UCE não aciona ventoinha

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Julio Cesar Ledo
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2086
Registrado em: 06 Mar 2012, 21:21
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: UCE não aciona ventoinha

Mensagem não lida por Julio Cesar Ledo »

Esse teste que fiz deu certo... Desconectei o sensor de temp. e a ventoinha ligou em seguida...

De volta a bomba dágua então, rs rs

abraço e obrigado pelas dicas !
vrsilva escreveu:Pra ver se a ECU aciona a ventoinha é só desconectar o sensor de temperatura da VT, se acionar a saída da ECU está funcionando corretamente. Se a ventoinha não aciona em condições normais de uso pode ser OUTRO problema...
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
prjerry
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 254
Registrado em: 19 Fev 2009, 23:08
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: UCE não aciona ventoinha

Mensagem não lida por prjerry »

Fala Júlio, continuamos na novela né brother!!!

Eu já não tenho mais confiança de rodar com meu Monza, estou rodando no Pálio do meu falecido pai, até sair o inventário, e o Monzão vai pra oficina esta semana de novo, da ultima vez que rodei com ele, parece que furou o selo do motor acredita? Fui trabalhar a noite, percurso de menos de 6 km, quando cheguei no serviço a água vazando debaixo do motor, saiu um esguicho de água de traz do motor eu achei que era alguma mangueira furada mas o mecânico acha que foi o selo que furou, vai conferir quando pegar o carro.
Eu andei pesquisando no Mercado Livre algumas UCEs e achei que é um investimento alto pra fazer sem a certeza de que o carro vai ficar bom, os problemas no carro são sempre intermitentes, e fica difícil de resolver, o problema da lâmpada de anomalia do sistema que ficava ligada direta por exemplo tentei de tudo e ela não apagava, ai a bateria arriou e ficou umas 2 semanas fora do carro, quando coloquei de volta, e troquei o modulo HEI (de novo, pois ja tinha feito antes) o carro funcionou como novo e a luz apagou como se nunca tivesse tido problema, mas fico na expectativa de quando o HEI vai queimar de novo, mesmo tendo trocado bobina impulsora, bobina de ignição, tampa de distribuidor... fico sempre inseguro com o carro.
Ainda mais agora com gambiarra de cebolão pra acionar a ventoinha, ja vazou água de novo...
Minha ideia é arrumar esse vazamento e tentar vender e partir pra outro, porque eu preciso do carro confiável, quando não tiver mais o Pálio... uso o carro todo dia e não quero sair com medo de algo estragar e eu ficar na rua...

PS: A temperatura de 106º que mencionei acima não foi quando o tubo de fluxo de água estourou, foi depois que troquei o tubo e estava testando pra saber se a ventoinha seria acionada, disse que não deixei a temperatura passar dos 106º por medo de acabar estourando de novo se subisse mais, ou acabar queimando junta.
MONZA GLS / 1995 / GASOLINA / 2.0 / EFI / COMPLETO / RODAS 14"
FOTOS: viewtopic.php?f=33&t=13476&p=150515#p150515
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: UCE não aciona ventoinha

Mensagem não lida por vrsilva »

Prjerry avalie MUITO BEM o estado geral do seu carro, peças de acabamento, lataria, integridade da estrutura, veja tudo isso muito bem, antes de comprar outro monza, apesar de não ser um carro tão antigo os 95, é difícil achar um BEM conservado, se o seu estiver bem conservado não vale a pena só por que tem problemas no motor...

Já checou velas? Estão boas?
Estão enferrujadas?

Já viu a junta?
Ela pode estar queimada, não é necessário ferver a água pra queimar, se deixar faltar água a ponto do motor falhar, é certeza que queima junta...
Isso eleva a temperatura do motor, pois não consegue trabalhar bem...
Já que tem outro carro disponível, eu abriria o motor pra garantir, se estiver tudo certo, já faz uma revisão nas juntas, correia dentada, bomba dágua se estiver ruim, limpar o respiro, entre outras coisas..
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
prjerry
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 254
Registrado em: 19 Fev 2009, 23:08
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: UCE não aciona ventoinha

Mensagem não lida por prjerry »

OI vrsilva, obrigado pelas dicas, o carro vai pra oficina na sexta, ai vou trocar a junta, o selo se tiver mesmo furado, e vou pedir ao mecânico pra avaliar algumas mangueiras, principalmente as da parte de trás do motor que não dá pra visualizar, pra ver se precisam ser trocadas mesmo não estando rachadas, vou repor o liquido de radiador, etc

Quanto ao carro, ele tem uma boa estrutura, a pintura precisa de retoques (de preferência uma pintura nova), o ar condicionado ta desativado, e algumas peças de acabamento (plásticas) estão faltando, nada demais mas vou ter um certo trabalho pra deixar ele como a gente gosta. mas com ele sempre dando problema assim nunca dá p investir na parte estética do carro.
MONZA GLS / 1995 / GASOLINA / 2.0 / EFI / COMPLETO / RODAS 14"
FOTOS: viewtopic.php?f=33&t=13476&p=150515#p150515
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: UCE não aciona ventoinha

Mensagem não lida por vrsilva »

Cara esses problemas é comum, eu tinha um monza problemático, tive uma oportunidade em que numa batida a seguradora me deu o valor de tabela dele, se eu fosse vender particular não pegava tabela, daí compramos o meu atual monza, o Bartok, carro muito integro com procedência confiável, e MESMO assim, tive dor de cabeça com o cabeçote recentemente, ou seja, carro usado, se não é bem cuidado por TI, sempre terá surpresas amigo... Depois que você resolve todos os problemas do carro, e fica com ele um tempão, aí sim ele não dará mais problemas, se não cuidar direito o carro estraga sempre mesmo... Isso é pra carro novo e antigo...

