Sistema Admissao C.A.I

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
José Leal
MODERADOR
Mensagens: 7320
Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Sistema Admissao C.A.I

Mensagem não lida por José Leal »

Rafaelo, belíssimo trabalho e pela conclusão dos testes. De fato, é impossível ocorrer uma chuva dessas. No seu caso, ainda tem as proteções do parabarro e do spoiler, para desviar a água da chuva.

Me tira uma dúvida: no segundo teste, a água que escorre do filtro estava presa nele devido à sucção ou é pq estava encharcado?
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
Avatar do usuário
Cleber Brogni
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1755
Registrado em: 08 Nov 2007, 14:51
Cidade: Porto Algre
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SLE
Motor: Outro
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Outra

Re: Sistema Admissao C.A.I

Mensagem não lida por Cleber Brogni »

Cara belissimo trabalho mesmo!!! no meu caso não optei em colocar para frente embora só ando em dia de sol :mrgreen:

Imagem

Imagem

Imagem

peguei chuva mas nunca um temporal !!!!
Os teste foram muito bons mas agredito eu que você não irá sair em dia de chuva!!!!

Só um lembrete dia 14/10 aparece la no posto mesmo de omega!!!!
Abraço....
Hacth 86/87 2.1 SL/Turbo
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Sistema Admissao C.A.I

Mensagem não lida por Rafaelo »

vrsilva escreveu:Rafaelo, mas o ar captado tanto pela "panela EFI e pelo CAI do MPFI original estão no mesmo local, tanto que o bico da panela, acaba numa peça quadrada que é presa no capo, e esta peça capta o ar do mesmo lugar que o CAI do MPFI, ta certo que não é vedado certinho, mas acredito eu que ajuda bastante.
Vinicius concordo, mais temos que lembrar que a peça esquenta tambem, ja que é presa no capo e acaba esquentando o ar indiretamente,alem da falta de vedação oque acaba "roubando ar do cofre" ao envez o da rua. mais mesmo assim é melhor que aspirar o ar quente do cofre como no carburador.

José Leal escreveu:Rafaelo, belíssimo trabalho e pela conclusão dos testes. De fato, é impossível ocorrer uma chuva dessas. No seu caso, ainda tem as proteções do parabarro e do spoiler, para desviar a água da chuva.

Me tira uma dúvida: no segundo teste, a água que escorre do filtro estava presa nele devido à sucção ou é pq estava encharcado?
obrigado Ze, é tem ainda isso como barreira. agente tem que lembrar que a chuva cai reto(vertical) e nao horizontal como eu fiz hehe. e se é que tem chuva laminar.
mais o objetivo do teste era esse mesmo simular o impossivel
José Leal escreveu:Me tira uma dúvida: no segundo teste, a água que escorre do filtro estava presa nele devido à sucção ou é pq estava encharcado?
bem observador Ze, sim quando desliguei o vacuo caiu um pocado de agua que ficou retido no filtro. a agua e a exposição foi tanta que ficou empoçado no filtro. eu refiz um novo teste e confirma isso, se saturar o filtro com agua vai ser sugado um pouco ou muito vai depender da exposição. tanto é que foi essa agua que foi sugada, no primeiro video ja é fora dos padrao de chuva nao aconteceu pq nao saturou ele com agua. outra coisa que observei se atirar agua na base do filtro tende a sugar mais agua. denovo, nao sao teste comparativos com chuva é so uma representação do extremo que na realidade impossivel tem uma chuva do tipo laminar. novos videos viram.

lucaspogg escreveu: faz um teste com "agua suja" , nao sei ai no rs , mas aqui no pr quando chove é horrivel viajar, os caminhoes saem das estradas de chao cheios de terra e fazem as estradas virarem uns potreiros hehhe
ae complica em sujaria tudo, ja foi um terror a agua que mandei no carro ali rsrsrsrs, esse filtro esqueci de falar ele é "aprova dagua" nao estraga, e quando ensujar é so lavar com agua e ta pronto. teoricamente uma chuva lavaria ele. seria um teste interessante esse boa ideia.

