Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por Rafaelo »

LeandroConstantino escreveu:Rafaelo meu sonho é montar esse meu projeto e ele fazer 6km/l no alcool com o carburador rss...
consegue sim fazer isso. ate pq é um motor de monza frex né hehehe porem novo. talvez depois de amaciar fique ate mais economico que isso no carbura,entao caprixe na retifica do cabeçote,e acerto final.
LeandroConstantino escreveu:Agora vou te fazer umas perguntinhas, como eu identifico ou melhor qual a diferença visual do carburador 2E gasolina para o alcool?
assim como o Ricardo, eu sou meio leigo em carburador, me parece que os alcool sao niquelados só por isso ja da pra saber, numeração dos gigles tambem. pode reformar teu carbura pra um alcool sem problemas. ou comprar um ja reformado alcool.
LeandroConstantino escreveu:Como eu vou usar o bloco do N20XF + cabeçote 2.0 original monza rebaixado como posso medir a taxa de compressão para saber que esta em 15:1?
precisamos saber qual o volume ml da camara atual do teu cabeçote primeiramente, so depois se faz um calculo(uma taxa é determinada por exemplo 14:1 e verificamos quando precisa remover de material do cabeçote). vou passar os dados desse bloco flex que tenho aqui medido.
junta esmagada + deck positivo = 3,5ml
camara atual do teu cabeçote = ???

falta esse dado ou o STD se alguem tiver fale pra nos fazer uma projeção de quanto material tem que tirar pra atingir uma taxa alvo....
LeandroConstantino escreveu: ou melhor qual o limiti tolerado para que fique na casa dos 15:1 e ainda tenha uma gordurinha para caso de ter que plainar em uma futura e possivel manutenção?
15:1 acho muito exagerado, deixa em max 14:1. entao como falei ali nao sabemos ate fazer o calculo e pra isso falta um valor.

LeandroConstantino escreveu: O 500EF me indicou a CMRacing para melhorar a ignição, queria saber uma BBB (bom. bonito e barato) pois oque eu andei pesquisando na net a fama da CMRacing nao é boa.
isso eu nem me meto pq nunca testei esse equipamento, tb ja ouvir falar mal da qualidade porem como disse fico neutro. só um detalhe, vai gastar +- 550,00 senao me engano o valor do modulo, ele so funciona pra distribuidor. se um dia for colocar IE centelha perdida ele nao vai te servir, eu so compraria se relamente for usar taxa cascuda como >13,8:1 dae vale apena o investimento. depois pode vender tb né
quando atualizar pra IE
LeandroConstantino escreveu: Ah ja ia esquecendo li alguma coisa tambem em relação de almenta o tamanha das valvulas de 40mm para 43mm isso é bom, ruim almenta muito consumo em relação a ganhos de potecia se tiver?
dica? nem mexe nisso. comando original, coletor original, carburador 2E nao vai fazer efeito algum. faça taxa + alcool + 4X1 de qualidade + ignição + polia pra dar um gas a mais em alta e vai tar um baita motor sem comprometer o consumo.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por 500EF »

Rafaelo escreveu: o meu omega 3.0 com 165cv faz exato 6.5km/l
Aproveitando a deixa, você que tem um 3.0, conhece algum projeto com este motor para aumentar bem a taxa?

Estive olhando umas fotos dele aberto na internet e vi que é meio complicado tirar material do cabeçote e o pistão já é bem plano (com cavas para as válvulas apenas) e faceiam o bloco em PMS...


Quanto à CMRacing, pode reparar que os depoimentos que tem por aí, a maioria é de gente que ouviu falar. Outros são de gente que encrencou com o dono da CMRacing.

Mas, quem tem e usa o produto no carro só tem elogio.

Eu não colocaria no meu cruze 0 km se não pensasse assim... hehehe

Quanto a preço, tem a opção e pegar um usado (sempre tem gente vendendo e comprando nos classificados do fórum CMRacing) e se amanhã ou depois mudar o sistema de ignição do carro, passar por praticamente o mesmo valor que pagou...

