quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
vrsilva
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Re: quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?

Mensagem não lida por vrsilva »

Eduardo, passa aí uma receitinha básica de preparação no cabeçote...
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500EF
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Re: quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?

Mensagem não lida por 500EF »

Não tem mistério...

Rebaixo e "limpada" nas rebarbas dos dutos de escape (como eu comentei no outro tópico, no EFI eu não sei como se comportaria se fizer o mesmo nos de admissão, talvez não seja boa idéia).

O quanto vai rebaixar depende do projeto (da taxa que quer atingir e do combustível que vai usar).

E o principal, alguém que saiba o que está fazendo, para depois não vir com lorota do tipo "eu avisei que não podia rebaixar tanto", para justificar cagada no "selvisso" que ele fez na "alficina". Vide o caso do ex-vectra do José Leal...
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luiz sle
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Re: quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?

Mensagem não lida por luiz sle »

Pra medir o quanto o cabeçote ainda tem pra retirar tem o rebaixo no próprio cabeçote, não é? Animou achar um cabeçote no desmanche, fazer teste de trinca e tirar uns mm. Dependendo do quanto tirar, se for necessário retirar o cabeçote futuramente para algum serviço como troca de junta, daria pra dar passe de novo no cabeçote ou só outro? Polimento nos dutos de admissão no carburado compensa? Estava pensando em trocar o comando e o coletor também, acredito que eu consiga uns 120~130cv dependendo do comando. Será?

Meio que desvirtuando o tópico, vou tirar outra dúvida. Quando ligo o carro, ouço um barulho meio feio, nada de batidas ou algo anormal, apenas um ronco grosso do motor, acredito que seja a bomba de óleo. Já vi que esses motores GM 2.0 87 tem bombas um pouco problemáticas, seria interessante a troca? Procurei original Gm mas não achei. Tem diferença do carburado pro injetado?

Abraços.
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Rafaelo
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Re: quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?

Mensagem não lida por Rafaelo »

faça o polimento somente na porta do escape. na admissao pode dar problema na fase fria especialmente alcool por baixa emulsao, aumentar a rampa da sede na admissao é uma boa como os roletado fizeram, isso estrangula menos em alta rpm. a taxinha ja vai fica show. e nao deve custar muito caro. vale lembrar que so em casa que trabalha com cabeçote. isso nao é com retifica ou mecanico da vida.

pois é o caso do Jose foi de arrepiar, depois que vi o maluco segurando '2000 rpm' com tucho seco me doeu rsrsrs. e depois da taxa 'extra' que era culpada ae foi demais pra cabeça.

Luiz, existe uma marca de "plainagem" no meio do cabeçote. o cabeçote STD convencional GM familia 2 tem 1.5mm de margem, um roletado tem 1.3mm ja que esse é mais rebaixado de fabrica pra pegar +0,2:1 de taxa passando de 11,3:1 pra 11,5:1. é só medir com o aste do paquimetro consegue saber quanto rebaixaram esse cabeçote :smt023

polimento em dutos de carburador nao pode ser feito. é pior que no EFI. ainda mais alcool. é pedir lenta instavel. 130cv em carburador consegue com comando maior. ate onde sei a minha bomba zero do fase 3 2009 é identica a tua. tanto fisicamente como em pressao.
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Re: quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?

Mensagem não lida por Diego Paiva »

luiz sle escreveu: Meio que desvirtuando o tópico, vou tirar outra dúvida. Quando ligo o carro, ouço um barulho meio feio, nada de batidas ou algo anormal, apenas um ronco grosso do motor, acredito que seja a bomba de óleo.

Abraços.
Cuidado, pode ser barulho de folga no virabrequim... como dizem... pode ser "folga no eixo". Geralmente esse ruido "grosso" como vc falou, vem da parte de baixo.... e pelo que vc descreveu, parece ser o vira...
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Re: quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?

Mensagem não lida por lc_ss »

roger vasconcelos escreveu:
lc_ss escreveu:Posso falar por experiência própria e teórica: rebaixando o cabeçote você aumenta a taxa de compressão fazendo com que a mistura ar/combustível se comprima mais no momento da explosão, gerando assim mais energia ou seja, torque/potência.

