Sistema Admissao C.A.I

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
MonzaClub20EFICHZ
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Re: Sistema Admissao C.A.I

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Não tem sensor, o termac não é sensor e nunca foi, a temperatura é mantida estável pelo termac, a publicação que postei é da própria GM que define que o controle da temperatura que será utilizado para o sistema Multec 700 é o thermac. Dúvida das publicações oficiais?
RicardoDS
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Re: Sistema Admissao C.A.I

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Rafaelo escreveu:desculpa Carlos nao procede isso que tu fala ta fazendo confusão, o SENSOR térmico do filtro de ar EFI é uma peça analogica do tipo valvula termica abre ou fecha o vacuo conforme esquenta o ar sugado progressivamente ajudando a melhorar a queima na fase fria do motor. agora a ECU nao sabe quantos graus tem o ar admitido, nem fio tem esse sensor ae.
Mas foi isso que o Carlos quis dizer :smt005
O thermac funciona como um estabilizador da temperatura do ar.

Leia novamente :wink:
MonzaClub20EFICHZ escreveu:Mas o EFI sempre usou a temperatura como fixa, daí ter o termac mesmo para gasolina, para "tentar" manter estável o valor da temperatura do ar, então já sabemos que a ECU está "acostumada" a não ter certeza da temperatura do ar, então se deixarmos o motor sobrecarregado de combustível e aumentarmos a densidade do ar teremos sim benefício em potência, não sei quanto, pode ser até quase desprezível.
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lucaspogg
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Re: Sistema Admissao C.A.I

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a espera dos outros testes =) bom trabalho fazendo esse detalhamento pra gente
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Rafaelo
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Re: Sistema Admissao C.A.I

Mensagem não lida por Rafaelo »

MonzaClub20EFICHZ escreveu:Não tem sensor, o termac não é sensor e nunca foi, a temperatura é mantida estável pelo termac, a publicação que postei é da própria GM que define que o controle da temperatura que será utilizado para o sistema Multec 700 é o thermac. Dúvida das publicações oficiais?
nao tenho duvidas sobre isso ja sabia como funciona esse recurso de esquentar o ar na fase fria. apesar que esta errado la no CEP nao concordo chamarem de sensor. sensor é sensor. valvula termica é valvula termica. mais como nao pra levar a serio o CEP deixa queto :wink:

o resto da explicaçao ta abaixo. eu entendi oque tu falou na parte de equalizar a temperatura do ar, mais a real função disso é apenas pra melhorar a emulsificaçao da mistura na fase fria onde tem muita condensaçao dentro do coletor. onde entra o aquecedor de combustivel pra ajudar,alem do aquecedor do coletor(agua). tudo pra melhorar a mistura na fase fria. a aparte de influenciar na ECU nao existe diretamente, influenciaria se tivesse um sensor de verdade IAT, mais nao é o caso.
MonzaClub20EFICHZ escreveu:Rafaelo estás equivocado, o Multec 700 não usa a temperatura da água para saber a temperatura do ar,
quando falei a multec se basea na temperatura da agua, me refiro no calculo do pulso, e nao pra saber a temperatura do ar hehehe. ECU so sabem a temperatura do ar somente com sensor IAT ou MAF,VAF.
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Rafaelo
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Re: Sistema Admissao C.A.I

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RicardoDS escreveu: Mas foi isso que o Carlos quis dizer :smt005
O thermac funciona como um estabilizador da temperatura do ar.
sim, mais nao tem ligaçao nenhuma com a ECU nao interfere diretamente nos valores do calculo, indiretamente sim, ja que melhora a qualidade da emulsificaçao como é o caso do aquecedor do alcool evaporizando o mesmo na fase fria. voltando ao termac, nao altera o AF/R em runtime, nao altera o avanço, e muito menos o comprimento do pulso. é uma peça analogica.... tanto faz se aspirar 0° ou 100° depois de aquecido, essas variaveis nao vao mudar la dentro do calculo serao os mesmo baseados no CLT+MAP(temperatura dagua e carga do motor). na multec o calculo do comprimento do pulso SÓ se basea na temperatura da agua e map, nao tem a temperatura do ar pra refazer seu calculo. nas MPFI digitais como a MS(usa 3 CLT+IAT+MAP) tem um recurso de atraso de avanço toda vez que admiti ar quente(verao+congestionamento= aspiraçao >85°) e isso perde rendimento e aumenta o consumo senao for automaticamente ajustavel em runtime.