O módulo que está na minha Blazer foi comprado usado e o que ficava no meu ex-vectra 2.2 16v também. O do monza e os do cruze foram comprados novos. :smt023
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por Rafaelo »

500EF escreveu:Aproveitando a deixa, você que tem um 3.0, conhece algum projeto com este motor para aumentar bem a taxa?
Estive olhando umas fotos dele aberto na internet e vi que é meio complicado tirar material do cabeçote e o pistão já é bem plano (com cavas para as válvulas apenas) e faceiam o bloco em PMS...
pior que nao, ate pq nunca tive curiosidade de ir atras de informaçao pra atualizar esse motor, eu sei de gente que ja fatiou pra andar no alcool e nao era muita taxa nao... acho que mal chegou a 12:1 e faz tempo isso. o cabeçote tem as valvula meio que angular dae é pistao cavado. porem tem uma saida pra pegar taxas monstro que é usado pra comandos de lift elevado ou taxas forte e nas valvulas do omega 3.0 tem material de sobra pra isso. é rebaixar as cabeça de valvula. no meu antigo cabeçote injetado fase 2, fiz um trabalho de rebaixamento ate 1mm tranquilo muito lonje do assentamento. no omega 3.0 daria tb pelo que vi tem muito mais material pra remover.

é sim, cabeçote bem curto a altura dele.

500EF escreveu:Quanto à CMRacing, pode reparar que os depoimentos que tem por aí, a maioria é de gente que ouviu falar. Outros são de gente que encrencou com o dono da CMRacing.

Mas, quem tem e usa o produto no carro só tem elogio.
sim disso eu nao tenho duvidas, mais isso nao é uma exclusivade dessa marca qualquer amplificador faz a mesma farofada hehehe. problema que 1000,00 das concorrente ou ate mesmo essa Cmrancing 500 mango ne? pra aumentar a tensao na vela em motor Stock é mesma coisa que rasgar dinheiro. centelha mais forte so funciona pra valer em motor com mistura dinamica alterada(sobrealimentados) ou aspirado violentos com mistura muito densa. dae e aquela historia da eficiencia termica que se perde... "potencia oculta". eu vi aquela foto do equipamento aberto e nao gostei do que vi engenharia e normas tecnico era zero. mais como falei antes nem me meto nisso pq sei que funciona amplificaçao ou melhoramento na eficiencia eletrica da centelha. se pegar a MS2 que tem recursos pra fazer COP ignition, o custo disso é de +- 500,00 sao 4 bobinas diretas + 4 plugs eletricos + 4 kits ignition bosch de alta tensao. dae o bagulho é xarope a amperagem é bem mais encorpada e a centelha bem gordinha no ajuste dwell. mais tb serve do mesmo... em motor stock so vai servir pra alterar a faixa de torque, diminuir poluição.

curiosidade minha existe esse modulo pra centelha perdida original bosch?
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por 500EF »

Rafaelo escreveu: pra aumentar a tensao na vela em motor Stock é mesma coisa que rasgar dinheiro. centelha mais forte so funciona pra valer em motor com mistura dinamica alterada(sobrealimentados) ou aspirado violentos com mistura muito densa. dae e aquela historia da eficiencia termica que se perde
Sem entrar muito nas questões técnicas, posso garantir que fez muita diferença em todos os motores em que já usei. Desde o meu monza com sistema arcaico por distribuidor, até o GM mais moderno que temos fabricado no país hoje, cruze, com suas 4 bobinas individuais.

Até visualmente é nítido o quanto ela melhora a queima. Quando você abre um motor original, sempre acha carvão. Quando abre um motor que usa CMPlus, vÊ tudo limpo. As velas saem limpas, o cano de descarga fica limpo...

