Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por 500EF »

Rafaelo escreveu: tem os dados de ganho efetivos(dinamometro confrontaçao stock X amplificador) no teu cruze? ou ainda nao colocou no rolo pra ver? quando fizer me mostre tá nao esqueça :D quero ver ele sair 144 cv alcool pra 155 cv... e torque 18,9 kgfm (álcool) pra 20 dae ate eu compraria um pra mim. assim justificaria os 600 mangos e nao so pra limpar a camara e dutos pq isso o original faz muito bem tb.
Nunca coloquei nenhum carro em dinamômetro. Ainda mais de rolo... Acho pouco ou nada confiáveis... Muitas perdas envolvidas, muitos fatores de correção...

Vou repetir um "causo" que eu acho que já contei por aqui também...

Não sei se é casado, mas quando a patroa chega a notar algo diferente no carro é porque mudou muuuuuuito. Se bobear, elas andam com pneu vazio e não percebem nada.

Quando meu vectra 2.2 1v ainda era 100% original, coloquei nele o módulo mais fraquinho da CMRacing (o indutivo, que vem embutido no MEG, gerenciador para turbo... Eu sei, ele é aspirado, então só usei a parte da ignição dele... Eu tinha idéia de um dia turbiná-lo e apareceu uma oportunidade de pegar o módulo usado barato aqui na minha região e eu abracei...).

Fiz isso e abri o gap das velas para 1,4mm, isolei tudo e entreguei o carro para a patroa (ela rodava nele... Uso diário, levar menino na escola, etc.).

Quando cheguei em casa perguntei se tinha notado algo diferente no carro e ela disse que estava ficando mais tempo com a mesma marcha. Eu não entendi direito e pedi para explicar. Aí ela disse: Sabe esta subida aqui da rua? Antes eu começava a subir e tinha que puxar a segunda. Mas hoje eu subi de terceira até aqui em cima. O que você fez no carro? Turbinou ele? Você não sossega mesmo, já fuxicou no monza agora vai mexer no meu também? etc. :mrgreen:

Para mim, isso vale mais que qualquer pedaço de papel impresso em dinamentirômetro decalibrado que tem por aí, entendeu? :smt023
eu sei quem ta falando. o pior que nao acreditam que melhoramento da eficiencia termica é uma real situaçao seria a mesma coisa que negar o COP em uma ferrari,lambo,bwm,etc. entao pq motores turbinados tem um ignição aprimorada e motores de alto desempenho ne? hehehe.
Arrisco a dizer que quase todas as reclamações que se vê pela internet com relação à CMRacing começaram com erros de instalação.

Outra parte é de gente que já viu ou leu alguém falando mal e sai repetindo.

Já cansei de discutir em outros fóruns por aí por causa disso.

Aliás, aqui mesmo apareceu um tempos atrás falando que era cmracing era lixo, que a ignição tinha furado o pistão do carro do amigo do amigo... Lembram disso?
estou sabendo agora, jurava que era ae em MG.
Fizeram um encontro / curso com a turma aí da região no ano passado (o zé bob, que é aí de perto também, foi). Se quiser, fico de olho e aviso quando tiver outro.

A galera não tem preconceito com ninguém. Nos encontros aqui em SP, tem dois irmãos que vão com carros com fueltech e são respeitados.
aqui no sul tem muita coisa a respeito fulltreco por exemplo rsrsrsr brincadeira ela faz o papel dela muito bem pra pista. agora pra motor stock original falta comer muito capim
Ah! Arrancada é WOT o tempo todo... Poucos segundos... Não precisa muita coisa para funcionar assim.

Se fosse para circuito, aí já complicava (teve uma copa uns tempos atrás, não lembro se era copa montana, com fueltech + turbo e quebrou tanto carro que cancelaram... lembra disso?).

Um motor mal gerenciado, andando por 30 minutos em WOT, giros sempre acima de 5000 rpm, não termina a corrida... Pelo menos não nas primeiras colocações...
ta mais é como te falei comportamento pode mudar mais e os ganhos onde fica nessa historia? ganhos concreto aumento de torque real,potencia,etc quanto foi o ganho? mudança da faixa isso ja sabia que muda. ganhou ganto 3cv? 30cv? tem que justificar o investimento Eduardo...
Você não chegou a ver este trabalho? Eu postei aqui no fórum na época.

Lembro que ele mediu coisa de 8% de ganho em torque e potência na curva toda.

E tinha coisa para melhorar na instalação dele. Nas fotos do próprio trabalho você vê velas que estavam centelhando de lado (perde muita eficiência assim), por exemplo.
Este mesmo engenheiro já fez outras publicações científicas sobre ignições em teses acadêmicas. O cara sabe do que está falando.
disso eu nao discordo ate pq precisa de um base cientifica no meio senao vira farofada sem conteudo algum e pior sem credibilidade. poder energético melhora traz beneficios mais em situações especificas onde a taxa é muito pesada por exemplo. [/quote]

Eu diria que aí os ganhos são maiores. Mas, mesmo nos originais, ele existe. Foi medido pelo Eng. e eu não tenho dúvida pela minha experiência nos meus carros. Muda muito mesmo.

