quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
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luiz sle
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Re: quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?

Mensagem não lida por luiz sle »

Bater não bate, motor é STD ainda, cento e pouco mil rodados só. Apenas a bomba me deixa com uma pulga atrás da orelha, acho o rungido dela quando liga o motor muito feio, e, acredito que seja ela o rungido aos 2500 rpm. Vi um vídeo do LCD no YouTube onde o S/R dele estourou o bloco pela falta de lubrificação da bomba e ele comenta que essas bombas dos primeiros motores Gm fase II davam problema, pra aliviar isso quero chutar ela do meu carro logo.

Sistema de arrefecimento vou dar uma geral, só troquei aditivo e ceboão do radiador. Tem até mangueira de Monza com AC no meu carro! Vou tentar colocar tudo novo e original, mas vou esperar esse aditivo vencer primeiro o que ocorre lá pelo meio desse ano, aí na desmontagem já faço tudo de uma vez.

Já o cabeçote, o Edu provavelmente mexeu no cabeçote antes de colocar o caracol, vamos ver se ele sabe algo sobre o domo dos pistões álcool.

Valeu, Rafa.

Abraço.
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Re: quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?

Mensagem não lida por Rafaelo »

bom se descartou o bloco ok sem crise pode por 14:1 so nao sei te dizer o quanto(mm) se tira pra conseguir isso, so calculando fisicamente pra saber senao é chutometro. coloque uma bomba 2012 zero que nao vai te arrepender. equipa muito mais carros que monzas e isso é desde 2005 ate 2012
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Re: quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?

Mensagem não lida por 500EF »

luiz sle escreveu:Bater não bate, motor é STD ainda, cento e pouco mil rodados só. Apenas a bomba me deixa com uma pulga atrás da orelha, acho o rungido dela quando liga o motor muito feio, e, acredito que seja ela o rungido aos 2500 rpm. Vi um vídeo do LCD no YouTube onde o S/R dele estourou o bloco pela falta de lubrificação da bomba e ele comenta que essas bombas dos primeiros motores Gm fase II davam problema, pra aliviar isso quero chutar ela do meu carro logo.

Sistema de arrefecimento vou dar uma geral, só troquei aditivo e ceboão do radiador. Tem até mangueira de Monza com AC no meu carro! Vou tentar colocar tudo novo e original, mas vou esperar esse aditivo vencer primeiro o que ocorre lá pelo meio desse ano, aí na desmontagem já faço tudo de uma vez.

Já o cabeçote, o Edu provavelmente mexeu no cabeçote antes de colocar o caracol, vamos ver se ele sabe algo sobre o domo dos pistões álcool.

Valeu, Rafa.

Abraço.
Da para calcular por diferença, usando os dados de fabrica num motor Std para um a álcool e para um a gasolina.

Como os cabeçotes são iguais e eu acredito que a altura da junta esmagada também seja, a diferença do volume calculado para as duas câmaras vai ser a diferença da cava para a bolha.

Só que agora acossei pelo iPad e é ruim demais de tentar fazer isso por ele.

Se alguém quiser tentar pesquisar, tem estas contas nos meus tópicos espalhados pelo fórum. Aí é só comparar os volumes de câmara dos dois motores.
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Re: quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?

Mensagem não lida por Rafaelo »

é verdade por reversao da pra saber o volume ocupado pelo pistao alcool. so que isso nao basta, como o pistao é domo nao sabemos qual o valor maximo permetido de rebaixo, sem isso pode a ver colisao se retirar demais, especialmente se um tucho der problema e nao endurecer, isso pode acontecer e tirar de sincronia por nao pega pressao e da cabeçada entre pistao e valvula adm. isso nao acontece em motores flex(pistao reto), gasolina (pistao cavado).

acho que um valor seguro é ate -1mm mais como falei isso so fazendo teste fisicamente com massas,etc. nao achei esses valores na net :smt023
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luiz sle
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Re: quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?

