Cambios GM

Assuntos específicos relacionados à direção e câmbio.
Julio Cesar Ledo
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2086
Registrado em: 06 Mar 2012, 21:21
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Cambios GM

Mensagem não lida por Julio Cesar Ledo »

Estou desconfiado que o meu monza tem uma F18 CR !!!

Vou ver de noite mas acho q é isso mesmo !

=D
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
Avatar do usuário
marega07
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 217
Registrado em: 06 Ago 2012, 21:55
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Cambios GM

Mensagem não lida por marega07 »

como posso saber se meu cambio e longo ou o curto? meu monza e um classic 89 originalmente era a lcool, e na caixa esta escrito f16, ?
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Cambios GM

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

marega07 escreveu:como posso saber se meu cambio e longo ou o curto? meu monza e um classic 89 originalmente era a lcool, e na caixa esta escrito f16, ?

Veja no manual do proprietário a relação do câmbio e diferencial.

As siglas F-16, F-17, F18... não indicam a relação de engrenagens do câmbio, mas sim a tecnologia empregada, onde tem melhorias em engates por exemplo.
O Monza usa câmbios F-16 e F-18, como o Kadett também usa os dois e a relação do Kadett é mais curta do que do Monza nos dois casos, mostrando que não é a relação que indica o nome.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Cambios GM

Mensagem não lida por Rafaelo »

Carlos A. Freire escreveu:As siglas F-16, F-17, F18... não indicam a relação de engrenagens do câmbio, mas sim a tecnologia empregada, onde tem melhorias em engates por exemplo.
Carlos, a relaçao esta no torque do motor. temos o cambio F15 com mesma tecnologia(F17-18 oleo sintetico e dentes) e é menor em "numeraçao" do F16, porem esse F15 é pra um motor fraco de torque como os 1.0 ate 1.6 do corsa,celta...

temos o F17 que atende muito motores familia 1 e 2, 1.8 e 2.0 com o meu familia 2 N20XF roletado de 18.5 a 19.5kg torque. caixa subdimensionada pro motor - existe casos de quebra dessa caixa nessa motorizaçao - a GM opcionou e colocou todos depois pra F23 pra aguentar os quase 20kg que a caixa F17 nao estava suportando, especialmente os com rodas 17". eu so vou colocar o F17 no meu monza pq ele nao precisa de adaptaçao... diferente do F23 que precisa. senao era o F23 que eu colocaria hehehehe. o N20XF usa tanto cambios F17 como cambios F23. se passear e saber cambiar nao vai quebrar na F17 nao.

podem notar que sempre esta relacionado ao torque max do motor. existem os cambios opel F10 ate F28 - o F28 é pra motores com super torque :smt023



exemplo dos extremos...

caixa F10 = C12NZ 1.2 45CV Corsa B opel com seus 88Nm de torque hehehe
http://automobilio.info/pt/Opel/Corsa/C ... 45-AG/1405
...
caixa F28 = C20LET 2.0L Turbo Opel Calibra com seus 320Nm de torque
reparem o motorzinho que usa a F28 - acho que o T explica tudo hehehehe
http://en.wikipedia.org/wiki/Getrag_F28/6_transmission

as siglas esta Fxx é pelo torque que o motor produz.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Cambios GM

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Rafaelo, temos no Monza tubarão por exemplo, câmbios F-16 e F-18 e os dois tem o mesmo torque.

Será essa mesmo a diferença? De qualquer forma, há diferenças entre as duas transmissões. Na F-18, por exemplo, com relação a F-16, foi melhorado engates.

É bom saber das informações que postou.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
marega07
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 217
Registrado em: 06 Ago 2012, 21:55
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Cambios GM

Mensagem não lida por marega07 »

pelo que tive olhando minha caixa e uma das mais longas, talves por causa do alto torque do motor a alcool, fiz um teste, a 100 por hora nao chaga a 2,500 rpm em 5 marcha, so acho estranho e que o carro parece fraco em retomada dos 60 aos 100 de quinta, sendo que o carro nao falha, unica coisa e que era a alcool,hoje a gasolina, talves o motivo...
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Cambios GM

Mensagem não lida por Rafaelo »

Carlos A. Freire escreveu:Rafaelo, temos no Monza tubarão por exemplo, câmbios F-16 e F-18 e os dois tem o mesmo torque.
Carlos, me parece uma questao de logistica, se tecnicamente ambos sao iquais de torque, provavelmente se terminou o cambio Isuzu(F16) e teria que ter um substituto. a caixa F18 ja tem a mesma tecnologia das caixas F15 / F17 ja sao produzidas pela GM powertrain(repare do logo estampada). nao te esqueça que a F16 era produçao Isuzu tecnologia antiga. entao a referencia torque nao se aplica nesse caso, so aconteceu que a caixa é sobredimensionada pro monza, porem ela nao foi destinada apenas pra MONZA foi pra uma gama enorme de motores da GM. ate pq a caixa F18 equipou varios vectra,omega,astra(a maioria com torque entre 18kg ate 21kg como os 2.2 8V) ja que esses tinham torque maior que no monza e precisariam de uma caixa com maior resistencia. tanto é que seus volante é bem generoso, diferente do meu F17 que é menor o volante em relaçao ao F18, que por sua vez é maior que o F16(magrinho).
Carlos A. Freire escreveu:Será essa mesmo a diferença?
sim tudo é pelo torque. e nao é so eu quem diz isso. ate a parte tecnica dos motores TorqueXCaixa se nota isso claramente uma aproximidade muito nitida. faça um levante tecnico pra tu ver os carros que usam e vai notar isso. como esses exemplos que dei acima tem outros varios, existem diversos outros cambios F13 por exemplo, F23 e por ae vai... quanto for menos o Fxx da caixa, menos torque ela suporta e menor o torque o motor produz. voces nao vao ver um motor de 22kg com uma caixinha F15 :D e nem o contrario(sobredimensionamento). tipo motor 2.4 de 22kg com uma caixa F15, ou corsa 1.4 10kg com uma caixa F23, nao existe isso. oque existe é uma aproximidade(folga) oque infelizmente nao aconteceu com o N20XF de 20kg com uma caixa de F17... temos casos de quebra de cambio original... tanto é que foi substituido pelo F23 da GETRAG por esse motivo.
Carlos A. Freire escreveu:De qualquer forma, há diferenças entre as duas transmissões. Na F-18, por exemplo, com relação a F-16, foi melhorado engates.
sem duvida mudou. a tecnologia mudou pra melhor(oleo sintetico / dentes aperfeiçoados / sistema de lubrificação) acarretando em precisão nos engates e durabilidade, começou quando a GM produziu os cambios F18/F17/F15.

outra curiosidade: cambios da familia F2x nao é a GM quem produz e sim a GETRAG. sao cambios muitos resistente, é so ver uma foto dele pra ter uma ideia hehehehe verdadeira rocha, pena que nao cabem no monza sem adaptar. cambios F10/12/13 sao opel nao saiu no nosso mercado. sao muito fraquinhos... volante pequeno, toreram pouco torque...
GETRAG: http://www.getrag.com/
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Cambios GM

Mensagem não lida por DÉCO »

PUXA VIDA RICARDO :D :D MUITO OBRIGADO PELA GENEROSIDADE coisa muito rara hoje em dia !!!

Ja salvei este topico !!

VALEU :smt023
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Responder