Na Blazer, primeiro eu fiz o upgrade mecânico (taxa 13:1 + álcool - catalizador). Virou outro carro.

e depois coloquei a ignição (novamente, módulo de turbo comprado de segunda mão, usando somente a ignição mais fraquinha indutiva). Virou outro carro novamente. O treco ficou com torque de caterpilar. Eu saio de quebra-molas em quarta-marcha sem fazer força.

E não pense que a média e alta também não melhoraram. Se antes ela morria aos 4800rpm, agora cresce forte até os 5500rpm.
cade a prova tecnica? quanto foi esse ganho? faça 3 puxada pos ventoinha no dyno teu motor é novo entao os valores vao esta iqual ao original nem precisa desmontar nada é so mandar ve assim mesmo, nem teste de controle precisa. eu no teu lugar fazia isso e queimaria a lingua de muita gente inclusive a minha :lol:
O Cezar da CMRAcing está viajando. Quando chegar vou ver se ele acha as fotos que tirou da medição com osciloscópio da ignição podre original do cruze.

Pode ser moderna, 4 bobinas e tudo, mas em tensão, corrente e tempo, é uma porcaria.

Só isso já explica o ganho nítido que senti...
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
LeandroConstantino
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 296
Registrado em: 02 Abr 2012, 13:11
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por LeandroConstantino »

[quote="500EFVocê sabe que a CMRacing fica aí em POA, não sabe?[/quote]

Ué ele nao é do Rio de Janeiro?! :smt017

Tem cara ai na net dizendo que foi na casa dele e que ele montou e fez e acoteceu e o cara é do Rio de Janeiro... A menos que o cara pegou o carro dele saio de RJ e foi pra RS so pra colocar o amplificador rss...
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por 500EF »

A CMRacing fica em Porto Alegre-RS. :wink:
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
LeandroConstantino
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 296
Registrado em: 02 Abr 2012, 13:11
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por LeandroConstantino »

Entao ta neh rss.

Agora achei ma outra empresa que essa fica aqui em SP chama-se hontrax (tem o link ai em baixo) e o amplificador de ignição dele chama PLASMA FIRE, mandei um email para ele me mandarem alguma especificação e valores, estou no aguardo

http://www.hontrax.com.br/Tutorial-Equipamento.php
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por 500EF »

Não estou dizendo que seja mentira o que você viu. Pode ter acontecido dele ter montado o carro do cara no RJ durante algumas férias. Vai saber... hehehe

Mas ele fica no RS.

Da página www.cmracing.com.br

VENDAS E SUPORTE
Telefones:
Porto Alegre: (51) 9121-9540, (51) 3312-2730
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por Rafaelo »

500EF escreveu:Quando cheguei em casa perguntei se tinha notado algo diferente no carro e ela disse que estava ficando mais tempo com a mesma marcha. Eu não entendi direito e pedi para explicar. Aí ela disse: Sabe esta subida aqui da rua? Antes eu começava a subir e tinha que puxar a segunda. Mas hoje eu subi de terceira até aqui em cima. O que você fez no carro? Turbinou ele? Você não sossega mesmo, já fuxicou no monza agora vai mexer no meu também? etc. :mrgreen:
ok, vamos tirar a parte psicologica do teste. tu nao tinha falado nada pra ela que instalou algo? instalou e perguntou depois? oque ela deve ter sentido foi a mudança da faixa de torque. disso nao tenho duvidas... as minhas duvidas ainda recai no ganho de torque/potencia AUMENTO no instrumento de mediçao dinamometro regulado,lacrado, sem alteraçao.
500EF escreveu:Para mim, isso vale mais que qualquer pedaço de papel impresso em dinamentirômetro decalibrado que tem por aí, entendeu? :smt023
eu nao tiro tua razao disso. mais pra mim nao é isso que prova se a um ganho ou mudança de comportamento no motor. nao da pra exagerar, esse teste desse Eng. pode ter cido flaudulenta tb vai saber, so pro cara passar, ali é facil alterar inclusive com um programa a distancia sem operador de maquina, termos de brasil eu nao confio em ninguem rsrsrsrs. se aparecer mais teste em dinamometro, e mais e mais so dae pra tirar uma base cientifica da comprovação de varias pessoas e de varios carros. na ciencia é assim que funciona. so ver essa particula que descobriram vao precisar de mais testes pra provar sua existencia.
500EF escreveu:Aliás, aqui mesmo apareceu um tempos atrás falando que era cmracing era lixo, que a ignição tinha furado o pistão do carro do amigo do amigo... Lembram disso?
é lembro de algo do tipo faz tempo, nao da pra generalizar, esses exemplo nem sempre sao confiaveis. sera que a mistura tava fraca? sera que tava com muito ponto? esse tipo de coisa eu nem entro em discução pq nao tenho controle da situação. sabe que net é facil virar um cranio ou mentir com muita facilidade. por isso eu ja nem debato mais isso e tento provar eu mesmo quando possivel.