Não é apenas a tensão que aumenta. Vários outros fatores como corrente, tempo de queima, início mais rápido pela descarga capacitiva, possibilidade de usar gap maior nas velas, velas diretas, etc. Tudo isso contribui na redução de falhas, aumento na velocidade de propagação e por aí vai...
curiosidade minha existe esse modulo pra centelha perdida original bosch?
Ainda não pintou nenhum carro (ou moto) que ele não faça um módulo.

Quando é carro novo, ainda não documentado, como era o meu recém lançado cruze no final do ano passado, ele prefere medir e desenvolve um módulo específico.

Este sistema é de que carro original?
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por Rafaelo »

Eduardo eu sou tecnico e setico como ja deve ter percebido nesses anos e nao é so aqui nessa area é em tudo sou do estilo chato dificil de dobrar mesmo hehehe pra me convencerem é complicado. gosto de testar pessoalmente(ja quebrei algumas lendas Nets e urbanas por ae, devido oque testei e comprovei pessoalmente sera sim ou nao) a comprovaçao tem que vim tecnicamente falando.

No dia que aparecer um teste fora dessa empresa que seja feito por 3º e for feito 3X passado no dyno com o sistema original e depois 3X passado no dyno com o dispositivo em um motor Stock e me mostrarem por video,papel que existe um ganho de verdade em torque e potencia que justicaria gastar mais de 600,00 entre o aparelho e MO. eu venho aqui e digo olha! vale apena... ainda nao vi nenhum teste tecnico só achismo,teste com ele ja montado,1 teste só, testado pela empresa. nada muito confiante e conclusivo.

volto a falar, oque falei antes em motor stock eu tenho certeza que nao a um ganho e sim uma mudança no comportamento do motor e tu sabe disso. se colocar um polia regulavel vai ter um efeito muito parecido. aumento de torque é algo muito dificil de se conseguir senao aumentar a cilindrada.combutivel,etc.

Eduardo o COP(coin on plug) traduzindo bobina direto na vela. faz a mesma coisa que tu falou ae e mellhor ainda nao a perde energetica no caminho pq nao tem cabo de velas, as velas tem que ter um GAP bem aberto,e a duração da faisca(tempo de queima se faz no Dwell) tambem se torna maior tb. uma descança e a outra assume o posto do cilindro vizinho mais eficiente em alta rpm. é utilizaado em carros de alto desempenho, é padrao hoje em dia nesses carros. carro nacional marea turbo http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -turbo-_JM

mais turbos original
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... t-nova-_JM
mecedes
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 4-nova-_JM
volvo turbo
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 604001-_JM
bmw
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 504004-_JM
captiva
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -v6-36-_JM

ate o cruze tem
http://portuguese.alibaba.com/product-g ... 43293.html
teria mais exemplos ja deu pra ver o beneficio de sobra de um COP. a eficiencia termica e eletrica é muito maior que por cabos.

muito adotado em motor turbo! como expliquei acima é pra melhorar a taxa dinamica ae sim ganhando a potencia e torque escondidos que seria perdido... agora motor stock(original) aspirado ainda tenho minhas duvidas. la fora eu sei que varios modelos usam desde mercedes a outros turbo principalmente.

agora COP sequencial mais amplificador deve ser muito poderoso porem só vai ter ganho de verdade em motor com taxa elevada, ou mistura muito densa. motor stock aspirado é mais beneficio de limpeza de camara,anti poluição,facilitaçao dias frios,entre outros.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
LeandroConstantino
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 296
Registrado em: 02 Abr 2012, 13:11
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por LeandroConstantino »

Rafaelo essa sistema COP que vc citou ai é para carros com IE prog neh, ja nao funcionaria em um sistema com carburador ou E.F.I
Vendo assim no meu caso que vou ter um motor "original" porem taxado teria que partir para esses amplificadores?!
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por 500EF »

Rafaelo escreveu:Eduardo eu sou tecnico e setico como ja deve ter percebido nesses anos e nao é so aqui nessa area é em tudo sou do estilo chato dificil de dobrar mesmo hehehe pra me convencerem é complicado. gosto de testar pessoalmente(ja quebrei algumas lendas Nets e urbanas por ae, devido oque testei e comprovei pessoalmente sera sim ou nao) a comprovaçao tem que vim tecnicamente falando.
Já que não acredita em mim, nem nos trabalhos divulgados, só lhe resta tirar o escorpião do bolso e pagar para ver, não acha? rsrsrs

Só não pode instalar de qualquer jeito, não isolar direito os cabos e velas e fazer coro com a turma que fica de mi-mi-mi na internet, que fica falando mal das coisas, sendo que não seguiram o manual de instalação.

Você sabe que a CMRacing fica aí em POA, não sabe?

E sabe que se quiser ir lá no laboratório do cara para ele medir os sistemas na sua frente, inclusive no seu carro, se preferir, ele faz de graça... É só marcar. :smt023
No dia que aparecer um teste fora dessa empresa que seja feito por 3º e for feito 3X passado no dyno com o sistema original e depois 3X passado no dyno com o dispositivo em um motor Stock e me mostrarem por video,papel que existe um ganho de verdade em torque e potencia que justicaria gastar mais de 600,00 entre o aparelho e MO. eu venho aqui e digo olha! vale apena... ainda nao vi nenhum teste tecnico só achismo,teste com ele ja montado,1 teste só, testado pela empresa. nada muito confiante e conclusivo.

volto a falar, oque falei antes em motor stock eu tenho certeza que nao a um ganho e sim uma mudança no comportamento do motor e tu sabe disso. se colocar um polia regulavel vai ter um efeito muito parecido. aumento de torque é algo muito dificil de se conseguir senao aumentar a cilindrada.combutivel,etc.
Mas isso já foi feito há anos. O Eng. Bruno Goulart, a quem eu conheço pessoalmente e que não tem nenhum outro tipo de vínculo com a empresa CMRacing além de ser consumidor, cético e técnico, colocou um motor original num dinamômetro de bancada e passou mais do que as 3 vezes que você pediu e mediu aumento de torque, potência e redução de consumo significativas.

E os ganhos são na curva TODA... Baixa, média e alta rotações. Não é localizado, nem deslocamento de curva, como você erradamente pensa...

Este mesmo engenheiro já fez outras publicações científicas sobre ignições em teses acadêmicas. O cara sabe do que está falando.
Eduardo o COP(coin on plug) traduzindo bobina direto na vela. faz a mesma coisa que tu falou ae e mellhor ainda nao a perde energetica no caminho pq nao tem cabo de velas, as velas tem que ter um GAP bem aberto,e a duração da faisca(tempo de queima se faz no Dwell) tambem se torna maior tb. uma descança e a outra assume o posto do cilindro vizinho mais eficiente em alta rpm. é utilizaado em carros de alto desempenho, é padrao hoje em dia nesses carros. carro nacional marea turbo http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -turbo-_JM

mais turbos original
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... t-nova-_JM
mecedes
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 4-nova-_JM
volvo turbo
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 604001-_JM
bmw
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 504004-_JM
captiva
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -v6-36-_JM

ate o cruze tem
http://portuguese.alibaba.com/product-g ... 43293.html
teria mais exemplos ja deu pra ver o beneficio de sobra de um COP. a eficiencia termica e eletrica é muito maior que por cabos.

muito adotado em motor turbo! como expliquei acima é pra melhorar a taxa dinamica ae sim ganhando a potencia e torque escondidos que seria perdido... agora motor stock(original) aspirado ainda tenho minhas duvidas. la fora eu sei que varios modelos usam desde mercedes a outros turbo principalmente.

agora COP sequencial mais amplificador deve ser muito poderoso porem só vai ter ganho de verdade em motor com taxa elevada, ou mistura muito densa. motor stock aspirado é mais beneficio de limpeza de camara,anti poluição,facilitaçao dias frios,entre outros.
Pois o cruze tem uma taxa ridícula de 10,5:1 e teve ganhos... E agora??? :smt017
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor de Vectra Elite 2.4 16v no Monza Cabe???

Mensagem não lida por Rafaelo »

500EF escreveu:Já que não acredita em mim, nem nos trabalhos divulgados, só lhe resta tirar o escorpião do bolso e pagar para ver, não acha? rsrsrs
nao que nao creio no que tu fala, mais é como te falei preciso de dados tecnico e nao bundometro intende... certeza se tivesse um dyno na oficina compraria pra cabar de vez com essa duvida nao de min mas de todos em motores stock pq mexidos é certeza que melhora especialmente os sobrealimentos como teu monza. minha duvida so recai nos stock de fabrica apenas isso.

tem os dados de ganho efetivos(dinamometro confrontaçao stock X amplificador) no teu cruze? ou ainda nao colocou no rolo pra ver? quando fizer me mostre tá nao esqueça :D quero ver ele sair 144 cv alcool pra 155 cv... e torque 18,9 kgfm (álcool) pra 20 dae ate eu compraria um pra mim. assim justificaria os 600 mangos e nao so pra limpar a camara e dutos pq isso o original faz muito bem tb.
500EF escreveu:Só não pode instalar de qualquer jeito, não isolar direito os cabos e velas e fazer coro com a turma que fica de mi-mi-mi na internet, que fica falando mal das coisas, sendo que não seguiram o manual de instalação.
eu sei quem ta falando. o pior que nao acreditam que melhoramento da eficiencia termica é uma real situaçao seria a mesma coisa que negar o COP em uma ferrari,lambo,bwm,etc. entao pq motores turbinados tem um ignição aprimorada e motores de alto desempenho ne? hehehe.
500EF escreveu:Você sabe que a CMRacing fica aí em POA, não sabe?
estou sabendo agora, jurava que era ae em MG. aqui no sul tem muita coisa a respeito fulltreco por exemplo rsrsrsr brincadeira ela faz o papel dela muito bem pra pista. agora pra motor stock original falta comer muito capim



500EF escreveu:Mas isso já foi feito há anos. O Eng. Bruno Goulart, a quem eu conheço pessoalmente e que não tem nenhum outro tipo de vínculo com a empresa CMRacing além de ser consumidor, cético e técnico, colocou um motor original num dinamômetro de bancada e passou mais do que as 3 vezes que você pediu e mediu aumento de torque, potência e redução de consumo significativas.

E os ganhos são na curva TODA... Baixa, média e alta rotações. Não é localizado, nem deslocamento de curva, como você erradamente pensa...
ta mais é como te falei comportamento pode mudar mais e os ganhos onde fica nessa historia? ganhos concreto aumento de torque real,potencia,etc quanto foi o ganho? mudança da faixa isso ja sabia que muda. ganhou ganto 3cv? 30cv? tem que justificar o investimento Eduardo...
500EF escreveu:Este mesmo engenheiro já fez outras publicações científicas sobre ignições em teses acadêmicas. O cara sabe do que está falando.
disso eu nao discordo ate pq precisa de um base cientifica no meio senao vira farofada sem conteudo algum e pior sem credibilidade. poder energético melhora traz beneficios mais em situações especificas onde a taxa é muito pesada por exemplo.
500EF escreveu:Pois o cruze tem uma taxa ridícula de 10,5:1 e teve ganhos... E agora??? :smt017
cade a prova tecnica? quanto foi esse ganho? faça 3 puxada pos ventoinha no dyno teu motor é novo entao os valores vao esta iqual ao original nem precisa desmontar nada é so mandar ve assim mesmo, nem teste de controle precisa. eu no teu lugar fazia isso e queimaria a lingua de muita gente inclusive a minha :lol:
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Trancado