Hoje mesmo pessoal, voltando pro escritório do almoço, eu vi uma mulher num gol G5, veja bem G5, e o motor estava batendo parecendo motor de fusca, COMO PODE ISSO... Será que a pessoa não percebe que tem algo de errado no carro...
Tem pessoas que não cuidam nem do básico do carro...
Lavar o carro sempre é um cuidado básico, muita gente não dá bola... Estou cansado de ver carro zero praticamente com a pintura TODA riscada por lavar o carro com pano de chão, ou com qualquer bucha que vê na frente.
Brasileiro é ..., reclama, não faz nada, e não sabe valorizar o que tem... Generalizando claro... mas é assim..
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
prjerry
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 254
Registrado em: 19 Fev 2009, 23:08
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: UCE não aciona ventoinha

Mensagem não lida por prjerry »

Ta certo vrsilva, carro pode se ruma Ferrari que acaba dando um trabalho, e a manutenção da maquina é indispensável.

Acontece que comprei o carro em agência, isso tem um ano e meio, e assim que peguei o carro começaram os problemas com o modulo HEI, em um ano e meio devo ter comprado uns 10 módulos, inclusive comprei o Delphi pois disseram que poderia ser a qualidade da peça e tudo mais... O carro nunca tinha me dado outro problema, viajei 1200 km nele ano passado e o carro nem esquentou, maquina sempre cuidada, depois que comprei eu troquei cabos, velas, correias, tensores, óleo de motor sempre coloquei Castrol, troquei óleo de caixa, todas as juntas, bobina impulsora, tampa de distribuidor (tudo delphi), bobina de ignição (original GM), coloquei quatro pneus zero, alinhei e balanciei, LAVEI rsss toda semana rss, enfim, nem pude investir em rodas novas, som, e detalhes d epintura porque sempre investi na manutenção do veículo, foi só de 6 meses pra cá que comecei a ter problemas com a parte de arrefecimento, e to disposto a investir o que for preciso para deixar o carro filé, queria religar o ar condicionado etc, mas é inevitável ficar preocupado se o carro vai ficar mesmo bom... mas obrigado pelas dicas, vou ter uma conversa sincera com o mecânico e pedir p ele revisar geral, o motor, e depois do serviço veremos se animo investir pra deixar ele no jeito...
MONZA GLS / 1995 / GASOLINA / 2.0 / EFI / COMPLETO / RODAS 14"
FOTOS: viewtopic.php?f=33&t=13476&p=150515#p150515
LEONARDO1680
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 98
Registrado em: 30 Jun 2010, 07:05
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: UCE não aciona ventoinha

Mensagem não lida por LEONARDO1680 »

tenho um monza 92 etanol, ele não armava a ventuinha e fervia, levei no eletrecista e ele passou o aparelho e deu tudo ok, achei estranho peguei o carro e fui pra casa, e dando uma olhada no forun resolvi compra um sensor pra ver se era ele, comprei instalei e nada, troquei coloquei e nada, troquei coloquei e nada, troquei funciono beleza, você compra uma coisa nova não quer dizer que não esteja com defeito.
prjerry
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 254
Registrado em: 19 Fev 2009, 23:08
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: UCE não aciona ventoinha

Mensagem não lida por prjerry »

LEONARDO1680 escreveu:tenho um monza 92 etanol, ele não armava a ventuinha e fervia, levei no eletrecista e ele passou o aparelho e deu tudo ok, achei estranho peguei o carro e fui pra casa, e dando uma olhada no forun resolvi compra um sensor pra ver se era ele, comprei instalei e nada, troquei coloquei e nada, troquei coloquei e nada, troquei funciono beleza, você compra uma coisa nova não quer dizer que não esteja com defeito.

É acontece mesmo Leonardo, peça nova com defeito, contudo fizemos os testes, retirei o cabo do sensor de temperatura e não armou a ventoinha em modo de emergência, testei o sinal do sensor ate a UCE também e o sinal chega, mas da UCE para o relé da ventoinha não sai sinal. INFELIZMENTE tudo indica que seja algum problema na UCE mesmo, queria conhecer alguém que faça concertos em UCEs, para tentar recuperar, pode ser coisa simples, caso contrário terei que conseguir uma UCE, e não sai barato, mas como ta funcionando com a adaptação do cebolão vou ter tempo pra garimpar a melhor solução.

Abs

Jerry
MONZA GLS / 1995 / GASOLINA / 2.0 / EFI / COMPLETO / RODAS 14"
FOTOS: viewtopic.php?f=33&t=13476&p=150515#p150515
Responder