pq voces acham que o bico do filtro é dentro do cofre? pq nao utiliza a temperatura do ar admitido. tem o mesmo efeito, assim como no carburador. no mpfi tem CAI de fabrica ja que os sensor MAF e VAF tem sensor de temperatura dentro e o calculo se basea na temp do ar. alem da agua.

o termac foi projetado pra melhora a emulsificaçao da mistura EFI na fase fria que é feita dentro do coletor como no carburador Onthrotlle. depois que aqueceu a mistura no coletor fica vaporizada facilitando a lenta, ja nao é mais a nescessidade desse recurso fechando a porta do ar quente do coletor,mais vai continuar sugando ar quente do cofre. outro motivo CAI nao servir pro EFI é a perda desse recurso de esquentar o ar pra fase fria do motor, os carburador e EFI fazem a emulsificaçao dentro do coletor de admissao e precisam desse recurso pra melhorar a lenta. diferente dos MPFI que a mistura é feita no pe da valvula, por isso que nao existe "aquecedor de ar" e "aquecedor de coletor" a unica utilidade funcional do CAI nos EFI é o melhoramento do fluxo de ar, se é que melhora devido a limitação tecnica do espaço X tbi.

eu intendi a parte que o Carlos falou, desse recurso termac analogico e que a multec tenta equalizar a temperatura do ar mais isso é indiretamente nao interfere na ECU, eu me baseie na primeira citaçao que ele falou com um CAI aumentando a densidade do ar("ar frio") e aumentando o CO, mais como falei la em cima, isso nao funciona na pratica pq a temperatura sempre vai variar e precisa mudar a relaçao AF toda vez que isso ocorre lembrem-se é mecanico a regulagem fina da mistura nao é automatizada, precisaria de um sensor de temperatura do ar + sonda lambada ae sim teria um ganho baseado apenas no "ar frio" em relaçao ao do cofre.

nao vao achar que estou contra a EFI, so estou sendo honesto pra nao gastarem a toa e serem enganados por vendedores.

vlw lucas, vo esperar melhorar o tempo e deixar seco pra melhorar a poeira pra fazer o teste, com essa humidade nao tem um efeito positivo no teste.
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Re: Sistema Admissao C.A.I

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Rafaelo, aqui no fórum "chutamos" muito porque não temos fontes de pesquisa, adivinhamos pela lógica baseados em nosso conhecimento, mas quando temos uma documentação oficial do fabricante, não dá para questionar, por favor leia a reportagem interna de divulgação do "novo" sistema de injeção do Monza, que peguei no balcão da concessionária em 91 ou 92.

Por favor leia pelo menos a página 6.

Redisponibilizei o arquivo que havia caído novamente em http://www.baixa.la/arquivo/4696279
vrsilva
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Re: Sistema Admissao C.A.I

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Rafaelo, mas o ar captado tanto pela "panela EFI e pelo CAI do MPFI original estão no mesmo local, tanto que o bico da panela, acaba numa peça quadrada que é presa no capo, e esta peça capta o ar do mesmo lugar que o CAI do MPFI, ta certo que não é vedado certinho, mas acredito eu que ajuda bastante.
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
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lucaspogg
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Re: Sistema Admissao C.A.I

Mensagem não lida por lucaspogg »

faz um teste com "agua suja" , nao sei ai no rs , mas aqui no pr quando chove é horrivel viajar, os caminhoes saem das estradas de chao cheios de terra e fazem as estradas virarem uns potreiros hehhe
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