Junta do cabeçote - Troca
-
- MODERADOR
- Mensagens: 10170
- Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
- Cidade: serra gaúcha
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Motor: 2.0
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Junta do cabeçote - Troca
pessoal isso é lenda. parafuso é parafuso. nao existe parafuso descartavel.
o parafuso de cabeçote é do tipo 8.8 media dureza, e seu torque e torque angular esta lonje de danificar o mesmo. todo parafuso é aproveitavel desde que ele esteja com os fios de rosca intactos,a cabeça esteja apta pro aperto,nao esteja enferrujado,etc.
isso que sao discartavel é golpe de markting. eu vivo em eng mecanica tenho varios e varios documentos literatura sobre parafuso desde a confecção em tornos ate seu uso e nunca li nada a respeito. e tem outra nem no manual do motor consta a obrigatoriedade ou recomendaçao.
so pra deixa claro, eu ja reaproveitei os parafusos originais do meu antigo 1.6 pelo menos 5X e nunca deram problema.
so troque se eles estiveram com a rosca danificada ae sim troque todos. eu paguei 100,00 no jogo novo original tork do meu motor novo.
o parafuso de cabeçote é do tipo 8.8 media dureza, e seu torque e torque angular esta lonje de danificar o mesmo. todo parafuso é aproveitavel desde que ele esteja com os fios de rosca intactos,a cabeça esteja apta pro aperto,nao esteja enferrujado,etc.
isso que sao discartavel é golpe de markting. eu vivo em eng mecanica tenho varios e varios documentos literatura sobre parafuso desde a confecção em tornos ate seu uso e nunca li nada a respeito. e tem outra nem no manual do motor consta a obrigatoriedade ou recomendaçao.
so pra deixa claro, eu ja reaproveitei os parafusos originais do meu antigo 1.6 pelo menos 5X e nunca deram problema.
so troque se eles estiveram com a rosca danificada ae sim troque todos. eu paguei 100,00 no jogo novo original tork do meu motor novo.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
-
- Membro Classic (Nível 7)
- Mensagens: 738
- Registrado em: 21 Mar 2009, 20:49
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Junta do cabeçote - Troca
galera,ontem fiquei sabendo a junta do motor esta queimada no 4° cilindro,pois a vela esta meio enferrujada e a agua do reservatorio baixa,so q ñ tem vestigio de agua no oleo,é muito perigoso ficar andando assim?o mecanico me disse q gastarei + ou - 1000 reais c/ isso pois quando abre sempre tem mais coisas a trocar,e ja q esta aberto é bom fazer pois a mao de obra é a mesma,gostaria da opiniao de vcs
monza e.f.i,1987,de 28/10/2007 à 6/04/2010
atual:monza 1993,classic se,efi,freio a disco nas 4 rodas,verde,etanol
de 12/04/2010 à 04/02/2015
atual:monza 1993,classic se,efi,freio a disco nas 4 rodas,verde,etanol
de 12/04/2010 à 04/02/2015
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 3638
- Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
- Cidade: Campinas
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1995
- Combustível:: Etanol
- Injeção: EFi
Re: Junta do cabeçote - Troca
william,
vá em outro mecânico.
Se for somente junta e aplainar o cabeçote sem precisar encher de solda algumas galerias com no máximo 400 reais dá pra fazer.
Se vc não usa aditivo e há corrosões no cabeçote que precise encher de solda alguns pontos da face da galeria para depois aplainar poderá custar mais uns 100 a 150 reais.
Peça para o mecânico identificar a posição dos tuchos, balancins e escoras para recolocá-los no mesmo lugar para evitar barulho com conjuntos descasados.
Abs
waldir
vá em outro mecânico.
Se for somente junta e aplainar o cabeçote sem precisar encher de solda algumas galerias com no máximo 400 reais dá pra fazer.
Se vc não usa aditivo e há corrosões no cabeçote que precise encher de solda alguns pontos da face da galeria para depois aplainar poderá custar mais uns 100 a 150 reais.
Peça para o mecânico identificar a posição dos tuchos, balancins e escoras para recolocá-los no mesmo lugar para evitar barulho com conjuntos descasados.
Abs
waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
-
- Membro Classic (Nível 7)
- Mensagens: 738
- Registrado em: 21 Mar 2009, 20:49
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Junta do cabeçote - Troca
vc diz separar os itens de cada pistao?p/ coloca-los no mesmo lugar q estavam?
monza e.f.i,1987,de 28/10/2007 à 6/04/2010
atual:monza 1993,classic se,efi,freio a disco nas 4 rodas,verde,etanol
de 12/04/2010 à 04/02/2015
atual:monza 1993,classic se,efi,freio a disco nas 4 rodas,verde,etanol
de 12/04/2010 à 04/02/2015
-
- Membro Classic (Nível 7)
- Mensagens: 1026
- Registrado em: 10 Mar 2011, 13:07
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Junta do cabeçote - Troca
Willian
Concordo com o Waldir, procure outro mecanico e troque uma idéia.
Bem no meu caso gastei uma nota visto que coloquei tudo novo e ainda ñ fiz tudo que deveria ser feito no cabeçote, ficou faltando trocar as guias de valvulas e outras coisinhas. mas enfim, algumas pagians pra trás deste tópico tem uma lista com valores e peças que troquei, procure pois pode te ajudar pra fazer idéia de quanto vai gastar.
Boa sorte Willian
Concordo com o Waldir, procure outro mecanico e troque uma idéia.
Bem no meu caso gastei uma nota visto que coloquei tudo novo e ainda ñ fiz tudo que deveria ser feito no cabeçote, ficou faltando trocar as guias de valvulas e outras coisinhas. mas enfim, algumas pagians pra trás deste tópico tem uma lista com valores e peças que troquei, procure pois pode te ajudar pra fazer idéia de quanto vai gastar.
Boa sorte Willian
Primeiro e atual carro, desde 14/04/11:
Meu monza:
http://migre.me/9wigG
Faça você mesmo:
Cárter e defletor - Troca:
http://migre.me/9wig2
Bomba e caixa da direção hidráulica - Troca:
http://migre.me/9wii8
Meu monza:
http://migre.me/9wigG
Faça você mesmo:
Cárter e defletor - Troca:
http://migre.me/9wig2
Bomba e caixa da direção hidráulica - Troca:
http://migre.me/9wii8
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 3638
- Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
- Cidade: Campinas
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1995
- Combustível:: Etanol
- Injeção: EFi
Re: Junta do cabeçote - Troca
Exatamente!willian duarte escreveu:vc diz separar os itens de cada pistao?p/ coloca-los no mesmo lugar q estavam?
por que cada conjunto tucho-balancin-escora e came do eixo de comando tem um desgaste diferente do outro ao lado.
Se embaralhar tudo com certeza será barulho de maquina de costura.
Aconteceu comigo e depois eu coloquei novos tuchos, balancins e escoras. Só não troquei o eixo.
Abs
waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
-
- Membro Classic (Nível 7)
- Mensagens: 738
- Registrado em: 21 Mar 2009, 20:49
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Junta do cabeçote - Troca
galera,fiz a retifica do cabeçote mas a ventoinha ñ esta armando,"medidor"no painel ta louco do azul pulou direto p/ o vermelho e nada da ventoinha armar,ai fiz uma ligação direta no positivo da ventoinha ai ela armou ,se puderem me ajudar pela urgencia q tenho em resolver isso,grato
monza e.f.i,1987,de 28/10/2007 à 6/04/2010
atual:monza 1993,classic se,efi,freio a disco nas 4 rodas,verde,etanol
de 12/04/2010 à 04/02/2015
atual:monza 1993,classic se,efi,freio a disco nas 4 rodas,verde,etanol
de 12/04/2010 à 04/02/2015
- rafamts
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 1537
- Registrado em: 04 Abr 2007, 17:41
- Cidade: São Gonçalo
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GL
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Junta do cabeçote - Troca
Willian, acredito que teria que verificar algum problema como o marcador de temperatura do painel (mau contato por exemplo) ou mesmo o sensor de temperatura do painel que vai junto ao cabeçote. Se o marcador está ruim, como você vai ter a certeza que já estava na hora de armar a ventoinha? Se tivesse um termômetro com infravermelho conseguiria, mas isso só em oficina. Outra possibilidade seria o sensor de temperatura defeituoso. Teria que fazer os devidos testes nele para identificar se é o culpado.
Abraço,
Rafael
Abraço,
Rafael