Dicas quanto ao CONSUMO!

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
RicardoDS
MODERADOR
Mensagens: 6014
Registrado em: 14 Jan 2007, 13:52
Cidade: CWB
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: CONSUMO!!!

Mensagem não lida por RicardoDS »

gabrielbacelar escreveu:é verdade que a gasolina podium é mais economica? e a aditivada? qual a real diferença entre elas?
A gasolina Podium tem uma maior octanagem, geralmente motores que tem uma taxa de compressão mais alta se beneficiam ao rodar com podium, já testei podium em um Astra Flex e achei que ele ficou um pouco mais esperto do que rodando com gaslina comum, daí o carro acaba ficando mais economico sim.
Quanto a aditivada, como o próprio nome já diz, ela contém aditivos que ajudam a limpar o tanque, linha de combustível, bicos, etc... só utilizo aditivada no Monza, comum nem pensar.

:smt023
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
gabrielbacelar
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 322
Registrado em: 28 Dez 2007, 09:17
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: CONSUMO!!!

Mensagem não lida por gabrielbacelar »

RicardoDS escreveu:
gabrielbacelar escreveu:é verdade que a gasolina podium é mais economica? e a aditivada? qual a real diferença entre elas?
A gasolina Podium tem uma maior octanagem, geralmente motores que tem uma taxa de compressão mais alta se beneficiam ao rodar com podium, já testei podium em um Astra Flex e achei que ele ficou um pouco mais esperto do que rodando com gaslina comum, daí o carro acaba ficando mais economico sim.
Quanto a aditivada, como o próprio nome já diz, ela contém aditivos que ajudam a limpar o tanque, linha de combustível, bicos, etc... só utilizo aditivada no Monza, comum nem pensar.

:smt023
eu tbm só uso aditivada. e, por conselho do meu mecanico, uma vez ou outra encho com podium pra dar uma limpeza.
eu gostei dela. mas nao pude verificar se foi mais economica pq minha noiva sem querer querendo acabaou zerando o odometro parcial. :(
..::Projeto Manuais para todos::..
Monza Classic SE 2.0 Gasolina/GNV 88/89
Caixote
Trio Eletrico, AC, 4P, Completao
só nao tem CB

Verde Metálico

Projeto Futuro: Water4Gas
Projeto Mais Pra Frente: Monza Elétrico muito caro :(

199.000 Motor Zerinho. :D
Precisando de um alternador Bosh 90A pra monza 88 Novo. Quem souber onde acho, me avise please! pm-me!!!
jr.glaucio
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2464
Registrado em: 04 Jan 2007, 16:45
Cidade: SAO LUIS
Estado: Maranhão-MA
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: CONSUMO!!!

Mensagem não lida por jr.glaucio »

ja ouvi falar q gasolina aditivada é so enrolaçao, nao sei se é verdade, inclusive aqui tem varios postos q a aditivada é o mesmo preço da comun! :smt017
MONZA GL 2.0 - 4P - Vermelho Goya - COMPLETO - 1995
Fotos do Monzão: viewtopic.php?f=5&t=2047
gabrielbacelar
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 322
Registrado em: 28 Dez 2007, 09:17
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: CONSUMO!!!

Mensagem não lida por gabrielbacelar »

jr.glaucio escreveu:ja ouvi falar q gasolina aditivada é so enrolaçao, nao sei se é verdade, inclusive aqui tem varios postos q a aditivada é o mesmo preço da comun! :smt017
é.. tbm ja ouvi dizer isso. queria ver uma forma de comprar se vale ou nao apena por aditivae podium.
se for mais economico, já ta valendo. tem alguma diferença.
..::Projeto Manuais para todos::..
Monza Classic SE 2.0 Gasolina/GNV 88/89
Caixote
Trio Eletrico, AC, 4P, Completao
só nao tem CB

Verde Metálico

Projeto Futuro: Water4Gas
Projeto Mais Pra Frente: Monza Elétrico muito caro :(

199.000 Motor Zerinho. :D
Precisando de um alternador Bosh 90A pra monza 88 Novo. Quem souber onde acho, me avise please! pm-me!!!
Diego Rodrigues
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 549
Registrado em: 13 Nov 2007, 16:26
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re:

Mensagem não lida por Diego Rodrigues »

alexandremsx escreveu:o meu tá fazendo uns 7km/l no álcool, quando ando na manha... moro em brasilia, aqui é td mt plano mas as distancias são grandes, então nem é tanta economia hehehehe
Fala, monzeiro. tbm sou de BSB. andando aqui no DF, quando não pego engarrafamento, abasteço e sempre faço as contas multiplicando a quantidade de litros por 12. sempre dá um valor bem próximo.

moro na Samambaia e já fui pro serviço no final da Asa Sul com 12 reais. são 50 KM (ida/volta). quando voltei o ponteiro ainda estava um pouco acima da posição anterior (antes de abastecer). aliás, minha marcação de tanque vazio agora é 1/4... com o problema que estou no tanque. hehe! nada de resolver. :cry:

falando em bsb. tem alguma galera monzeira que se encontre aqui no DF?

