UCE não aciona ventoinha

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
prjerry
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 254
Registrado em: 19 Fev 2009, 23:08
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: UCE não aciona ventoinha

Mensagem não lida por prjerry »

O motor ficou ligado ate o scanner indicar 101º o sensor enviou sinal para a UCE, e a UCE não enviou o sinal para o relé. Meu A/C não funciona, está desativado desde que comprei o carro, sem gás e com as tubulações isoladas.
MONZA GLS / 1995 / GASOLINA / 2.0 / EFI / COMPLETO / RODAS 14"
FOTOS: viewtopic.php?f=33&t=13476&p=150515#p150515
MonzaClub20EFICHZ
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2601
Registrado em: 27 Dez 2008, 19:57
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: UCE não aciona ventoinha

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

A ventoinha não liga à 101 ºC liga à 101,75 ºC, conferir em vários logs, inclusive um teu, então para ter certeza tem que deixar ir até 104ºC
prjerry
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 254
Registrado em: 19 Fev 2009, 23:08
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: UCE não aciona ventoinha

Mensagem não lida por prjerry »

na verdade deixamos até que chegou o sinal na UCE, 101º aproximadamente, mas antes deste teste já havia deixado ligado até que a água ferveu e estourou o tubo de fluxo da água que fica atras do motor, por isso, não quis arriscar deixar mais tempo e correr o risco de outra explosão de água fervente, que quase me queimou todo rsss, trocamos o sensor e testamos, varias vezes o scanner chegou ate 106º, e nada de sair sinal da UCE. Você acha que pode não ser a UCE mesmo neste caso?
O log que você analisou pra mim foi anterior a este problema, quando estava buscando a causa de não apagar aluz de anomalia do sistema, que deixava a rotação alterada e o carro morrendo. Problema que aliás sumiu depois que o carro ficou alguns dias sem bateria e coloquei outro HEI. É tanta coisa, queria que tivesse um cara com seu conhecimento e boa vontade pra me ajudar aqui em BH a CURAR meu monzão, já to desanimando com ele. Obrigado.
MONZA GLS / 1995 / GASOLINA / 2.0 / EFI / COMPLETO / RODAS 14"
FOTOS: viewtopic.php?f=33&t=13476&p=150515#p150515
MonzaClub20EFICHZ
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2601
Registrado em: 27 Dez 2008, 19:57
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: UCE não aciona ventoinha

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Faça o seguinte teste para condenar a ECM, ligue o carro e o scanner quando a temperatura chegar à 102ºC, com um multeteste, veja se os pinos A3 e C1 estão com resistência zero contra a massa, ou seja vem sinal de terra, frio este pinos são de voltagem zero e resistência infinita, ou seja estão abertos e fecham com o terra à 101,75 ºC. Outra coisa à 106ºC a mangueira não estoura, nem ferve o motor se estiver com etileno glicol, era bom ter um termometro no motor para saber ao certo se o sensor de temp não está com defeito.
Julio Cesar Ledo
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2086
Registrado em: 06 Mar 2012, 21:21
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: UCE não aciona ventoinha

Mensagem não lida por Julio Cesar Ledo »

Jerry,

Força na luta amigo dá uma procurada no Mercado Libre que vc acha a ECU do monza a preços acessíveis, faça uma busca nos Ferros Velhos da vida e veja se vc acha algum tubarão EFi gasolina... A probabilidade de achar é alta! rs rs

O meu Hei queimou de novo Jerry, em Dezembro, perdi Natal e Festal por causa disso, reparei que o meu carro mesmo armando a 1º velocidade da ventoinha tá esquentando muito, a 1º e 2º velocidades estão 100% funcionais mas o ventilador só é acionado após a metade do marcador de temperatura...

Será que a minha UCE tb está com problemas ? Pelo relato do meu mecânico e em pesquisas no forum descobri que o HEI queima por 3 motivos basicamente:

1º Excesso de calor na base do distribuidor.
2º Problemas de corrente (alternador).
3º Falha no aterramento do sistema de ignição.

