Dúvida com o marcador de temperatura

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Diego Tubarão
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 48
Registrado em: 04 Set 2011, 13:56
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Dúvida com o marcador de temperatura

Mensagem não lida por Diego Tubarão »

Boa tarde amigos monzeiros.
Estou com uma dúvida em relação ao marcador de temperatura do meu monza hatch 1982.
Quando eu comprei ele o antigo dono falou que o marcador não estava funcionando, mas na verdade era o chicote que não estava conectado no termostato.
Então quando decidi dar uma geral no sistema de arrefecimento do carro acabei resolvendo esse primeiro problema,mas logo em seguida veio outro problema.
A ventoinha do carro parou de funcionar e eu comecei uma cassada sem fim procurando o que havia acontecido, já que eu só tinha tirado a agua suja, limpado o reservatório e colocado agua limpa.
Acabei trocando fusiveis e o cebolão e consegui fazer funcionar de novo, mas ficou um detalhe que não sei se é certo ou não. :smt017
A ventoinha está armando depois do meio do marcador de temperatura. Tentando explicar exatamente onde está armando, considere a escala começando do meio do marcador até o começo da marca vermelha, a ventoinha está armando bem na metade entre os dois. Ou seja quase chegando no vermelho e está desarmando no meio do marcador de temperatura.
Espero não ter confundido a todos. :smt021

A minha dúvida é: esta certo ou errado essa marcação? Pode ser algum problema com o chicote que estava sem uso? :?:
Só para especificar o trabalho que foi feito eu usei o cebolão marcando 93º-87º, não estou usando aditivo, a água está no nível normal e os fusiveis que troquei comprei todos com as especificações do manual.

Já fiz uma pesquisa aqui no forum e não consegui achar uma informação que tirasse minha duvida já que o painel do meu carro é aquele simples e eu achei topicos usando como exemplo o painel mais completo com conta giros. :smt024

Outra duvida que também tenho é a seguinte: Na hora que fui fazer a troca do cebolão não prestei a atenção na posição dos conectores onde eram encaixados.
Quando estava testando para saber se ia acionar a ventoinha o carro chegou perto da escala vermelha e não armou e eu desliguei o carro e decidi inverter os conectores do cebolão. na ora que girei o contato a ventoinha armou na mesma ora e eu fui conferi se não estava invertida a ventilação ou algo do tipo e estava tudo certinho. Então eu liguei o carro e deixei acionar a ventoinha mais 3 vezes para garantir que tudo funcionava normal e aí que apareceu minha 1ª duvida.
A Questão agora é a seguinte: Os conectores do cebolão tem encaixe certo ou tanto faz onde ligar cada um?
Se tem posição correta qual é? :?:

Peço desculpas pelo grande texto e agradeço desde já a ajuda de todos.
Obrigado e bom fim de semana. :smt023
Imagem
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Dúvida com o marcador de temperatura

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

O interruptor de temperatura (cebolão) não tem polaridade. É uma chave e quando acionada será como colocar um jumper de um lado ao outro.

Se o motor estiver funcionado corretamente, junto com seus sensores adequados, o marcador do painel deve chegar até o 1/2 de escala, ligar a ventoinha, descer a próximo de 1/4 de escala e desligar a ventoinha.

Recomendo que meça a temperatura de trabalho do seu Monza antes de trocar qualquer componente, e assim avaliar se o problema é no arrefecimento do motor ou do marcador do painel.

Eu contribui com este fórum enviando um manual de reparações do Monza 83, podendo ser utilizado para modelos de 83 a 86.
Neste manual, na página 36 do pdf ( 6C-02) indica a temperatura de trabalho do interruptor de temperatura, que deve ligar entre 90-93ºC e desligar entre 85-90ºC. A diferença entre ligar e desligar deve ser entre 3-8ºC.

Na página 37 do pdf (6C-03), indica o teste e temperatura de trabalho da válvula termostática.

A VT tem início de abertura entre 83-87ºC para motores gasolina e 93-97 e abertura total entre 93-97ºC para motores álcool, e abertura total aos 97ºC para motores gasolina e 107ºC para motores álcool.


Com termômetro de "mira laser" faça as medições de temperatura e assim terá as conclusões de onde está o problema. Se no motor estiver dentro dos padrões o erro pode estar no sensor de temperatura ou no painel. Sendo no painel é só aferi-lo.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Diego Tubarão
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 48
Registrado em: 04 Set 2011, 13:56
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Dúvida com o marcador de temperatura

Mensagem não lida por Diego Tubarão »

Boa tarde amigos.
Primeiramente gostaria de agradecer ao profº Carlos Freire pelo detalhamento nas explicações.
Bom, falando sobre esse problema que me fez criar esse tópico apareceram novidades a príncipio boas.
Agora a tarde deixei o carro parado por mais ou menos 3 horas e quando fui ligá-lo novamente ele pegou e rapidamente chegou a temperatura normal de trabalho (levando em consideração que é a alcool) e então o ponteiro do marcador de temperatura começou a subir normalmente e para minha surpresa a ventoinha armou no lugar certo (alguns milimetros acima do meio, coisa pouca) e desarmou um pouco antes da metade do marcador. Deixei a ventoinha armar mais uma vez para ter certeza que estava armando na temperatura certa e novamente armou tranquilo. Não sei o que aconteceu mas o bom é que está marcando certo de novo.
Se alguem quiser opinar sobre o ocorrido pode ficar a vontade, mas inicialmente meu problema se resolveu.
Obrigado.
Imagem
Diego Tubarão
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 48
Registrado em: 04 Set 2011, 13:56
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Dúvida com o marcador de temperatura

Mensagem não lida por Diego Tubarão »

Amigo Carlos Freire se não for pedir muito poderia me mandar o link onde você postou esse manual de reparações do monza 83 porque eu já dei uma procurada e não estou conseguindo achar.
Agradeço desde já toda a ajuda.
Obrigado.
Imagem
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Dúvida com o marcador de temperatura

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Diego Tubarão escreveu:Amigo Carlos Freire se não for pedir muito poderia me mandar o link onde você postou esse manual de reparações do monza 83 porque eu já dei uma procurada e não estou conseguindo achar.
Agradeço desde já toda a ajuda.
Obrigado.

Está na seção: manuais, reportagens e especificações técnicas;
Pasta: manuais do Monza para Download;
Título: Manuais de reparações do Monza 82 ~ 86

O link:Manual de reparações Monza 1982~1986 => http://www.4shared.com/file/126527630/7 ... za_82.html

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder