Modulo de Injeção

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Modulo de Injeção

Mensagem não lida por 500EF »

TheRipper escreveu: Se ele está rodando com taxa de gasolina, terá que adiantar o ponto em relação ao mapa original, senão o carro irá ficar "xoxo" e beberrão.
Sim, adiantar em relação ao ponto original do carro à gasolina.

Por isso eu disse para inicialmente adiantar para o ponto original do à álcool, já que ele agora vai usar a curva do chip original do à álcool.

Mas talvez depois possa até dar mais um "tapinha" em toda a curva mesmo, adiantando um pouco mais o inicial... mas eu sentiria o comportamento do carro assim primeiro para ver... :wink:
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Fastback
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 857
Registrado em: 12 Dez 2006, 16:20
Cidade: Cuiaba
Estado: Mato Grosso-MT
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: Outro
Ano: 1983
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Modulo de Injeção

Mensagem não lida por Fastback »

Sim, sim, entendi o que vocês disseram. Mas, me referí a utilizar um bico com uma vazão superior à do alcool, entenderam? Será que serve o de outro modelo? Uma vez, em algum lugar, lí algo a respeito de utilizar um bico suplementar na própria tbi do Monza para motores turbinados. Isso seria válido? :smt017

Sei lá, a conversão valeu a pena, o custo com combustível caiu pela metade e tudo mais mas, ainda sim continuo com um pé atrás com esse carro.
Quais seriam as opções para melhorar o rendimento do sistema por completo? Digo, não só aumentar a potência e isso tudo mas, também e principalmente fazer com que o motor aproveite melhor o combustível...
A idéia do coletor do MPFI com uma megasquirt não me sai da cabeça... A injeção atual não daria conta de comandar 4 bicos, né? :|
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Modulo de Injeção

Mensagem não lida por 500EF »

Fastback escreveu:Sim, sim, entendi o que vocês disseram. Mas, me referí a utilizar um bico com uma vazão superior à do alcool, entenderam? Será que serve o de outro modelo?
Agora quem não entendeu fui eu... hehehe

Você quer aumentar mais ainda a vazão? Seu motor tem alguma modificação? Se não tiver, só vai servir para "afogar" o motor com excesso de combustível...

E o bico do monza à álcool já tem uma baita vazão... hehehe
Uma vez, em algum lugar, lí algo a respeito de utilizar um bico suplementar na própria tbi do Monza para motores turbinados. Isso seria válido? :smt017
O certo é colocá-lo na pressurização, entre 50 e 70 cm distante da borboleta, em um ângulo de 45 graus em relação ao tubo e com a ponta aparente dentro dele.

Mas isso só vale para um turbo, que não é o seu caso...
Sei lá, a conversão valeu a pena, o custo com combustível caiu pela metade e tudo mais mas, ainda sim continuo com um pé atrás com esse carro.
Explica o que já fez e qual é o "pé atrás"... :wink:
Quais seriam as opções para melhorar o rendimento do sistema por completo? Digo, não só aumentar a potência e isso tudo mas, também e principalmente fazer com que o motor aproveite melhor o combustível...
E isso não seria aumentar a potência? hehehe

Para isso, sem tirar o motor da geometria tolerada pela fábrica, você teria que colocar os pistões do monza à álcool, talvez ainda dar um tapinha no cabeçote, e colocar um módulo de ignição forte.
A idéia do coletor do MPFI com uma megasquirt não me sai da cabeça... A injeção atual não daria conta de comandar 4 bicos, né? :|
Com um repetidor, ela pulsaria os 4 ao mesmo tempo. Mas não vejo vantagem nisso... Muita despesa para pouco (ou nenhum) retorno...

Se me permite uma sugestão, coloque uma sonda lambda (prefira as NGK de 4 fios) no escape para ver como anda a mistura e confira o ponto de ignição. :wink:
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
TheRipper
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 942
Registrado em: 27 Jan 2008, 00:00
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Modulo de Injeção

Mensagem não lida por TheRipper »

500EF escreveu:
TheRipper escreveu: Se ele está rodando com taxa de gasolina, terá que adiantar o ponto em relação ao mapa original, senão o carro irá ficar "xoxo" e beberrão.
Sim, adiantar em relação ao ponto original do carro à gasolina.

Por isso eu disse para inicialmente adiantar para o ponto original do à álcool, já que ele agora vai usar a curva do chip original do à álcool.