Vou mandar verificar a bomba dágua, ver se ela está boa pq aparentemente o meu carro nã otem muito fluxo de água no sistema, a água aparenta ficar parada... Ontem tirei o sensor de temperatura pra ver se tinha ar no sistema de arrefecimento e não tinha, mas notei que saiu água enferrujada primeiro e depois limpa quando removi o sensor..

Parece que não tem fluxoi de água, estou acompanhando o seu tópico pra ver se com o tempo resolvo o problema do meu carro tb. Desde que comprei ele (10 meses) nunca consegui deixál-o na temp certa... Que seria alternando entre metade do marcador e 1/4. De baixo pra cima...

No meu caso, ele sempre alterna entre 1/2 e 3/4... O Carlos Freire já me ajudou muito com esses problema, resolvemos a questão da 1ºvelocidade da vetoinha, e eu por um tempo pensie que isso tava resolvido, mas andando com o carro sem AC ligado por um bom tempo no centro da cidade e a temp sobe bastante...

Vou fazer as verificações que constam aqui no tópico, muito boas as dicas por sinal obrigado pessoal, sempre ajudando muito...

Jerry olhe esse link, é uma pesquisa no M.L sobre módulos de Injeção GM para monza gasolina... Tem vááários !

http://lista.mercadolivre.com.br/modulo ... a-gasolina

Abraço e boa sorte !
Editado pela última vez por Julio Cesar Ledo em 22 Jan 2013, 15:21, em um total de 1 vez.
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: UCE não aciona ventoinha

Mensagem não lida por vrsilva »

Ledo, você chegou a conferir a temperatura da água com um termometro a laser?

Sua ventoinha arma no meio ou a 3/4, pode ter acontecido do seu painel estar com problemas no ponteiro de temperatura, por isso o ideal seria medir com um termometro...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Julio Cesar Ledo
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2086
Registrado em: 06 Mar 2012, 21:21
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: UCE não aciona ventoinha

Mensagem não lida por Julio Cesar Ledo »

Já comentaram comigo isso, do painel estar descalibrado... Não acho que seja o problema..

Isso pq se eu deixo o motor sempre trabalhando da metade pra baixo, aparentemente o Hei não queima mais e o motor não 'fuma' na lenta.... Cara o motor TORRA de tão quente se trabalha entre 1/2 e 3/4... De cima pra abaixo...

Quando eu deixo ele trabalhar quente demais, as vezes sai fumaça de óleo quando o carro fica muito tempo parado na lenta... não é motor fumando, é uma bufa de fumaça deóleo que sai, e ao acelerar para...

Estou reparando que quando eu deixo o carro trabalhar quente, queima o HEI e lee fuma na lenta as vezes...

Quando eu não deixo ele torrar, o Hei dura um monte e não queima em 1 mês.... E o carro NUNCA fuma na lenta...

Bomba dágua será trocada em breve, e fazer a mesma verificação que o Jerry fez, ver se sai sinal no sensor de temp. para UCE e se ela manda sinal pra ligar a ventoinha... Mas preciso de uma boa oficina com esse aparelho a laser para comparar a temp real do motor com a temp acusada pela ECU..

abraço !
vrsilva escreveu:Ledo, você chegou a conferir a temperatura da água com um termometro a laser?

Sua ventoinha arma no meio ou a 3/4, pode ter acontecido do seu painel estar com problemas no ponteiro de temperatura, por isso o ideal seria medir com um termometro...
Editado pela última vez por Julio Cesar Ledo em 22 Jan 2013, 15:25, em um total de 1 vez.
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: UCE não aciona ventoinha

Mensagem não lida por vrsilva »

Pra ver se a ECU aciona a ventoinha é só desconectar o sensor de temperatura da VT, se acionar a saída da ECU está funcionando corretamente. Se a ventoinha não aciona em condições normais de uso pode ser OUTRO problema...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Responder