Cleber Brogni escreveu:peguei chuva mas nunca um temporal !!!!Os teste foram muito bons mas agredito eu que você não irá sair em dia de chuva!!!!
vlw Cleber, como advinhou? hehe ja nao saia antes imagina agora. mais como é pra ser funcional em qualquer situaçao é preciso que funcione em qualquer situação. chuva,po,barro,neve,etc. no começo eu tive a mesma ideia que tu fez no teu hatch. eu ia usar a grade do AC que é aberta ali, mais como esse filtro é um P... filtro tem 150mm X 120mm grande mesmo nao entra ali. entao foi la pra baixo pegando o ar frio que é mais denso e acaba facilitando. uma duvida teu filtro nao satura muito rapido? é bem pequeno né
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Sistema Admissao C.A.I

Mensagem não lida por Rafaelo »

MonzaClub20EFICHZ escreveu:Rafaelo, aqui no fórum "chutamos" muito porque não temos fontes de pesquisa, adivinhamos pela lógica baseados em nosso conhecimento, mas quando temos uma documentação oficial do fabricante, não dá para questionar, por favor leia a reportagem interna de divulgação do "novo" sistema de injeção do Monza, que peguei no balcão da concessionária em 91 ou 92.

Por favor leia pelo menos a página 6.

Redisponibilizei o arquivo que havia caído novamente em http://www.baixa.la/arquivo/4696279
cabei de ler onde tu disse, mais como eu ja sabia do que se tratava eu vou voltar a repetir a mesma coisa la em cima. multec 700 nao tem sensor de temperatura do ar admitido. ta bem claro isso, inclusive no mesmo documento dos IN E OUT nao ah mencionamento desse tal sensor fantasma que eles inventaram. tu mesmo disse que nao é sensor lembra? e concordo é uma valvula termica analogica que nem fio tem :D como ela poderia informar a temperatura do ar?

denovo, esse sistema termac é um auxiliar pra ajudar a melhorar a fase fria do motor, apenas isso. ela nao interfere no calculo da ECU justamente por NAO ser um sensor, mesmo dizendo ali, infelizmente ta errado assim como la no CEP. sensor é sensor! precisa ter fio de ligaçao senao nao é um sensor, é simples. eu tenho documento da manunteçao dessa ECU e nenhum momento mensionaram esse tal sensor que sabe a temperatura do ar. teu scanner tem essa variavel? IAT?

vou colocar aqui o trecho do IN-OUT dessa multec do mesmo documento. nao achei o tal sensor fantasma, nao precisamos ficar discutindo uma realidade dessa. a termac é so um recurso mecanico que nao tem ligaçao com ECU.
Imagem

desculpa se estou sendo radical.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
RicardoDS
MODERADOR
Mensagens: 6014
Registrado em: 14 Jan 2007, 13:52
Cidade: CWB
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Sistema Admissao C.A.I

Mensagem não lida por RicardoDS »

Rafelo, reli o tópico todo, o Carlos não afirmou nada referente a sensor de temperatura do ar.
A multec 700 não leva em consideração a temperatura do ar.
Você e o Carlos escreveram a mesma coisa umas 4x, só que com palavras e exemplos diferentes :smt005
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Sistema Admissao C.A.I

Mensagem não lida por Rafaelo »

RicardoDS escreveu:Rafelo, reli o tópico todo, o Carlos não afirmou nada referente a sensor de temperatura do ar.
A multec 700 não leva em consideração a temperatura do ar.
Você e o Carlos escreveram a mesma coisa umas 4x, só que com palavras e exemplos diferentes :smt005
beleza, vamos deixar por encerrado entao hehehe. mais se alguem tinha duvida sobre ja nao tem mais eu espero.

