Reativando Ar Condicionado Monza 93
-
- Membro GL (Nível 2)
- Mensagens: 181
- Registrado em: 26 Abr 2010, 17:58
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Reativando Ar Condicionado Monza 93
O AC do meu monza tb já faz mais de 3 anos q tá parado, aliás já adquiri ele com o AC inoperante. Agora aos poucos to revisando a parte elétrica e só depois vou pra oficina pra os finalmente: verificar se há vazamentos, revisar e saber o real estado do compressor, carga de gás entre outras coisas.
Certa vez fui a uma oficina especializada e lá o encarregado me falou q só trabalha com o gás R-134, e q nesse caso faria uma limpeza em todo o sistema, pois o veículo utilizava o gás R-12. Segundo o mesmo, após isso o sistema trabalharia normalmente.
Já li o fórum aqui do site e vi a respeito dos substitutos do R-12.
Minha dúvida é a seguinte: Se for feito esse processo de substituição pelo R-134, caso precise ser substituido algum componente como por exemplo filtro secador/acumulador, Posso adquirir o aplicado ao R-12, ou já o q usa o R-134? Pergunto isso pq aqui onde moro é mais vantajoso adquirir tais componentes pela internet, e as oficinas são sempre muito obscuras quanto ao assunto.
Certa vez fui a uma oficina especializada e lá o encarregado me falou q só trabalha com o gás R-134, e q nesse caso faria uma limpeza em todo o sistema, pois o veículo utilizava o gás R-12. Segundo o mesmo, após isso o sistema trabalharia normalmente.
Já li o fórum aqui do site e vi a respeito dos substitutos do R-12.
Minha dúvida é a seguinte: Se for feito esse processo de substituição pelo R-134, caso precise ser substituido algum componente como por exemplo filtro secador/acumulador, Posso adquirir o aplicado ao R-12, ou já o q usa o R-134? Pergunto isso pq aqui onde moro é mais vantajoso adquirir tais componentes pela internet, e as oficinas são sempre muito obscuras quanto ao assunto.
Monza: Muitos querem, poucos podem!!!!
Monza SL 2.0 EFI 1992 Azul 4P 116CV Etanol.
Monza SL 2.0 EFI 1992 Azul 4P 116CV Etanol.
-
- Membro GL (Nível 2)
- Mensagens: 143
- Registrado em: 13 Jun 2012, 19:28
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Reativando Ar Condicionado Monza 93
Adquira o filtro secador específico para o R-134A. Quanto a compatibilidade do retrofit do R-12 para o R-134A acredito que não tenha problema, mas para substituir o R-12 já utilizei apenas R-437A em refrigeração comercial (câmaras) porém este gás não é aplicavel em a/c automotivo.Renatosouza escreveu:O AC do meu monza tb já faz mais de 3 anos q tá parado, aliás já adquiri ele com o AC inoperante. Agora aos poucos to revisando a parte elétrica e só depois vou pra oficina pra os finalmente: verificar se há vazamentos, revisar e saber o real estado do compressor, carga de gás entre outras coisas.
Certa vez fui a uma oficina especializada e lá o encarregado me falou q só trabalha com o gás R-134, e q nesse caso faria uma limpeza em todo o sistema, pois o veículo utilizava o gás R-12. Segundo o mesmo, após isso o sistema trabalharia normalmente.
Já li o fórum aqui do site e vi a respeito dos substitutos do R-12.
Minha dúvida é a seguinte: Se for feito esse processo de substituição pelo R-134, caso precise ser substituido algum componente como por exemplo filtro secador/acumulador, Posso adquirir o aplicado ao R-12, ou já o q usa o R-134? Pergunto isso pq aqui onde moro é mais vantajoso adquirir tais componentes pela internet, e as oficinas são sempre muito obscuras quanto ao assunto.
Mas acho que é totalmente compatível, pois o R-134A é um dos substitutos diretos do R-12, este caçado pelo protocolo de Montreau.
Abçs.
-
- MODERADOR
- Mensagens: 10170
- Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
- Cidade: serra gaúcha
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Motor: 2.0
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Reativando Ar Condicionado Monza 93
a mudança se caracteriza na troca de oring's preto pelo verde(suportar oleo PAG sintetico), precisa trocas todas as vedações do compressor, precisa trocar os pressostatos,o filtro,limpeza, basicamente é isso.
se meter r134a é questao de meses pra começar a vazar em um sistema r12. o oleo amolece o oring preto r12 e ja era.
o monza 96 tem todos os kit r134a a venda
se meter r134a é questao de meses pra começar a vazar em um sistema r12. o oleo amolece o oring preto r12 e ja era.
o monza 96 tem todos os kit r134a a venda
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
-
- Membro GL (Nível 2)
- Mensagens: 143
- Registrado em: 13 Jun 2012, 19:28
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Reativando Ar Condicionado Monza 93
Esta é uma informação importante. Eu não sabia que o R-134A reage com o material dos orings utilizados no monza para R-12.Rafaelo escreveu:a mudança se caracteriza na troca de oring's preto pelo verde(suportar oleo PAG sintetico), precisa trocas todas as vedações do compressor, precisa trocar os pressostatos,o filtro,limpeza, basicamente é isso.
se meter r134a é questao de meses pra começar a vazar em um sistema r12. o oleo amolece o oring preto r12 e ja era.
o monza 96 tem todos os kit r134a a venda
- dbzronaldo
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 3307
- Registrado em: 13 Fev 2009, 12:59
- Cidade: Cianorte
- Estado: Paraná-PR
- Modelo: Monza Classic SE
- Motor: 2.0
- Ano: 1993
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Reativando Ar Condicionado Monza 93
Alguem sabe me dizer qual a função dos ideogramas do ar condicionado?
fiz a manutenção da chave do ar condicionado, e to em duvidas quanto ao funcionamento do mesmo.