Vantagens: diminui o consumo e aumenta o rendimento do motor (um está ligado ao outro, é uma consequência);

Desvantagem: pode ocasionar a batida de pino caso essa taxa de compressão seja adotada em excesso, fenômeno que é prejudicial ao motor.

Pra termos de comparação, um motor aspirado a gasolina comum a taxa ideal é por volta de 10,5 aproximadamente, pra rodar com gasolina comum; a álcool, seria de 13,5:1 mais ou menos. Teu motor é original gasolina carburado?
ola amigo meu.monza era a alcool mas o ex dono dele passou ele para gasolina e o carburador dele parece ser de carro a alcool tambem assim como disse um amigo monzeiro tambem.
Bom, se ele era álcool e foi convertido pra gasolina (conversão bem feita) foram trocados os pistões, ajuste no ponto e o carburador também foi mudado (pelo menos o calibre dele). Como tá o consumo? Se estiver com pistões a gasolina original do carburado e com cabeçote também original a taxa deve ser de 8,8:1, muito baixo pros dias de hoje.
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Re: quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?

Mensagem não lida por Rafaelo »

luis se é gasolina a taxa dele é 8:1 fase 1 8:1 gasolina oque é ridiculo diga de passagem. muito fraquinho, lembro no meu 1.6 metade ta gasolina era disperdiçada nessa bagaça.
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luiz sle
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Re: quais vantagens e desvantagens de rebaixar o cabeçote?

Mensagem não lida por luiz sle »

Rafaelo escreveu:faça o polimento somente na porta do escape. na admissao pode dar problema na fase fria especialmente alcool por baixa emulsao, aumentar a rampa da sede na admissao é uma boa como os roletado fizeram, isso estrangula menos em alta rpm. a taxinha ja vai fica show. e nao deve custar muito caro. vale lembrar que so em casa que trabalha com cabeçote. isso nao é com retifica ou mecanico da vida.

pois é o caso do Jose foi de arrepiar, depois que vi o maluco segurando '2000 rpm' com tucho seco me doeu rsrsrs. e depois da taxa 'extra' que era culpada ae foi demais pra cabeça.

Luiz, existe uma marca de "plainagem" no meio do cabeçote. o cabeçote STD convencional GM familia 2 tem 1.5mm de margem, um roletado tem 1.3mm ja que esse é mais rebaixado de fabrica pra pegar +0,2:1 de taxa passando de 11,3:1 pra 11,5:1. é só medir com o aste do paquimetro consegue saber quanto rebaixaram esse cabeçote :smt023

polimento em dutos de carburador nao pode ser feito. é pior que no EFI. ainda mais alcool. é pedir lenta instavel. 130cv em carburador consegue com comando maior. ate onde sei a minha bomba zero do fase 3 2009 é identica a tua. tanto fisicamente como em pressao.
Menos trabalho pra mim só polir escap. kkkkkkk

Se eu conseguir achar um cabeçote sem trinca STD, quanto posso tirar? Deixa alguma rebarba pra uma próxima manutenção em que for tirar o cabeçote e mandar plainar? Eu já tinha visto essa marca, era só pra saber se meu raciocínio segue o certo mesmo.

Vou dar uma olhada nas fotos do teu motor pra ver a bomba. Quanto sai uma nova? (Lá vem pancada...)
Diego Paiva escreveu:
luiz sle escreveu: Meio que desvirtuando o tópico, vou tirar outra dúvida. Quando ligo o carro, ouço um barulho meio feio, nada de batidas ou algo anormal, apenas um ronco grosso do motor, acredito que seja a bomba de óleo.

Abraços.
Cuidado, pode ser barulho de folga no virabrequim... como dizem... pode ser "folga no eixo". Geralmente esse ruido "grosso" como vc falou, vem da parte de baixo.... e pelo que vc descreveu, parece ser o vira...
Vou tentar captar num vídeo. O barulho é mais evidente na primeira partida. Quando a bomba pressuriza depois de uns 2 segundos para. Mas tenho a impressão de ter um ruído não muito saudável lá pelos 2~3 mil rpm.

EDIT: acabei de ver um vídeo no YouTube de um Vectra motor Monzatech com folga de vira. É muito diferente do meu, não são estalos, é um barulho do motor mesmo, nada de batidas ou estalos. Talvez seja algo da minha cabeça ou a bomba, pois o SL/E do meu pai não faz.
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