ja deixamos claro oque é o sistema termac e sua funça, nao tem relação com a mudança do comportamento do calculo do pulso, mistura AF/R,avanço. so por isso nao faz sentido instalar um CAI pra ganhar potencia deriva do ar mais 'frio'. e que a multec 700 nao possui sensor de temperatura do ar, obvio.


vou tentar colocar novamente CAI + EFI de forma resumida.
- a instalaçao do sistema CAI nos EFI nao trazem vantagem em relaçao a captaçao de ar mais frio do que o captado pelo original dentro do cofre. parte disso se deve a multec 700 nao possuir sensor de temperatura do AR e nao possuir sonda lambda pra realizar os ajuste automaticamente na questao relação de ar mais denso(frio) e mais combustivel = maior potencia. ja que a mistura fina é regulavel manualmente potenciometro CO(relaçao A/F) e o mesmo nao sabe a temperatura do ar pra poder fazer o calculo correto. por isso nada adiantaria sua instalaçao nesse quesito.

-a vantagem esta no melhoramento do fluxo de ar que o CAI proporciona, quando bem montado e dimensionado.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Sistema Admissao C.A.I

Mensagem não lida por vrsilva »

A GM poderia ter resolvido esse problema, fazendo um módulo aparte que altera o valor da entrada de CO de acordo com uma sonda lambda e temperatura do ar, não precisaria mudar nada no sistema existente, apenas acrescentar um módulo a parte, não sei se seria viável também, mas seria uma solução, talvez não era viável e talvez nem funcione, por isso que não fizeram.
Também pode ter sido por total desinteresse por parte deles, de não quererem atualizar um carro ultrapassado.
Não sei se seria o correto, mas na minha cabecinha pequena de miolo mole, acho que seria possivel um módulo que controlaria o valor do potenciometro de CO, analisando a temperatura e a sonda lambda.
Será Rafaelo?
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Sistema Admissao C.A.I

Mensagem não lida por Rafaelo »

ela fez em partes Vinicius, mais foi depois do monza. foi no corsa EFI ja tinha um sensor desse. inclusive a base é a mesma multec 700 com algumas modificaçoes no sistema de captaçao rotação via hall,sonda lambda basica. mais ainda nao tinha o sensor IAT(intake air temperature). so contava com o CLT + MAP cargaXtemp agua pro calculo da injeçao. acredito eu que o monza taca com seus dias contados e nao fazia mais sentido evoluir, tanto é que catalizador,airbag foi tudo cancelado. nao teve uma evolução parou ali mesmo oque é uma pena. o omega tinha uma ECU bem mais avançada pra epoca do monza. mpfi digital

acho eu que nem precisaria uma expanção(modulo a parte como nos EZK da le jetronic fizeram pela falta do CPU na MainECU), eu nao tenho os dados tecnicos do processador multec 700 nao sei se tinha portas disponiveis nesse CPU pra comportar mais 2 sensores IN, lambda + IAT. capacidade tecnica eu sei que tinha 8bits. IAT+lambda trazem uma economia muito grande especialmente em dias quentes de engarrafamentos que o motor aspira muito ar quente dos outros e do proprio carro, a ECU atrasa o ponto evitando pre igniçao ja que ela deixa a mistura bem pobre,e deixa a mistura pobre evitando o consumo exagerado e desnecessario, ja que ar quente é menos denso e precisa menos combustivel. aqui entra oque discutimos antes. tudo isso é feito automaticamente e somente nesse caso teria um ganho real de ar mais denso.

sem duvida Vinicis, sem duvidas que é possivel fazer um modulo de controle de sonda lambda. eu ate ja imagino como. um PIC sim sempre ele rsrsrsrs, a entrada do sinal mv da sonda, entra no processador e envia devolta pro multec 700 no canal potenciometro. vale lembrar que é relativamente simples isso. se faz um mapa tensao lambda X mistura que sai do motor = saida de sinal pro potenciometro. só nao sei qual a taxa de atualizaçao disso no caso do potenciometro se é rapido ou lento, ate o PIC seria rapido...
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Responder