Ao contrário do que acreditamos, estas são duas coisas distintas.
A primeira provoca aquele som metálico característico, e se isso acontece é porque a pré-ignição já causou detonação. Assim, o grande problema é que nesse caso há aumento da pressão dentro dos cilindros, mas não só isso há ainda uma grande elevação do calor gerado nessa região e essa temperatura acaba atingindo o ar do coletor de admissão, causando aqueles "estouros".
São dois problemas que afetam o funcionamento do motor e devem ser corrigidos para não comprometer a vida útil do motor e evitar o consumo exagerado, a perda de potência e a emissão, fora do normal, de poluentes na atmosfera.
DETONAÇÃO
O fenômeno da detonação também acontece dentro do cilindro e é muito parecido com o fenômeno da pré-ignição, provocado principalmente pelo combustível adulterado de baixa octanagem fazendo a mistura explodir antes do tempo.
A detonação é causada por essa combustão anormal, ocorrendo de uma vez só, onde o correto é que esta seja controlada e estenda-se por toda a região de queima.
A utilização de combustível de alta octanagem previne a detonação em condições normais, mas em casos em que há divergências mecânicas no conjunto do motor como os já citados pontos de ignição e excesso de temperatura na câmara, por exemplo, de nada adiantará a utilização deste combustivel de alta octanagem.
Só restam nesse caso identificar o motivo da falha e realizar o reparo indicado no veículo.
PONTO DE IGNIÇÃO INTERFERE
Mistura pobre, não homogenia e avanço de ignição muito adiantado também provocam o fenômeno da detonação.
A pré-ignição é um fenômeno causado por vários motivos. Um deles é o surgimento de depósitos de carvão na cabeça do pistão e em algumas partes no interior do cilindro. Quando o motor trabalha por alguns instantes esse carvão incandesce fazendo com que a mistura de ar e combustível exploda fora do terceiro tempo no ciclo do motor.
Esta explosão pode acontecer no segundo tempo quando o pistão sobe, comprimindo a mistura, gerando pressão e aumentando a temperatura dos gases junto com a brasa do carvão fazendo a mistura explodir antes do tempo.
Outros fatores que provocam a pré-ignição são os pontos quentes na câmara de combustão, velas excessivamente quentes, e combustível adulterado gerando muito resíduo de carvão.
Quando este está adiantado excessivamente, o pistão comprime a mistura quando está no ápice de sua temperatura, assim essa ainda se elevará ainda mais, causando a quebra do pistão.
A chamada "batida de pino", em casos em que o proprietário não leva o veículo para ser reparado, pode causar queima da junta do cabeçote e, em casos extremos, a quebra do conjunto pistão e biela.
Oficina Brasil Set.2012
E complementado com http://www.infomotor.com.br/site/2009/03/435/
Abs
waldir
DIFERENÇA ENTRE A PRÉ-IGNIÇÃO E A DETONAÇÃO
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DIFERENÇA ENTRE A PRÉ-IGNIÇÃO E A DETONAÇÃO
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