Mas talvez depois possa até dar mais um "tapinha" em toda a curva mesmo, adiantando um pouco mais o inicial... mas eu sentiria o comportamento do carro assim primeiro para ver... :wink:
Heheheh eu de cara já socaria ponto do bicho. A diferença na taxa de compressão é gritante, de 9,2:1 na gasola pra 12:1 no álcool, pode jogar ponto à vontade. Vai adiantando no distribuidor aos pouquinhos e testando em todas as faixas de giro com alta carga (pé no fundo), até começar a dar detonação. Quando começar, volte um pouco e pronto. Ponto original do álcool tenho certeza de que não vai ficar bom com pouca taxa :-/
TheRipper
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 942
Registrado em: 27 Jan 2008, 00:00
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Modulo de Injeção

Mensagem não lida por TheRipper »

Fastback , esqueça a Multec 700, isso aí é o dinossauro das injeções eletrônicas. Sua "moderna" tecnologia data do final da década de 70 :shock:
Coloque Multiponto com Megasquirt, aí sim, vai mudar da água pro vinho francês! O sistema de ignição pode manter o mesmo, pois a Mega funciona com módulo HEI, a adaptação não é complicada.
Sobre o bico a álcool, ele já tem uma boa vazão, meu motor está com cerca de 140cv, alimentado por um bico álcool original, rodando com pressão nominal, mas no caso eu uso Megasquirt. Pra você aumentar a vazão sem mexer no chip, pode aumentar um pouco a pressão da linha de combustível (originalmente 2BAR), mas não muito, pois esse bico não suporta alta pressão e começa a vazar com cerca de 3BAR.
RicardoDS
MODERADOR
Mensagens: 6014
Registrado em: 14 Jan 2007, 13:52
Cidade: CWB
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Modulo de Injeção

Mensagem não lida por RicardoDS »

Apoio a sugestão do TheRipper, faz 2 MegaSquirt, põe uma no Monza e a outra no Landau :mrgreen:
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
Marcel Murai
MODERADOR
Mensagens: 2409
Registrado em: 01 Fev 2007, 20:44
Cidade: CERQUILHO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Modulo de Injeção

Mensagem não lida por Marcel Murai »

Pra transformar pra MPFI o coletor não encaixa no cabeçote do EFI. Vc viu oque o Fernando teve que fazer pra encaixar?
Outra coisa que descobri no CEPCHEV é que o Cabeçote do EFI 2.0 Alcool é a mesma da 2.0 Gasolina. Então, despreze o rebaixamento do cabeçote.
Fica restando a troca dos pistoes e um coletor com aquecimento e um bico a alcool já que agora vc comprou a central á alcool.
E tem mais o diferencial que é diferente do 2.0 Alcool do restante das versões.
Mas recomendo que vc aproveite o embalo pra quando for fazer o motor e já transformar em alcool.
Eu devia ter feito isso mas optei pela originalidade. :smt021 :smt011

Realmente até eu queria uma injeção MPFI. Se no Vectra A ele faz 15,0 na estrada...imagine no monza que é mais leve. :mrgreen:
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
tcpthiago
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 499
Registrado em: 30 Mar 2007, 17:30
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Modulo de Injeção

Mensagem não lida por tcpthiago »

É.. fazer 15 na gasolina na estrada é o de melhor....

Mas, e fazer 10 no alcool com ar ligado? E ainda mais quando é adaptado? Acho bom também...
Foi o que o meu Monza faz na estrada...e aqui na cidade, 10.
Ainda nem troquei bico... to só esperando ele estragar, aí tenho um bom motivo pra troca.
Consumo e rendimentos bona não basta apenas a originalidade, ou tentar mecher em ponto, mas sim, melhorar todo o sistema.
Estou sem pistões a alcool e nem bicos do alcool. Mas mechi em velas e cabos de velas, distribuidor (completo, o meu era original de fabrica e tava todo torrado), ponto (meu esta adiantado) limpeza e reparos no TBI e seus componentes... e todo cuidado com todo restante do veiculo.
Isso vale tanto prum Monza quanto pros tecnológicos carros novos.

Fiz isso no meu Monza e num arrependo, agora, fizemos numa Meriva 2002/2003 1.8, e só alegrias...
------> Monza GL 93/94 <------
-------> Verde Vivaldi <-------
-------> 2.0 Completo <-------
-> Agora, rodando na pinga <-
Responder