Se alguem puder me ajudar eu agradeço.
to em duvidas pq parece q a minha ta brizada, as vezes em uma posição sai ar no parabrisa e as vezes não sai.
Abrass
fiz a manutenção da chave do ar condicionado, e to em duvidas quanto ao funcionamento do mesmo.
Se alguem puder me ajudar eu agradeço.
to em duvidas pq parece q a minha ta brizada, as vezes em uma posição sai ar no parabrisa e as vezes não sai.
Abrass
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!
▬ Ultimas Novidades ▬
▬ Clique Aqui para ver^^
▬ Ultimas Novidades ▬
▬ Clique Aqui para ver^^
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Mensagens: 17757
- Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
- Cidade: SAO PAULO
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Reativando Ar Condicionado Monza 93
Olhe no manual do proprietário que vai entender e esclarecer suas dúvidas.
Abs,
Carlos Freire
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 4216
- Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
- Cidade: Rio de Janeiro
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Reativando Ar Condicionado Monza 93
DBZ
Para adiantar, veja este decalque:
Abs
Para adiantar, veja este decalque:
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
- dbzronaldo
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 3307
- Registrado em: 13 Fev 2009, 12:59
- Cidade: Cianorte
- Estado: Paraná-PR
- Modelo: Monza Classic SE
- Motor: 2.0
- Ano: 1993
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Reativando Ar Condicionado Monza 93
Vlw Carlos, baixei o manual aqui. tenho bastante informações agora. achei muito complexo esses sistema. rsrs
Luiz Carlos, acredita q eu tenho isso no porta luvas e nao lembrei? shauuhashusahu
mas Obrigadooo, agora q vc postou q eu lembreii...
Estava fazendo os testes das posições pra ver se acontecia conforme o manual.
E verifiquei que De forma alguma vai vento para o parabrisa. na penultima posição de cima "Aquecimento" Vai muito vento para o pé e nadica para o parabrisa.
pq sera?
Sinseramente, estou sem gás, mas pelo menos a eletrica era pra funcionar não é? ele ta muito estranho....
Da "Ventilação" até "Desligado" ta normal... Só achei estranho não jogar ar pro parabrisa.
Dai estava fazendo as anotações, e derrepente deu um estranho, e queimo o fusível.
Fui ver o fusível q queimou era de 15amp. E no manual pede um de 30. Daí substitui por um de 30 e ele voltou a funcionar.
Será que queimou pq tem algo errado ou pq ele era de baixa amperagem?
OBS: As vezes quando ligo o carro ele nao funciona, e fica igual, depois de algum tempo volta a funcionar. kkkk
muito etranho.
Então Resumindo, São dois problemas.
Primeiro:
Não joga ar pro parabrisa.
Segundo:
As vezes não liga o vento, dai tenho q desligar o carro, eserar um tempo e ligar dinovu pra ligar o ventilador interno, independente da posição da chave do ar.
Sera problema na chave do ventilador interno? ou algum rele q ta aquecendo? pq relei a mao la na parte dos reles e estao muito quentes, juntamente com algusn fusiveis.
Esse segundo problema acontecia ateh queimar o fusível. Depois não testei mais.
Luiz Carlos, acredita q eu tenho isso no porta luvas e nao lembrei? shauuhashusahu
mas Obrigadooo, agora q vc postou q eu lembreii...
Estava fazendo os testes das posições pra ver se acontecia conforme o manual.
E verifiquei que De forma alguma vai vento para o parabrisa. na penultima posição de cima "Aquecimento" Vai muito vento para o pé e nadica para o parabrisa.
pq sera?
Sinseramente, estou sem gás, mas pelo menos a eletrica era pra funcionar não é? ele ta muito estranho....
Da "Ventilação" até "Desligado" ta normal... Só achei estranho não jogar ar pro parabrisa.
Dai estava fazendo as anotações, e derrepente deu um estranho, e queimo o fusível.
Fui ver o fusível q queimou era de 15amp. E no manual pede um de 30. Daí substitui por um de 30 e ele voltou a funcionar.
Será que queimou pq tem algo errado ou pq ele era de baixa amperagem?
OBS: As vezes quando ligo o carro ele nao funciona, e fica igual, depois de algum tempo volta a funcionar. kkkk
muito etranho.
Então Resumindo, São dois problemas.
Primeiro:
Não joga ar pro parabrisa.
Segundo:
As vezes não liga o vento, dai tenho q desligar o carro, eserar um tempo e ligar dinovu pra ligar o ventilador interno, independente da posição da chave do ar.
Sera problema na chave do ventilador interno? ou algum rele q ta aquecendo? pq relei a mao la na parte dos reles e estao muito quentes, juntamente com algusn fusiveis.
Esse segundo problema acontecia ateh queimar o fusível. Depois não testei mais.
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!
▬ Ultimas Novidades ▬
▬ Clique Aqui para ver^^
▬ Ultimas Novidades ▬
▬ Clique Aqui para ver^^