fazer o motor e já transformar em alcool.
Eu devia ter feito isso mas optei pela originalidade. :smt021 :smt011

Realmente até eu queria uma injeção MPFI. Se no Vectra A ele faz 15,0 na estrada...imagine no monza que é mais leve. :mrgreen:
Até onde sei, o cabeçote do EFI é igual ao do MPFI. O do carburado que é diferente, que era o caso do Fernando. No diferencial não precisa mexer.

Ah, o Vectra deve fazer 15km/l andando a 70km/h... no máximo 80. E o Monza faria menos de qualquer jeito, pois na estrada, o que importa é aerodinâmica (que é melhor no Vectra), não peso :wink:


Pelo menos quando comprei o jogo de juntas da sabó, veio tmbm do Vectra 8V MPFI do coletor de admissao e é diferente do monza EFI.

O Vectra 8V modelo antigo é bem economico. Isso já ouvi de 5 donos e não tenho dúvidas.
Pior que andando a 100KM/h o carro faz 15......
Hoje em dia que não sabem fazer carros economicos, tem 1.0 aí fazendo 11 na gasola......
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
RicardoDS
MODERADOR
Mensagens: 6014
Registrado em: 14 Jan 2007, 13:52
Cidade: CWB
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Modulo de Injeção

Mensagem não lida por RicardoDS »

Marcel Murai escreveu: O Vectra 8V modelo antigo é bem economico. Isso já ouvi de 5 donos e não tenho dúvidas.
Pior que andando a 100KM/h o carro faz 15......
Hoje em dia que não sabem fazer carros economicos, tem 1.0 aí fazendo 11 na gasola......
E faz mesmo, com um Vectra 94 já fiz uma média de 14,6km/l na estrada.
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Modulo de Injeção

Mensagem não lida por Diego Paiva »

RicardoDS escreveu:
Marcel Murai escreveu: O Vectra 8V modelo antigo é bem economico. Isso já ouvi de 5 donos e não tenho dúvidas.
Pior que andando a 100KM/h o carro faz 15......
Hoje em dia que não sabem fazer carros economicos, tem 1.0 aí fazendo 11 na gasola......
E faz mesmo, com um Vectra 94 já fiz uma média de 14,6km/l na estrada.
Se não me engano... o vectra GSi, 16V.. é ainda mais economico que o 8V... O pessoal faz 10~11km/l na cidade, pode olhar no vectra clube. Deve ser por conta da injeção sequencial, SFi.

No meu monza.. ja fiz 13,5 andando a 110~120, com o AC ligado. Andando com 100km/h direto, acho que faz uns 14.... Mas nunca testei, hehe.
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Modulo de Injeção

Mensagem não lida por 500EF »

Diego Paiva escreveu:Se não me engano... o vectra GSi, 16V.. é ainda mais economico que o 8V... O pessoal faz 10~11km/l na cidade, pode olhar no vectra clube. Deve ser por conta da injeção sequencial, SFi.
SFI mais ou menos... hehehe

Depois de 2.500 rpm, nenhuma ie de carro nacional é sequencial de verdade...

E o Vectra 2.2 16v aqui de casa faz 7 km/l na gasolina dentro da cidade... Na estrada até que vai bem, 12,5...
No meu monza.. ja fiz 13,5 andando a 110~120, com o AC ligado. Andando com 100km/h direto, acho que faz uns 14.... Mas nunca testei, hehe.
Já fiz 16,5 no meu, andando entre 80 e 100 km/h, numa viagem de quase 200km. (foi na época que estavam começando a colocar radares móveis nas rodovias).
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
RicardoDS
MODERADOR
Mensagens: 6014
Registrado em: 14 Jan 2007, 13:52
Cidade: CWB
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Modulo de Injeção

Mensagem não lida por RicardoDS »

Diego Paiva escreveu: Se não me engano... o vectra GSi, 16V.. é ainda mais economico que o 8V... O pessoal faz 10~11km/l na cidade, pode olhar no vectra clube. Deve ser por conta da injeção sequencial, SFi.
Acho que na cidade o GSi não consegue ser mais economico do que o 8v. Já dirigi algumas vezes Vectra GSi, e achei ele muito xoxo até uns 2500rpm, fica bom mesmo depois de 3000rpm, e na cidade eu costumo trocar de marchas entre 1800 e 2500rpm, só estico um pouco mais em subidas, daí no GSi precisa pisar mais em giro baixo pra ele andar como o 8v anda.

Apesar de que consumo é muito relativo, depende de como está o trânsito, o relevo da região também influencia muito, etc...
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
Responder