500EF escreveu:Ah! Arrancada é WOT o tempo todo... Poucos segundos... Não precisa muita coisa para funcionar assim.

Se fosse para circuito, aí já complicava (teve uma copa uns tempos atrás, não lembro se era copa montana, com fueltech + turbo e quebrou tanto carro que cancelaram... lembra disso?).

Um motor mal gerenciado, andando por 30 minutos em WOT, giros sempre acima de 5000 rpm, não termina a corrida... Pelo menos não nas primeiras colocações...
sem duvida mal acertado ate uma forte subida aspirado pode dar Plim no motor se o combustivel ou ponto estiver fora do parametro. a FT senao me engano ainda nao colocaram closedloop na lenta poxa isso é basico pra carro original.

pista qualquer IE prog faz seu papel desde que bem programado. a megasquirt como tu ja deve ter lido muitas vezes eu falando e dando varios exemplos ta acima de qualquer outra. da pra instalar desde uma moto serra 2T a um motor formula 1 de 20k rpm. fazer turbo/compressor originais mapeados incluido ate os injetores,pressao,etc. recursos anti poluição, recurso original, todos os tipos de ignição, em fim disney pra nos que gostamos disso hehehe. ja a outras nao sao projetadas pra isso. nao lembro disso. falta de conhecimento é claro que nao era... mais a fueltech tem muita é grife,etiqueta,propaganda etc. nem sonda wideband isso aceita é aparte. a MS da pra por 2 wide band independentes de graça veja a discrepancia de recursos. e tem muito mais que nao vem o caso agora. no meu motor original F20XF a unica coisa nao original dele é TB por cabo de resto to usando todos os sensores e configuração. foi meu melhor investimento sem ela nao faria nada. tu tinha que por no teu monza e arranca tudo isso fora, se mora-se aqui perto faria pra ti. :D

500EF escreveu:Você não chegou a ver este trabalho? Eu postei aqui no fórum na época.
Lembro que ele mediu coisa de 8% de ganho em torque e potência na curva toda.
E tinha coisa para melhorar na instalação dele. Nas fotos do próprio trabalho você vê velas que estavam centelhando de lado (perde muita eficiência assim), por exemplo.
lembro de algo faz tempo manda ae pra eu ver denovo to curioso. ja estamo OFF mesmo hehehe isso foi em stock?

bom eu nao duvido dos teus teste, na blazer melhou mais devido a taxa ser alta e por ser alcool é evidente que a ignição queimou boa parte do alcool de forma homogenia. isso como te falei antes sei que melhora em motores modificados.
500EF escreveu:Pode ser moderna, 4 bobinas e tudo, mas em tensão, corrente e tempo, é uma porcaria. Só isso já explica o ganho nítido que senti...
[/quote]legal adoro ver dados quando consegue me envie beleza? só um papa tudo de conteudo cara que tu nao tem noção :lol:

entao, com uso de IE programavel, se pode deixar a centelha mais aberta queimando muito mais. nao quer dizer que nao preste o sistema do teu cruze foi mal aproveitado ou esse bobina em questao nao vale muita coisa. o Dwell original da bobina dupla original bosch GM é de 3.5ms e 6ms(arranque) padrao ok. essa por ter 4 bobinas ta pra larga 4.5ms sem comprometer o sistema ja que ela tem tempo pra esfriar e recarregar o dwell maior.

ah outra coisa lembro que o Fabio 'the ripper' tinha comentado e eu concordo com ele e com outros, nao podemos esquecer que aumento de avanço traz tb esses beneficios e maleficios quando mal feito dae um dyno pra ajudar no ajuste. mais é aquilo em motor OEM nao tem com fazer né é fechado sem programar etc. entao recai pro amplificador que vai ajudar so basta saber quanto ajudou no teu caso... com a IE prog por exemplo posso montar um mapa mostro de ignição ate o limite e margem de segurança e alterar toda faixa do motor só com isso.

sabe pq o motor vectra 2009-2011 é uma porcaria na gasolina? é a falta de ponto de ignição devido a alta taxa 11.5:1. 11.5:1 com gasolina = quebra. se colocar ponto e uma taxa menor com toda certeza nao teria só 133cv pra um motor dessa eficiencia. flex né porcaria nao é bom em nenhum combustivel
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por 500EF »

O trabalho foi em motor original.

Vou ver se acho... Isso já tem para mais de 5 anos... Era trabalho de graduação dele na época... Agora ele já está em estágio bem mais avançado... :wink:

Bom ter falado em dwell... Sabe o que acontece com ele num sistema capacitivo, né?
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por Rafaelo »

500EF escreveu:Bom ter falado em dwell... Sabe o que acontece com ele num sistema capacitivo, né?
saturaçao? o dwell da bobina tradicional se aumentar(setar) muito aquece demais pq nao da tempo de esfriar especialmente em media,alta rpm.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Trancado