Reativando Ar Condicionado Monza 93

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Renatosouza
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Re: Reativando Ar Condicionado Monza 93

Mensagem não lida por Renatosouza »

O AC do meu monza tb já faz mais de 3 anos q tá parado, aliás já adquiri ele com o AC inoperante. Agora aos poucos to revisando a parte elétrica e só depois vou pra oficina pra os finalmente: verificar se há vazamentos, revisar e saber o real estado do compressor, carga de gás entre outras coisas.
Certa vez fui a uma oficina especializada e lá o encarregado me falou q só trabalha com o gás R-134, e q nesse caso faria uma limpeza em todo o sistema, pois o veículo utilizava o gás R-12. Segundo o mesmo, após isso o sistema trabalharia normalmente.
Já li o fórum aqui do site e vi a respeito dos substitutos do R-12.
Minha dúvida é a seguinte: Se for feito esse processo de substituição pelo R-134, caso precise ser substituido algum componente como por exemplo filtro secador/acumulador, Posso adquirir o aplicado ao R-12, ou já o q usa o R-134? Pergunto isso pq aqui onde moro é mais vantajoso adquirir tais componentes pela internet, e as oficinas são sempre muito obscuras quanto ao assunto.
Monza: Muitos querem, poucos podem!!!!
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renatovisk
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Re: Reativando Ar Condicionado Monza 93

Mensagem não lida por renatovisk »

Renatosouza escreveu:O AC do meu monza tb já faz mais de 3 anos q tá parado, aliás já adquiri ele com o AC inoperante. Agora aos poucos to revisando a parte elétrica e só depois vou pra oficina pra os finalmente: verificar se há vazamentos, revisar e saber o real estado do compressor, carga de gás entre outras coisas.
Certa vez fui a uma oficina especializada e lá o encarregado me falou q só trabalha com o gás R-134, e q nesse caso faria uma limpeza em todo o sistema, pois o veículo utilizava o gás R-12. Segundo o mesmo, após isso o sistema trabalharia normalmente.
Já li o fórum aqui do site e vi a respeito dos substitutos do R-12.
Minha dúvida é a seguinte: Se for feito esse processo de substituição pelo R-134, caso precise ser substituido algum componente como por exemplo filtro secador/acumulador, Posso adquirir o aplicado ao R-12, ou já o q usa o R-134? Pergunto isso pq aqui onde moro é mais vantajoso adquirir tais componentes pela internet, e as oficinas são sempre muito obscuras quanto ao assunto.
Adquira o filtro secador específico para o R-134A. Quanto a compatibilidade do retrofit do R-12 para o R-134A acredito que não tenha problema, mas para substituir o R-12 já utilizei apenas R-437A em refrigeração comercial (câmaras) porém este gás não é aplicavel em a/c automotivo.

Mas acho que é totalmente compatível, pois o R-134A é um dos substitutos diretos do R-12, este caçado pelo protocolo de Montreau.

Abçs.
Rafaelo
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Re: Reativando Ar Condicionado Monza 93

Mensagem não lida por Rafaelo »

a mudança se caracteriza na troca de oring's preto pelo verde(suportar oleo PAG sintetico), precisa trocas todas as vedações do compressor, precisa trocar os pressostatos,o filtro,limpeza, basicamente é isso.

se meter r134a é questao de meses pra começar a vazar em um sistema r12. o oleo amolece o oring preto r12 e ja era.

o monza 96 tem todos os kit r134a a venda
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
renatovisk
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Re: Reativando Ar Condicionado Monza 93

Mensagem não lida por renatovisk »

Rafaelo escreveu:a mudança se caracteriza na troca de oring's preto pelo verde(suportar oleo PAG sintetico), precisa trocas todas as vedações do compressor, precisa trocar os pressostatos,o filtro,limpeza, basicamente é isso.

se meter r134a é questao de meses pra começar a vazar em um sistema r12. o oleo amolece o oring preto r12 e ja era.

o monza 96 tem todos os kit r134a a venda
Esta é uma informação importante. Eu não sabia que o R-134A reage com o material dos orings utilizados no monza para R-12.
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dbzronaldo
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Re: Reativando Ar Condicionado Monza 93

Mensagem não lida por dbzronaldo »

Alguem sabe me dizer qual a função dos ideogramas do ar condicionado?
fiz a manutenção da chave do ar condicionado, e to em duvidas quanto ao funcionamento do mesmo.

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Se alguem puder me ajudar eu agradeço.
to em duvidas pq parece q a minha ta brizada, as vezes em uma posição sai ar no parabrisa e as vezes não sai.
Abrass
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Carlos A. Freire
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Re: Reativando Ar Condicionado Monza 93

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Olhe no manual do proprietário que vai entender e esclarecer suas dúvidas.

Abs,

Carlos Freire
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Luiz Carlos (Rio)
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Re: Reativando Ar Condicionado Monza 93

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

DBZ

Para adiantar, veja este decalque:
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Abs
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dbzronaldo
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Re: Reativando Ar Condicionado Monza 93

Mensagem não lida por dbzronaldo »

Vlw Carlos, baixei o manual aqui. tenho bastante informações agora. achei muito complexo esses sistema. rsrs

Luiz Carlos, acredita q eu tenho isso no porta luvas e nao lembrei? shauuhashusahu
mas Obrigadooo, agora q vc postou q eu lembreii...


Estava fazendo os testes das posições pra ver se acontecia conforme o manual.
E verifiquei que De forma alguma vai vento para o parabrisa. na penultima posição de cima "Aquecimento" Vai muito vento para o pé e nadica para o parabrisa.
pq sera?


Sinseramente, estou sem gás, mas pelo menos a eletrica era pra funcionar não é? ele ta muito estranho....
Da "Ventilação" até "Desligado" ta normal... Só achei estranho não jogar ar pro parabrisa.


Dai estava fazendo as anotações, e derrepente deu um estranho, e queimo o fusível.
Fui ver o fusível q queimou era de 15amp. E no manual pede um de 30. Daí substitui por um de 30 e ele voltou a funcionar.
Será que queimou pq tem algo errado ou pq ele era de baixa amperagem?

OBS: As vezes quando ligo o carro ele nao funciona, e fica igual, depois de algum tempo volta a funcionar. kkkk
muito etranho.

Então Resumindo, São dois problemas.

Primeiro:
Não joga ar pro parabrisa.

Segundo:
As vezes não liga o vento, dai tenho q desligar o carro, eserar um tempo e ligar dinovu pra ligar o ventilador interno, independente da posição da chave do ar.
Sera problema na chave do ventilador interno? ou algum rele q ta aquecendo? pq relei a mao la na parte dos reles e estao muito quentes, juntamente com algusn fusiveis.
Esse segundo problema acontecia ateh queimar o fusível. Depois não testei mais.
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