Mensagem não lida por luiz sle »

Rafaelo escreveu:bom se descartou o bloco ok sem crise pode por 14:1 so nao sei te dizer o quanto(mm) se tira pra conseguir isso, so calculando fisicamente pra saber senao é chutometro. coloque uma bomba 2012 zero que nao vai te arrepender. equipa muito mais carros que monzas e isso é desde 2005 ate 2012
Bom, vamos ver. Eu sempre pesquiso bem antes de fazer algum serviço, mas só consigo fazer a coisa certa com a mão na massa mesmo. Aprendo muito mais na prática hehehe.

Com certeza. Vou procurar bastante por uma com um preço legal e vou rodar mais uns milhares de km sossegado.
500EF escreveu:
Da para calcular por diferença, usando os dados de fabrica num motor Std para um a álcool e para um a gasolina.

Como os cabeçotes são iguais e eu acredito que a altura da junta esmagada também seja, a diferença do volume calculado para as duas câmaras vai ser a diferença da cava para a bolha.

Só que agora acossei pelo iPad e é ruim demais de tentar fazer isso por ele.

Se alguém quiser tentar pesquisar, tem estas contas nos meus tópicos espalhados pelo fórum. Aí é só comparar os volumes de câmara dos dois motores.
E no caso do motor não ser mais STD? Junto com a nota fiscal do carro, vieram algumas ordens de serviço da garantia, algo em torno de 89, e lá consta verificar porque o motor consumia óleo.

A junta será a original mesmo?

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Re: quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?

Mensagem não lida por 500EF »

A referencia para os cálculos usando os valores fornecidos pela fabrica são para o motor Std.

O mesmo vale para quando falamos em Xmm de rebaixo. Sempre em relação ao Std.
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Re: quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?

Mensagem não lida por 500EF »

500EF escreveu: Da para calcular por diferença, usando os dados de fabrica num motor Std para um a álcool e para um a gasolina.

Como os cabeçotes são iguais e eu acredito que a altura da junta esmagada também seja, a diferença do volume calculado para as duas câmaras vai ser a diferença da cava para a bolha.

Só que agora acossei pelo iPad e é ruim demais de tentar fazer isso por ele.

Se alguém quiser tentar pesquisar, tem estas contas nos meus tópicos espalhados pelo fórum. Aí é só comparar os volumes de câmara dos dois motores.
Só para não deixar em aberto, aqui vão alguns números que podem ajudar (tentei fazer bem passo-a-passo para ficar mais fácil de entenderem as contas):

Volume do cilindro = ((TT x D2) / 4 ) x h.
(( 3,1416 x 86 x 86 ) / 4 ) x 86 = 499558,3824 = 499,56ml

Volume da câmara = X

Dados do 2.0 à gasolina EFI: Taxa STD = 9,2:1
(499,56+X)/X = 9,2
499,56+X=9,2X
499,56=9,2X-X
499,56=8,2X
X=60,92ml

Dados do 2.0 à álcool: Taxa STD = 12:1
(499,56+X)/X = 12
499,56+X=12X
499,56=12X-X
499,56=11X
X=45,41ml

Obs: Eu considero como câmara tudo que sobra de espaço quando o pistão está em cima, com as válvulas fechadas (cava / bolha do pistão, junta, ponta da vela, etc).

Portanto, considerando que juntas, cabeçote, válvulas são iguais nos dois motores, mudando somente o formato da cabeça dos pistões, a diferença em ml da câmara de um motor 2.0 STD à gasolina para um 2.0 STD à álcool é de 60,92-45,41 = 15,51ml.
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Re: quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?

Mensagem não lida por vrsilva »

Eu acho que o motor a álcool vai começar a ter problemas com rebaixamento, quando este passar do limite estipulado pela fábrica, ou seja, se o cabeçote tem 1,5mm de margem pra retíficas, acho que o motor a álcool vai ter problemas se o rebaixamento passar desses 1,5mm...

Posso estar enganado, mas acho o raciocínio mais lógico.

E é como o Rafaelo disse, se um tucho por um acaso começar a ter problemas e o cabeçote for rebaixado ao extremo, qualquer variação no tucho, já irá bater a válvula no pistão...

Nas minhas fotos não dá pra ver o tamanho do lóbulo pois está com óleo nas cabeças dos pistões... Mas é bem avantajadinho até...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
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