:smt023
Vectra CD 2.2 16V Automatic 4 Prata - 2001
Diego Rodrigues
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 549
Registrado em: 13 Nov 2007, 16:26
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: CONSUMO!!!

Mensagem não lida por Diego Rodrigues »

kelvissonn escreveu:O meu tá fazendo 8,5 na cidade e 13 na pista.

Acho q o consumo tb é culpa do motorista, pois a maioria das pessoas q eu vejo só dirigem com o pé em baixo.

Já eu não , sempre alivio mais pé no acelerador nem deixo o ponteiro do vácuo subir kkkk e se vir uma descida pela frente se der dô logo uma banguela . Só pra ter uma idea uma vez fiz um viajem deuns 15km, e só sei q dei tanta banguela q o carro só funcionava pra subir kkkkkk economizou bastante.

PS: o meu era 2.0 a alcool e foi mudado pra gasolina.
com certeza! sempre fico de olho no vacuômetro. pra mim o ideal é pisar no pedal de acordo com a necessidade. não precisa atolar o pé pro carro ganhar velocidade, conforme a velocidade vai aumentando é que se vai pisando.

outra coisa, o melhor é chegar logo numa velocidade boa (80, 100) e manter o pé no pedal só pra segurar a velocidade. nas descidas, tirar o pé e deixar o carro ir engatado. aqui em bsb dá pra fazer muito isso.

ao ver de longe que o sinal fechou é bom já ir aliviando o pé pra esperar o sinal abrir. aí vc já continua no embalo depois. hehe!
Vectra CD 2.2 16V Automatic 4 Prata - 2001
TheRipper
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 942
Registrado em: 27 Jan 2008, 00:00
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: CONSUMO!!!

Mensagem não lida por TheRipper »

Bem, vamos a algumas considerações:

O que mata consumo do carro é giro. Se puder afundar o pé em marcha mais alta, o consumo vai ser melhor, pois as perdas por bombeamento são menores. O ideal é evitar "esticar" as marchas.
Pé no fundo em giro baixo é mais econômico do que "pouco pé" e giro alto :wink:

A recomendação acima de tirar o pé numa descida ou antes de um sinal são válidas, sobretudo para motores com injeção eletrônica, nos quais entra em ação o "Cut off", que corta o combustível para o motor em situações como essas.

Meu carro tem injeção programável, o que me dá total controle sobre o ajuste em todas as faixas de giro. Consegui um mapa bem eficiente, com boa economia em baixo regime, e potência máxima em alto regime.

Meu motor é 2.0, a álcool, com cabeçote retrabalhado e escape livre. Estou fazendo entre 7 e 8km/l na cidade, e 9 e 10km/l na estrada. :wink:
Diego Rodrigues
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 549
Registrado em: 13 Nov 2007, 16:26
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: CONSUMO!!!

Mensagem não lida por Diego Rodrigues »

TheRipper escreveu:Bem, vamos a algumas considerações:

O que mata consumo do carro é giro. Se puder afundar o pé em marcha mais alta, o consumo vai ser melhor, pois as perdas por bombeamento são menores. O ideal é evitar "esticar" as marchas.
Pé no fundo em giro baixo é mais econômico do que "pouco pé" e giro alto :wink:
vc deve estar se referindo àquela técnica chamada WOT. em que se pisa a fundo com o carro em última marcha e giro baixo.

eu não consigo me acostumar com esse método e, sinceramente, não acredito muito nele. prefiro sair com o carro usando a marcha certa fazendo as trocas na faixa entre 2000 e 3000 RPM. depende se estou numa reta, subida ou descida. ao chegar numa boa velocidade só mantenho o pé, tirando sempre que não for necessário (descida, sinal...).

em subidas mantenho sempre acima de 2500 e no máximo 3500. pra mim é o giro ideal onde o carro tem torque suficiente pra não precisar atolar o pé, basta triscar.
Vectra CD 2.2 16V Automatic 4 Prata - 2001
Responder